Sete Cidades é uma das jóias do arquipélago dos Açores. Este lugar magnífico, localizada aos margens do Lago Azul, no fundo de uma cratera vulcânica da Ilha de São Miguel, é um dos pontos essenciais de visita para descobrir as lagoas formadas neste antigo vulcão.
Sete Cidades é um dos poucos núcleos que ainda conservam a arquitetura tradicional. Todas as casas são de pedra exposta e telhado de duas águas, e estão preparados para resistir os terremotos que agitan periodicamente esta área. A maioria possui um jardim, e muitos deles têm um pomar e um hórreo ou palheiro.
A vida aqui, apesar dos muitos viajantes que vêm e vão, é plácido, e o turismo não chegou a alterar o meio rural.
Um pouco mais longe fica a cratera e duas lagoas (Lagoa Verde e Lagoa Azul). Uma lenda as considera como um produto de lágrimas de dois amantes, uma princesa e um pastor, que foram forçados a separar-se para é sempre.
A Lagoa Verde possui 1.400 metros de circunferência, 750 metros de largura, um perímetro de 4 quilômetros e uma área de 905.064 m2. A partir daí, uma trilha de terra se estende até uma área de lazer arborizada a partir da qual começa um caminho para pedestres que faz um retorno completo à lagoa. Demora cerca de 45 minutos para completar o passeio completo.
O Lago Azul é muito maior, pois possui um perímetro de 8,5 quilômetros, 2.400 metros de largura e uma extensão de 3.917.764 m2.
A partir da ponte você vai encontrar uma estrada de terra passando carros para chegar à área residencial de Cerrado das Freiras, que logo se torna uma maneira você pode fazer uma pista de caminhada para chegar a uma das saliências eles quebram a circularidade do lago.
Perto de 2 km dos lagos, e passando por um caminho marcado, chega ao miradouro sobre a Lagoa de Santiago, um lago situado numa cratera circular profunda e rodeado por florestas exuberantes de laurissilva e criptas. Há um trilho estreito e íngreme que desce pela floresta até a margem do lago. A duração do trilho é de aproximadamente 35 minutos de ida e volta.
A partir daqui, um caminho leva ao Cerrado Mirador Das Freiras, que também oferece excelentes vistas sobre o Lago Azul.
Lagoa Rasa é outro pequeno lago circular, cujo acesso é um pouco mais complicado.
Existem várias lendas sobre o nome. Um deles conta que uma erupção fez desaparecer sete grandes populações para evitar a ganância dos marinheiros que vieram em busca de riqueza.
Uma coisa que podemos afirmar com certeza é que o melhor lugar para descobrir esta maravilha dos Açores é o Miradouro da Vista do Rei, o miradouro mais famoso da ilha. A partir dele você pode ver as lagoas verdes e azuis, com a ponte que as separa desde 1958, e toda a caldeira que os acolhe.
Nas imediações são também outros pequenos lagos, tais como Lagoa Canário, que é acedido através de uma porta de metal (visitas de 08:30 a 16:00 aos sábados e domingos 10:00-19:00 Maio Setembro). O local também abriga uma área de piquenique e o Miradouro Grota do Inferno, que oferece vistas das lagoas maiores. Outras pequenas lagoas que você pode visitar na área são o Aqueduto das Nove Janelas, a Lagoa do Pau Piqué e as Lagoas Empadadas.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal