Santa Cruz da Graciosa é uma elegante vila em branco, capital da ilha Graciosa do arquipélago dos Açores, Portugal.
Localiza-se no nordeste da ilha, junto a um antigo vulcão.
Esta localidade dispõe os prédios mais solenes, assim como a igreja e um número de moradias com varandas em ferro, que se distribuem em harmonia à roda um amplo centro com duas lagoas, antigamente utilizadas como reserva de água para o gado e habitantes locais. Aqui a igreja barroca, o Museu da Graciosa (Etnográfico), e o centro cultural reservam surpresas através das quais poderá descobrir o passado e a actualidade desta sublime vila.
Esta vila deverá ser explorada a pé, tendo em consideração que os seus locais mais interessantes localizam-se ao redor da praça central, conhecida como Rossio. Vale a pena admirar a câmara municipal com as suas varandas de ferro forjado. Um pouco mais a Sul encontra-se um sino isolado, pois a igreja e o convento franciscano que o acompanhavam foram demolidos no século XX.
Os arredores do Rossio são compostos por ruas repletas de mansões que relembram o esplendor que a ilha detinha durante os tempos prósperos da viticultura.
Apenas alguns passos a Este encontrará duas igrejas monumentais: a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Cruz (dos séculos XVI e XVIII).
Merece a pena dedicar algum tempo para visitar o Museu Etnográfico da Graciosa, localizado na Rua das Flores.
Também se destaca o centro cultural, localizado próximo do largo do Barão de Guadalupe; um moderno auditório que funciona como teatro e cinema.
Na entrada da povoação observará a Cruz de São Sebastião, do século XVI, procedente de Guimarães.
Relativamente mais longe do centro da cidade encontra-se o Monte de Nossa Senhora da Ajuda, que também funciona como miradouro e oferece uma excelente vista panorâmica de Santa Cruz e da parte norte da ilha.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal