Peniche é uma cidade que conseguiu domar o mar à sua mercê como nenhuma outra. As outras costas de Portugal, e mesmo do mundo, vêem esta zona em particular com inveja e espanto, pois a cultura que se formou em torno destas águas é digna de admiração.
Devido ao design particular que a natureza lhe deu, Peniche tem todas as ferramentas para que os cidadãos e visitantes possam tirar o melhor proveito da sua estada. Graças aos terrenos peninsulares situados entre Cabo Carvoeiro e Cabo da Roca, Peniche nunca tem um vento desfavorável, elemento que os cidadãos sabem usar à vontade há séculos. Desde o Paleolítico onde o povo tirava partido da proteção natural, ou desde a época romana onde era utilizada para agricultura e pesca, e ainda hoje onde diversas ferramentas modernas trouxeram diversão e abundância, Peniche e a natureza jogam do lado do homem.
Rica tanto em cultura como em beleza, há um encanto em cada esquina esperando para ser descoberto. Deixe-se deslumbrar pelas belas praias como Praia do Baleal e Praia do Medão que nem o sol consegue ofuscar a sua beleza. Saboreie a gastronomia baseada na agricultura e na pesca que é tão saborosa quanto nutritiva. Junte-se à cultura do surf que Peniche tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, sendo conhecida como a capital do surf em Portugal.
Índice
Peniche é uma zona que devido à beleza natural, atrai pessoas há milhões de gerações, o que a torna numa jóia histórica e natural. Com uma história que se estende desde o Paleolítico até aos nossos dias, com inúmeras civilizações a deixarem a sua marca, viajar até Peniche é uma batalha constante entre a mãe natureza e o homem para ver quem mais consegue surpreender os visitantes.
Descubra as maravilhas da natureza que o litoral da cidade pode oferecer. Sinta-se no fim do mundo visitando a ponta da península no Cabo Carvoeiro e Cabo da Roca, duas pontas que oferecem lindas falésias com vistas espetaculares de onde é possível avistar os pássaros num espetáculo marinho. Se preferir fazer parte do espetáculo, visite a Reserva Natural das Ilhas Berlengas, um arquipélago constituído pelas ilhas da Berlenga, Estelas e Farilhões, onde a flora, a fauna e a paisagem paradisíaca voltam a ser um com a natureza. Esta zona também é rica em história e espírito, pois antigamente existia um mosteiro da ordem de São Jerónimo cujos vestígios ainda podem ser avistados. Aventure-se a explorar os mistérios que guardam estas ilhas.
Percorrer os monumentos de Peniche é equilibrar-se numa linha do tempo, sendo cada passo uma época diferente. Mergulhe nas profundezas da Gruta da Furninha, uma gruta que data do Paleolítico onde foram encontrados vários utensílios de caça que lhe irão transportar a uma época selvagem. Admire a dedicação ao trabalho que os habitantes de Peniche sempre tiveram em mente no Centro Alfarero, uma complexa produção cerâmica da época romana, com artesanato tão útil como estético.
Peniche é também uma cidade que sabe quando mudar de vela, por isso mudou a utilização de vários monumentos e nunca tirou a magia do Baleal. Um caso como este pode ser observado com uma visita ao Forte de São João Batista, que já foi uma fortaleza anti-piratas, e hoje é uma pousada que lhe dá a possibilidade de viver como corsário num ambiente medieval inesquecível. Outro caso semelhante é a Praça-Forte de Peniche, uma fortaleza que na época era conhecida como Castelo da Vila, que se tornou prisão durante o século XX. Ali estiveram lutadores políticos populares como Álvaro Cunhal, sendo hoje um museu onde se sente a história com orgulho. Além disso, permite-lhe que faça parte da história, pois também inclui uma pousada para os interessados neste símbolo cultural.
Aqui parece que Deus e o homem fizeram um pacto em Peniche com as belas capelas e igrejas. Edifícios de grande valor histórico e iconográfico como a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Pedro, colocam a vida dos santos numa nova perspetiva, com histórias comoventes para onde quer que olhemos. Visite lendas vivas como a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, outrora uma gruta onde foram encontradas imagens de Nossa Senhora, e onde 4 séculos mais tarde foi criada a capela para homenagear estas descobertas.
Peniche é uma cidade onde, se não remar, não consegue ir na onda. Sentirá o chamamento para a aventura desde o momento em que colocar os pés nas ruas. Tudo, desde o clima às pessoas, vai motivá-lo a mover o corpo na direção do vento e vivenciar as atividades que ele pode oferecer.
A localização peninsular das costas torna as ondas sempre perfeitas para o surf. Os ventos e ressacas das marés geram um fenómeno conhecido como super tubos, o que delicia os espetadores e os intrépidos dispostos a desafiá-los. Os iniciantes também podem ter experiências incríveis, com os melhores instrutores que o mundo tem a oferecer e vento que sempre a favor.
O surf não é a única atividade que permite descobrir o mar, o mergulho em Peniche permite-lhe conhecer os segredos mais profundos. A bela fauna e flora marinha da região fascinam os especialistas há gerações, pois é tão diversa que em cada gota d'água há uma nova descoberta. Existem muitos centros de mergulho em peniche que lhe permitem descobrir as maravilhas que esconde, por isso mergulhe nesta experiência.
A Mãe Natureza fez questão de que as profundezas do mar não ficassem com toda a beleza, também adornando o mar com jóias de pedras. O passeio de barco pelas grutas da ilha da Berlenga é uma excelente oportunidade para apreciar esta beleza natural. Este passeio percorre a gruta da ilha ao passar por rochas com formas tão marcadas que no céu parecem nuvens, como a Rocha da Baleia ou a Tromba do Elefante. Se interessa-se pela beleza de formas como estas, aproveite o seu tempo e faça uma viagem às Grutas de Mira de Aire, um incrível complexo onde as mais belas rochas lhe envolvem por 4 km.
Outra maravilha de Peniche é a localização geográfica que tem permitido se tornar num ponto central para muitos passeios. Se tem fome de história, a cidade tem por perto localidades como Óbidos e Coímbra, locais que lhe transportarão aos tempos medievais onde poderá viver as aventuras mais loucas num ambiente que irá cativar qualquer cavaleiro. Os amantes da modernidade e da maravilha que ela oferece na simplicidade podem fazer viagens a Lisboa ou Vila Nova de Gaia, onde o conforto e eficiência da estrutura é um sonho tornado realidade. Até os amantes de surf podem tirar ainda mais proveito de Peniche indo para Nazaré ou para Costa da Caparica, onde as ondas continuam a atrair os surfistas mais ousados a desafiar os seus limites. E a uma hora de distância não pode deixar de visitar magníficas misturas de história e religião como o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça, duas gloriosas comemorações da fé após as vitórias portuguesas contra os espanhóis e os árabes, respetivamente.
O nome de “capital do surf em Portugal” não é para ser subestimado. Com uma concorrência tão forte como Nazaré e Costa da Caparica, Peniche continua a ser a campeã com esse título graças às belas praias e clima incrível.
Uma das praias mais populares e conhecidas mundialmente é a Praia do Medão ou Supertubos. Sede da WSL - World Surf League e de muitos campeonatos como o MEO Rip Curl Pro, a praia apresenta ondas tubulares de 3 metros de altura que encantam surfistas e fotógrafos há gerações. Quem não é adepto do surf pode ainda desfrutar da areia fina da praia, do sol e das milhares de instalações para pesca desportiva e animação noturna.
Peniche tem também outras praias com entretenimento para toda a família. Costas como as praias da Gambôa e Baleal, têm fina areia branca perfeita para buracos até à China, castelos de reis ou mesmo esculturas de museu. Este par de praias oferece as condições ideais para o surf, windsurf, bodyboard e muito mais. A praia do Baleal é particularmente interessante pelo formato de costa dupla, quer olhe para trás ou para a frente esta praia tem o mar na ponta dos dedos, não importa se as ondas pioram numa das costas porque está sempre com a outra pronta para compensar por isso.
As condições naturais e o ambiente cativante fazem de Peniche um destino perfeito durante todo o ano. Mas se o que quer é vivenciar a emoção do povo ao máximo, o melhor é visitar durante os festivais.
Viaje em outubro e viva a emoção de ver o homem desafiar a natureza no MEO Rip Curl Pro, na Praia dos Supertubos. Veja como os atletas com mais controlo da prancha lutam contra o tempo e o mar, evitando ser arrastados por tubos com o dobro ou o triplo da sua altura. Nenhum deles esquece que o objetivo é surpreender e dar espetáculo, por isso mesmo no limiar do perigo mantêm a calma e o estilo, numa performance que não pode perder.
Viaje em agosto se procura uma expressão de espírito como nenhuma outra com a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Este é um festival magnífico que conta com uma procissão de barcos de pesca, pois Peniche nunca esquece o mar. Trata-se de uma festa em homenagem à virgem no estilo que só esta cultura pode oferecer, com fogos de artifício, barcos decorados e até sardinhas grelhadas para os convidados. Tudo sobre este festival tem "boas-vindas" escrito nele.
Também não pode faltar às festividades próximas que Peniche coloca ao alcance. Viaje em julho e viva a Feira Medieval de Óbidos, numa festa alucinante onde reina a Idade Média, com fantasias, cavalos, lanças e álcool. Não perca as tradicionais festas de Ano Novo e Natal, onde os cânticos, o espírito natalício e o espetáculo ganham corpo em Peniche e em todo o país.
As belas vistas são tão cativantes que vai querer vê-las em todos os ângulos possíveis. Devido à imensidão dessa atividade, é aconselhável ficar nalgum lugar para que tenha a oportunidade de explorar tudo e ter, como bônus, o nascer do sol com brisa de verão.
O mais recomendado é conseguir um alojamento com vista para o mar, que lhe permite apreciar o espetáculo da natureza. Hotéis como da cadeia MH, oferecem alojamento confortável com vistas magníficas, outros como o Hotel Pinhalmar e Star Inn proporcionam uma visão mais próxima da comunidade piscatória sem perder as atrativas vistas. Se o que procura é alojamento ligado à paixão pelo surf, a Pineapple Surf House tem uma oferta económica em boa companhia.
A localização faz da cidade um destino perfeito, principalmente pela proximidade com Lisboa. Pode ir pela A8 a partir de Lisboa e chegar lá diretamente, ou apanhar um autocarro para o Baleal, onde se avisa a hora de chegada é totalmente grátis.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal