A Furna do Enxofre (Gruta de Enxofre) é uma caverna localizada no Sudeste da ilha da Graciosa, Açores, Portugal. O seu acesso é feito a partir de um túnel de 200 metros que atravessa a cratera.
No seu interior encontrará um lugar idílico que, ao contrário do restante da ilha, é completamente coberto por vegetação composta principalmente de cedros, pinheiros, acácias, carvalhos, eucaliptos, incenso e louro. É um dos recursos naturais mais impressionantes de todo o arquipélago.
Também neste lugar fantástico, coberto por uma vegetação exuberante, encontrará uma torre em pedra, com silhares em forma de farol, cujas escadas húmidas dão acesso para descer às entranhas do vulcão; inevitavelmente acompanhado por um cheiro de enxofre, esta combinação dá a ideia de uma descida ao inferno.
Mas não se preocupe, pois o nível de enxofre é permanentemente medido por uma série de dispositivos que accionam um alarme caso este exceda o mínimo admitido.
Assim que se encontre no seu interior, encontrará uma grande ambiência e um lago alimentado no Inverno por uma cascata, proveniente da água das chuvas.
A cúpula dispõe uma aparência de corais rochosos e com formações de blocos cúbicos, destacados pela luz, alcançando 130 metros de diâmetro e 80 metros de altura. Alguns especialistas afirmam que esta é a maior caverna vulcânica no mundo.
Existe um percurso definido para caminhadas com cerca de 5 km, que atravessa as orlas floridas da cratera, sendo facilmente percorrido em 1 hora e meia. O percurso tem início à direita da estrada em direcção a Sudeste, até alcançar os 402 metros de altitude, sendo este o ponto mais alto da Caldeira.
A partir daqui poderá contemplar sublimes panorâmicas das termas de Carapacho, Ponta da Restinga e Ilhéu de Baixo em primeiro plano; ainda as ilhas de São Jorge, Pico, Faial e Terceira no fundo.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal