Lisboa, localizada a oeste de Portugal, é a capital e a cidade mais populosa do país, localizada na parte mais ocidental do leste, na foz do rio Tejo. Lisboa está muito próxima de outras cidades com muitas atrações, como Cascais ou Sintra, por isso na sua visita à capital portuguesa terá inúmeras atividades e locais para ver nesta e nas cidades vizinhas devido à sua incrível localização.
Fundado pelos fenícios no século 12 aC. com o nome de Ulissipo. Diz a lenda que a sua fundação é atribuída ao mítico herói grego Ulisses após a Guerra de Tróia. Embora tudo isto seja uma lenda, mostra que Lisboa é uma cidade de histórias e lendas, onde milhares de coisas aconteceram, não apenas na vida real, mas através de lendas e contos míticos, seu apelo histórico e cultural é incalculável.
No ano de 711 como grande parte da Península Ibérica, Lisboa foi invadida por muçulmanos, período que durou cerca de 450 anos, até a chegada do rei Afonso I de Portugal, conhecido como "O Conquistador", o monarca encarregou-se de liderar a libertação dos territórios ocupados pelos muçulmanos, que, em sinal de respeito, o chamavam de El-Bortukali (o português). Com a conclusão destes eventos, Lisboa iniciou um período de esplendor econômico e social, tornando-se um dos portos mais importantes do mundo.
O facto de a cidade portuguesa ser uma das capitais mais antigas de todo o continente europeu para além das influências fenícia, romana e muçulmana entre tantas outras, começa-se a descobrir porque é uma das capitais mais importantes do velho continente e porque hoje é uma cidade tão cosmopolita, com tanta mistura de culturas, sendo um destino onde todos são bem recebidos e onde você encontrará um ambiente maravilhoso, com uma variedade incrível tanto social quanto cultural que torna esta cidade especial como nenhuma outra em todo o continente.
Quanto ao clima da cidade das sete colinas, que é como é vulgarmente conhecida, dada a sua localização nas margens do estuário do Tejo e a presença da Corrente do Golfo, a cidade mantém um clima temperado maravilhoso ao longo do ano, ou seja, é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano. Os verões são bastante quentes sem atingir temperaturas extremas, perfeitos para curtir a cidade, nadar na praia e saborear as deliciosas frutas frescas e sorvetes que você encontrará na cidade. Os invernos também não são extremos, com uma temperatura média nestes meses de 12ºC, o que é perfeitamente acessível, mesmo de acordo com os seus gostos e prioridades, estas temperaturas podem ser ideais para você desfrutar dos maravilhosos pratos quentes e das mil e uma formas de preparar o delicioso bacalhau português.
Situada no meio de um conjunto de 7 colinas do Oeste de Portugal, a cidade tem uma localização ideal, perto de outras cidades que lhe serão muito fáceis de visitar e nas quais irá encontrar um vasto catálogo de atrações, desde praias à palácios imponentes passando por belas florestas. Tudo isto faz de Lisboa uma das cidades com mais coisas para fazer dentro e fora dela, perfeita tanto para uma longa viagem como para uma escapadela de fim-de-semana.
Com uma mistura entre uma cidade clássica com um património cultural invejável e uma cidade moderna e extremamente cosmopolita, a capital portuguesa é um destino para todos, com muitos museus, monumentos e edifícios religiosos, você terá uma experiência cultural enriquecedora onde poderá conhecer cada reduto da história desta cidade, onde poderá também desfrutar do mais puro e autêntico fado. Por outro lado, poderá viver a noite lisboeta, destacando o seu ambiente espectacular, os bares, restaurantes e pubs são um dos pontos fortes da capital, onde passará ótimos momentos curtindo a noite. Durante o dia irá descobrir que praticamente todas as marcas mais importantes e prestigiadas do mundo da moda têm loja nesta cidade, tudo isso mostra que Lisboa é para todos os públicos e para todos os gostos.
Índice
Lisboa, uma cidade de muitos encantos, a começar pelas suas ruas, vê-las irá fazer com que você se apaixone, pois têm uma magia especial, ruas ladrilhadas, bastante largas, pelo menos muito mais largas que as ruas de outras cidades portuguesas, dos dois lados casas de vários andares juntos um após o outro e destaca-se a presença de varandas em cada um deles. Passear e ver estas ruas maravilhosas é algo que não pode faltar. Esta é uma cidade onde para ver o máximo possível é necessário caminhar bastante, o que não é um problema, pois é muito agradável passear por estas estradas.
Entre todas as atracções que encontrará em Lisboa existem duas que se destacam muito e foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO e são dois símbolos da cidade. A primeira, presente em todos os cartões postais da capital, é a Torre de Belém, que é uma fortaleza militar dedicada a vigiar a eventual entrada de navios inimigos do Oceano Atlântico pela foz do Tejo. Uma das principais características é que a fortaleza se localiza praticamente no interior do rio, além disso, serviu de ponto de partida para os navios que partiam de Portugal para a América, daí a sua grande importância na época dos Descobrimentos. Ela foi um farol, uma sede de arrecadação de impostos e também uma prisão por cerca de 60 anos. A Torre de Belém não é um simples monumento, é um símbolo de Lisboa e de todo Portugal pela sua enorme importância em diferentes momentos da história e com diferentes funções, e terá um grande pedaço da história portuguesa pela frente.
Perto dali, o Mosteiro dos Jerónimos, também declarado Património da Humanidade pela UNESCO, é um monumento impressionante e uma amostra do esplendor do país na época dos Descobrimentos, logo no início da sua construção, com um Convento dessas dimensões, o país se orgulhava do grande poder que possuía. As suas fachadas são lindas, estão decoradas por milhares de motivos de diferentes tipologias e no interior, o átrio da igreja, que é de estilo manuelino, uma obra-prima, destaca a abóbada do transepto e se olhar para ela você vai ver que ela não se apóia em nenhuma coluna, mas permanece intacta após muitos anos. Esta obra-prima arquitetônica definitivamente vale uma visita.
Nas margens do rio e muito perto do mosteiro encontra-se o Monumento aos Descobrimentos, com 52 metros de altura e construído para comemorar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador, famoso infante português protagonista na política da época e um dos responsáveis por fazer o país português pisar na América. Deste ponto terá uma bela vista da Ponte 25 de Abril, a qual tem como principal função unir as duas margens do rio e vai te impressionar pelo seu grande tamanho e pela sua forma maravilhosa. Dizem também que tem uma grande semelhança com a Golden Gate de São Francisco.
Nesta zona da cidade também se encontra o Palácio Nacional da Ajuda, que serviu de residência à família real durante o século XIX. Você estará em frente a um lindo edifício de estilo neoclássico e por dentro, os móveis, dignos dos grandes reis, vão te fazer imaginar as épocas remotas e todas as coisas que aconteceram ali. Atualmente ele é um museu onde você poderá ter acesso a todos os cantos e sem dúvida vale a pena percorrer os seus jardins esverdeados e lindos, desfrutando de tudo que o Palácio tem a oferecer.
O centro de grande relevância da sociedade lisboeta é a Praça do Comércio, neste ponto se localizava o Palácio Real, que em 1755 foi destruído pelo Grande Terremoto de Lisboa. Posteriormente a praça foi reconstruída tendo maior importância do que naquela época. Em forma de U e aberto na parte sul para o rio Tejo, tem três edifícios com pórticos onde encontram-se vários locais importantes como o escritório de turismo de Lisboa ou o restaurante mais antigo da cidade, o Martinho da Arcada. Para acessar a praça, você passará pelo Arco do Triunfo da rua comercial Via Augusta, onde irá encontrar várias estátuas de diferentes figuras ilustres do país como Vasco da Gama e na parte superior deste poderá ver as esculturas que representam a Glória, o Génio e a Coragem. Bem no centro da praça você pode ver a estátua do monarca José I e se você descer às margens do rio verá o Cais das Colunas, duas colunas que indicam o ponto onde os reis desembarcaram para ir ao seu palácio.
A poucos metros encontra-se a Sé de Lisboa (Catedral de Lisboa), construída onde inicialmente se situava uma mesquita da invasão árabe, a qual foi danificada por vários acontecimentos, como o Grande Terramoto de Lisboa de 1755. No seu exterior estão as duas torres sineiras e o estilo românico da sua fachada dominada por uma linda rosácea central. No interior da linda capela gótica se destaca, além disso, vários túmulos encontram-se nesta catedral onde se encontram algumas ilustres personalidades portuguesas.
Outro dos pontos principais de Lisboa é a Praça de D. Pedro IV, nos seus arredores você irá encontrar muitos bares e lojas, por isso é um local perfeito para passar bons momentos de lazer, no centro dela está localizada a estátua de Pedro IV, conhecido como o soldado rei, em sua base, quatro representações femininas que são atribuídas à bondade do monarca. Nesta praça também encontra-se a estação ferroviária do Rossio e o Teatro Nacional Dona Maria II, o mais importante do país português. Essa praça é o local perfeito para beber ou comer alguma coisa no café Nicola, que se distingue pela sua bela fachada Art Déco, ideal para descansar um pouco e apreciar as vistas desta maravilhosa praça.
Para os amantes de museus, esta cidade é perfeita, pois você encontrará um grande número deles, cada um com um tema diferente. No que se refere às galerias de arte, destaca-se o Museu Calouste Gulbenkian, onde você poderá encontrar diversas obras de artistas nacionais, mas também de artistas estrangeiros como Van Dyck. A ciência também tem o seu lugar nos museus de Lisboa, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o qual destaca-se desde o início pelo projeto arquitetônico do recinto em que se insere, uma maravilha, uma fachada oval, curva e alongada misturada com um mosaico tridimensional que reage às mudanças de luz, sem dúvida o local é a primeira coisa que terá de ver neste belo museu onde encontrará também diferentes exposições que variam ao longo do tempo.
O Fado enquanto tal nasceu no bairro de Alfama, na própria cidade de Lisboa, consequentemente, encontra-se neste local o Museu do Fado, onde encontrará trajes típicos, fotografias ou instrumentos musicais, dentre tantas outras coisas eles explicam toda a história deste belo género musical português que já se tornou um símbolo do país. Um museu imprescindível para conhecer a história de Portugal, perfeito para todos os tipos de público e não só para os amantes do fado. Além disso, dentre tantos outros, o Museu do Azulejo, o da Electricidade ou o Museu Nacional de Arqueologia também são muito interessantes e merecem uma parada para ver toda a sua porção de história. Lisboa é perfeita para visitar museus, todos eles valem a pena serem visitados.
Para os amantes do esporte, o Estádio da Luz, do conhecido Benfica, pode ser uma das melhores atrações da cidade, já que historicamente tem sido uma das maiores equipes de futebol de Portugal e por vezes de toda a Europa, o estádio oferece um tour com visita ao museu onde estão expostos todos os títulos que o clube conquistou ao longo da sua história, por isso se você é um amante de um bom jogo, esse é um ponto imprescindível na sua viagem. Por outro lado, Lisboa tem mais do que um clube, então você também poderá visitar o estádio do eterno rival Sporting de Lisboa. Uma curiosidade é que o Estádio da Luz e o estádio José Alvalade distam de apenas 7 minutos, estando muito próximos dada a grande rivalidade histórica que ambas as equipas tiveram.
No mundo existem cidades que são feitas para passear, por maiores que sejam, se há ruas íngremes, se chove ou faz calor, desde que você passeie por uma de suas ruas você fica totalmente cativado, apaixonado com sua arquitetura, seu povo, da aura que suas ruas transmitem. Lisboa é uma dessas cidades, quando puser os pés nas suas ruas lindas não vai querer deixar de passear por elas, ver cada esquina, dia e noite. Veja o seu bonde, as suas lindas praças e as suas ruas ladrilhadas onde vai encontrar algum declive, mas isso faz parte do seu encanto particular. O melhor plano a se fazer em Lisboa é conhecê-la, percorrê-la e descobri-la, você irá se encantar sem dúvida nenhuma.
Ir a Portugal e não experimentar o famoso bacalhau é praticamente um crime, já que neste país é cozinhado de tantas maneiras diferentes que se diz que tem 1001 receitas, embora provavelmente se você perguntar em um local te dirão que têm mais que isso. Desta forma, Lisboa, graças à sua proximidade com o oceano, em praticamente todos os restaurantes oferecem diferentes receitas para esta iguaria, por isso para saborear ainda mais é melhor experimentar várias delas e ver qual é a sua preferida.
Quando você pensa em Lisboa, logo vem em mente o bonde como meio de transporte da cidade, não é por acaso que os bondes de Lisboa são um símbolo da cidade, assim como a Torre de Belém, que aparece em milhares de cartões postais. Um plano essencial? Pegue o bonde 28, esta linha incrível irá levá-lo pelos bairros mais famosos e típicos de Lisboa, como Alfama ou Graça, chegando, por fim, ao Castelo de São Jorge, uma fortaleza militar maravilhosa no topo de uma das colinas que circundam a cidade, além de poder visitar o castelo, seus desfiladeiros e tudo o que ele esconde, você terá uma vista espetacular que não vai querer perder por nada no mundo.
Quanto aos belos bairros da cidade, Belém pode ser um dos mais conhecidos, pois é um dos bairros mais antigos e nele encontram-se diversos museus, além de muitos atrativos como a Torre de Belém. Você tem que passar na Antiga Confeitaria ou na confeitaria Pastéis de Belém, os mais famosos estabelecimentos da cidade, para saborear esse doce delicioso, conhecido a nível continental, caracterizado por seguir uma receita tradicional, portanto nestes dois locais você irá saborear o verdadeiro Pastel de Belém.
O bairro do Chiado é simplesmente lindo, considerado o bairro boêmio de Lisboa por excelência, lar de poetas e artistas dos séculos XIX ao XX. Ele sofreu um terrível incêndio, mas recuperou-se rapidamente com um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, que recuperou o esplendor boémio do bairro em apenas uma década. Perto dalí, o bairro da Baixa irá encantá-lo, pois além de ser o mais central, é pura Lisboa, com fachadas cheias de azulejos, lindas ruas de paralelepípedos e o melhor ambiente lisboeta. No famoso Grande Terremoto de Lisboa ele foi destruído, mas o Marquês de Pombal conseguiu fazê-lo ressurgir realizando uma grande restauração.
Ir a Lisboa sem ir ao Elevador de Santa Justa é o mesmo que não ir a Lisboa. Sendo uma atração turística subir neste lindo elevador lhe proporcionará uma vista maravilhosa da zona central da cidade, um presente para todos aqueles que visitarem a área e decidirem subir no elevador.
O melhor bairro para uma boa noitada ou simplesmente sair para um drink à noite ou ir a um bom restaurante é o Bairro Alto, a região com a vida noturna mais agitada e com o melhor ambiente noturno de toda a cidade, você não vai ficar entediado neste bairro, a diversão é totalmente garantida.
A capital de Portugal também se destaca por todos os parques que nela se pode encontrar, o maior é o Parque Florestal de Monsanto, onde você estará em contato com a natureza em plena área urbana.
Um pouco mais longe, fica o Parque das Nações, uma zona industrial abandonada que se tornou um espaço incrivelmente moderno onde se instalou a Exposição Universal de 1998. A Estação do Oriente, situada neste bairro, foi desenhada pelo grande Santiago Calatrava e claro, coincide o estilo marcante que diferencia este famoso arquiteto valenciano. Você também poderá encontrar o Oceanário, um dos melhores aquários de toda a Europa e onde adultos e crianças se divertirão vendo uma grande variedade de espécies. O Casino de Lisboa também é um ótimo local para se divertir, onde o luxo e o bom ambiente são dominantes.
O rio Tejo é um dos grandes protagonistas da cidade, onde terá a oportunidade de realizar diversas atividades, como velejar de barco para testemunhar o lindo pôr do sol na foz do rio. As bicicletas elétricas são outro grande atrativo desta cidade, por não ser totalmente plana e ter muitas subidas, a bicicleta elétrica dá a possibilidade de conhecer a cidade e seus arredores neste meio de transporte com a ajuda de ter um pequeno motor para não pedalar muito, ou seja, você irá apreciar a cidade com muita tranquilidade. Por outro lado, as visitas guiadas, como sempre, são uma opção muito boa, pois permitem conhecer com maior profundidade toda a cidade e os seus monumentos, além de todos os fatos curiosos que poucos conhecem.
Lisboa, uma das capitais europeias com maior oferta cultural, é cada vez mais a escolha preferida dos europeus para uma escapadinha de fim-de-semana. A cidade possui um grande número de locais que irão te deixar fascinado, mas que não o impedirão de visitar os monumentos e os lugares mais emblemáticos num fim-de-semana. Para isso, você terá que começar visitando os locais mais centrais no primeiro dia, como o Chiado e a Baixa, bem como os bairros de Alfama e Bairro Alto. E no segundo dia terá de se deslocar para o bairro de Belém e a zona do Parque das Nações.
O primeiro dia começa no centro, se não ficar na zona será fácil chegar graças à vasta rede de metrô que a cidade possui. O melhor ponto de partida para a sua visita será a Praça do Comércio, construída após o terramoto de 1755 e um dos locais mais movimentados de Lisboa. Após tomar café da manhã em um dos seus terraços você terá boas vistas de um lado o rio Tejo e, do outro lado, o Arco do Triunfo, o qual possui esculturas de figuras icônicas como o Vasco de Gama ou o Marquês de Pombal e a entrada na movimentada rua Augusta. Sem falar na característica estátua equestre de José I, famoso rei português que reinou na época do terramoto.
Indo da Praça do Comércio ao Bairro Alto você encontrará primeiro a Praça de Luís de Camões, coroada pela linda estátua do escritor português. Daqui seguirá para o Convento do Carmo, um antigo templo gótico do qual somente a estrutura sobreviveu após o terramoto e que atualmente funciona como museu arqueológico. A seguir, dirija-se ao Elevador de Santa Justa de onde poderá desfrutar de vistas espectaculares desta linda cidade.
Use o elevador para descer até a Rua Augusta e percorra um pequeno percurso ao norte até chegar à ampla Praça Dom Pedro IV, popularmente conhecida como Praça do Rossio. Em seguida será um bom momento para comer. Dado o quão central esta Praça é, você irá encontrar inúmeras opções de restaurantes nos arredores. Seja qual for o local que escolher para comer, não pode perder a oportunidade de provar o famoso bacalhau de Lisboa, o qual normalmente é salgado e é preparado de mil e uma maneiras diferentes.
Quando terminar de comer, volte para a Rua Augusta e aproveite para comprar alguma lembrancinha, já que a rua possui um grande número de lojinhas. Pouco antes de chegar ao Arco do Triunfo, vire à esquerda e continue um pouco até chegar à Sé de Lisboa, e sua maravilhosa catedral românica do século XII.
Depois de desfrutar da catedral, siga para o bairro de Alfama, um dos locais mais bonitos de Lisboa. Lá você não pode deixar de ver o Mirador de Santa Luzía e o Castelo de São Jorge, ambos com lindas vistas de Lisboa. Também vale a pena visitar a Igreja de Nossa Senhora da Graça, no caminho percorrerá as ruas mais pitorescas, no topo das quais poderá novamente desfrutar das melhores vistas panorâmicas de Lisboa. E por fim, desça cerca de 600 metros até o icónico Panteão Nacional, um edifício monumental onde encontram-se os vestígios, entre outros, do conceituado Vasco da Gama.
Com isto terá terminado a visita do primeiro dia, e após um descanso merecido poderá continuar no dia seguinte com uma visita às zonas do bairro de Belém e do Parque das Nações. Neste dia terá que pegar o famoso bonde de Lisboa ou um dos seus confortáveis ônibus urbanos, de onde poderá desfrutar da variada paisagem que esta cidade diversificada tem a oferecer.
O segundo dia começará com uma visita à linda Torre de Belém, um edifício histórico do século XVI declarado Património da Humanidade pela UNESCO que não o deixará indiferente. Para chegar até ela, você terá que pegar um autocarro urbano (ônibus urbano), como o 728, que sai da Praça do Comércio, ou o conhecido elétrico (bonde) 15E.
Perto da torre vale a pena visitar profundamente o Mosteiro dos Jerónimos, também Património da Humanidade, cuja construção teve início em 1501. Não perca a oportunidade de visitar o interior deste edifício e deixe-se surpreender pelo seu maravilhoso claustro, uma das melhores jóias do estilo manuelino.
Em frente ao mosteiro, a cerca de 500 metros, encontra-se o Monumento aos Descobrimentos, com cerca de 52 metros de altura, que lhe oferece uma das melhores vistas do rio Tejo. Além disso, para chegar até lá você terá que visitar o fabuloso Jardim da Praça do Império, um jardim com várias fontes e estátuas que irão fasciná-lo.
Com este monumento termina a sua visita à zona de Belém e então você irá ao Parque das Nações, um dos mais modernos espaços de Lisboa, construído para a Exposição de 1998. Para chegar lá saindo de Belém você terá que pegar um metrô ou ônibus, já que ambas as áreas são separadas por 15 km.
Quando você chegar no Parque das Nações verá que se trata de um espaço cheio de vida. Dentre todas as atividades que pode realizar, destacam-se o Oceanário de Lisboa, um aquário altamente recomendado para ir com a família, e o funicular que lhe permitirá desfrutar das melhores vistas desta zona moderna da cidade. Outra opção ótima é explorar esta região a pé, um passeio que você irá adorar.
Depois de visitar o Parque das Nações, você já terá visitado os locais mais emblemáticos desta cidade maravilhosa em apenas dois dias e poderá terminar a sua visita a Lisboa em um fim-de-semana. Embora algumas coisas ficarão em espera por uma próxima viagem devido o curto período de tempo para percorrer a cidade, esta visita não o decepcionará e ficará guardada na sua memória por muito tempo.
Um dos pontos fortes de Lisboa é a sua baixa sazonalidade, ou seja, você poderá visitar a cidade em qualquer época do ano, graças à proximidade do oceano e da foz do rio, as temperaturas ao longo do ano mantêm-se bastante agradáveis.
Mas se você puder escolher uma data específica para ir, uma das melhores épocas é junho, já que se comemora o Carnaval ou as Festas dos Santos Populares, nestes 14 dias homenageiam-se São Pedro, São João e Santo António, este último o mais importante de todos. Nessas datas, cavalgadas, danças e refeições inundam as ruas de vida e folia. Realizam-se muitas festas e a gastronomia da capital ganha vida, muitas refeições com sardinhas são preparadas. Durante essas festas as ruas adquirem um cheiro maravilhoso de sardinhas assadas feitas nas ruas durante as celebrações.
Viajar para Lisboa em junho é uma das melhores épocas, pois irá se divertir muito. Você vai poder dançar muito, comer e viver experiências que nunca mais vai esquecer, pois as festas de cada santo reúnem-se e há uma mega festa maravilhosa, com muitas risadas, muita celebração e muita alegria porque os lisboetas são uma das melhores pessoas que você pode encontrar, pessoas muito calorosas que te ajudam com o que quer que seja e que também gostam de festa. Se você reunir todas essas qualidades ou precisar de boas vindas calorosas, sem dúvida nenhuma você precisa ir a Lisboa e desfrutar dessas celebrações pelo menos uma vez na vida.
Lisboa é o ponto alto da região, a qual possui muitas cidades maravilhosas para visitar, portanto você não vai ficar sem algo para ver ou fazer. Alí perto você irá encontrar a Sintra, há uns 20 minutos de carro, uma vila linda entre colinas, cheia de palácios dos sonhos, como nos contos de fadas. Entre todos os palácios, o mais conhecido é o Palácio da Pena, com uma mistura de estilos arquitetónicos que parece sair de um conto de fadas e duendes. Os seus jardins e as suas torres incríveis irão impressioná-lo. Muito perto deste lindo palácio você irá encontrar o Castelo dos Mouros, de onde terá uma vista impressionante desta fortaleza construída pelos árabes na sua invasão com o intuito de proteger toda a área devido à sua localização privilegiada.
No interior do Parque Natural Sintra-Cascais está localizado o pequeno Palácio de Monserrate, os seus lindos jardins exteriores são perfeitos para descansar em absoluta tranquilidade e a arquitectura do palácio, com um estilo eclético maravilhoso, vão fazê-lo entender porque é uma das razões pelas quais Sintra é listado como Patrimônio da Humanidade. Tal como o Palácio Nacional de Sintra, situado em pleno centro da vila, foi residência da monarquia da época. Uma das suas características mais marcantes, que irá chamar a sua atenção é por exemplo, as suas chaminés, de forma cónica e de enorme dimensão, as quais vêm diretamente das cozinhas, fazendo com que você imagine os banquetes que os monarcas tenham tido com aqueles cones gigantescos.
Outro lugar interessante em Sintra é a Quinta da Regaleira, onde você irá se divertir pela quantidade de segredos que este local esconde, desde o seu imponente palácio passando pelos seus jardins até chegar à Torre Invertida, uma torre subterrânea com 9 andares de profundidade, que contém na parte inferior diferentes passagens que se conectam com vários lugares da Quinta da Regaleira, sem dúvida, um lugar com muitos mistérios escondidos em seus muros. Ele esconde segredos maçônicos e alquímicos, então você deve ir até o último canto para conhecer cada um deles.
Os antigos monarcas europeus tinham um destino de férias preferido, que fica muito perto de Lisboa, ou seja, Cascais, uma vila linda que fica há apenas 30 minutos da capital. Você não vai querer perder as suas lindas praias, o seu clima maravilhoso e as suas lindas ruas. Nas proximidades você também poderá visitar o Casino do Estoril, um dos melhores e mais luxuosos do mundo, perfeito para uma noite de glamour e diversão.
Rumo ao norte você chegará a Mafra e Ericeira. A primeira é uma cidade maravilhosa onde irá encontrar entre muitas outras coisas o incrível Palácio Nacional de Mafra, muito luxuoso, o qual irá fazer a sua imaginação voar sobre os acontecimentos que aconteceram no seu interior. O seu ponto forte é a biblioteca, única no mundo por ter cerca de 40.000 alguns dos quais foram impressos no século XVI, já que se depara com um pedaço da história portuguesa, um verdadeiro luxo.
A Ericeira, por outro lado, é um destino de praia e surf. Se você gosta deste esporte ou se pretende iniciar a praticá-lo, esse é o lugar perfeito, visto que esta cidade é uma das mecas do surf e outras modalidades como o kitesurf, premiada com o prestigiado título da Reserva Mundial do Surf, o qual é possuído por apenas 11 localidades.
Estes dois lugares lindos ficam a cerca de 40 minutos de Lisboa, por isso são paradas super recomendadas.Portugal é um dos países europeus com maior herança medieval, como pode-se verificar em muitas das suas cidades.
A uma hora a pé da capital você irá encontrar Óbidos, grande exemplo do patrimônio medieval, a cidade murada por excelência de Portugal, é uma parada obrigatória e ao visitá-la você terá a oportunidade de apreciar uma autêntica cidade medieval, desde as ruas de paralelepipedos até às largas paredes da muralha que a rodeia, passando pelo castelo imponente que preside de cima a cidade e que você não pode deixar de visitar.
Muito perto de Óbidos está Peniche, uma cidadezinha muito bonita com uma magia especial, que irá conectá-lo ao Arquipélago das Berlengas, que é um paraíso no Oceano Atlântico com milhares de atividades a se fazer, desde observar o lindo fundo do mar cheio de vida, visitar o Forte de São João Baptista das Berlengas, um belo forte que serviu para ver possíveis ameaças que vinham do oceano; e uma grande quantidade de rotas para percorrer a pé o máximo possível das ilhas. Além disso, você irá encontrar zonas balneares magníficas para se refrescar nos dias quentes de verão.
Se você tem vontade de continuar a surfar em outra zona ou quer ver um dos maiores espetáculos da natureza, você tem que ir para Nazaré, onde ocorrem as famosas ondas gigantes que podem chegar a 23 metros de altura. Excelente destino para o surf ou simplesmente relaxar nas belas e imensas praias que irá encontrar na zona há apenas uma hora e vinte minutos de Lisboa.
Portugal é um país com uma variedade de ambientes incríveis, como por exemplo Mira de Aire, uma pequena vila onde se encontra a Gruta dos Moinhos Velhos, um lindo ecossistema subterrâneo escondido com aproximadamente 9 km de extensão onde você irá encontrar diferentes formações rochosas devido à erosão nos reservatórios e à infiltração de água que cai do telhado. Sem dúvida da Nazaré até Mira de Aire tem uma diferença enorme em poucos km de distância, demonstrando a variedade do país lusitano. Esta caverna fica há apenas uma hora e vinte minutos de distância.
Das belas grutas a vários dos maiores patrimônios culturais de Portugal, em primeiro lugar há 15 minutos de Mira de Aire você irá encontrar o enorme Mosteiro de Santa Maria da Vitória, comumente conhecido como o Mosteiro da Batalha, o qual foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Você pode visitar todos os cantos dele ou pagar uma visita guiada, para que não haja segredos que você não saiba sobre este maravilhoso monumento que mistura estilos arquitetônicos como o manuelino ou o gótico tardio. Há poucos minutos dali encontra-se a linda cidade de Fátima, um local de peregrinação por excelência do país, quer seja crente ou não, é um local que vai te fazer se apaixonar, se você é religioso, vai adorar todas as infra estruturas religiosas, desde a Praça de Pio XII até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Além disso este é um lugar cheio de incógnitas, você vai adorar o mistério da cidade devido às lendas e histórias que conseguiram fazer de Fátima um dos lugares religiosos mais importantes da Europa.
Distando uma hora e meia de Lisboa você irá descobrir dois dos mais importantes bastiões da Ordem dos Cavaleiros Templários da Península Ibérica, Tomar e Almourol. A primeira é uma cidade maravilhosa onde a tradição se mantém intacta e o seu castelo e o convento, sendo a sede dos Cavaleiros Templários em Portugal, têm um misticismo que vai arrebatar, como o Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha no meio do rio, onde desempenhou um papel fundamental na proteção da zona.
Já na outra direcção, a sul chegará a um dos melhores locais de Portugal, a natureza na sua forma mais pura, montanhas lindas, praias remotas e incríveis. A Serra da Arrábida é maravilhosa e fica muito perto da capital, daí pode ainda visitar Setúbal, uma cidadezinha conhecida pelo lindo Castelo de São Felipe, imponente vista do alto de uma colina e também conhecida por ser uma ligação à Península de Tróia, uma das zonas com as melhores e mais extensas praias do país, um lugar repleto de hotéis de luxo, o Caribe de Portugal. Vale a pena tomar um banho nas suas águas cristalinas.
De Setúbal você irá chegar a Évora em pouco mais de uma hora, vale a pena visitá-la, já que Évora é uma das cidades históricas mais lindas de Portugal, seu centro conhecido como a cidade-museu do país foi declarado Património da Humanidade, portanto, caminhar entre diferentes construções romanas como o Templo de Diana é um luxo. Um passeio por aquelas lindas ruas com milhares de anos de história para contar.
A cidade possui o maior aeroporto de todo o país, o qual tem uma grande quantidade de conexões com praticamente qualquer destino. O Aeroporto da Portela liga Lisboa às Ilhas Canárias, Madrid, Barcelona e fora da Espanha a Paris, Lyon, Roma, Milão, Londres e Berlim dentre muitas outras cidades, grandes, médias e pequenas.
A presença deste aeroporto facilita muito poder chegar à cidade sem ter que pegar nenhum tipo de transporte adicional que dure horas, sem a necessidade de longas viagens rodoviárias e sem a necessidade de efetuar grandes escalas, uma vez que a maioria dos voos são diretos, a não ser que o país de origem esteja muito longe para que isso seja possível.
Sendo a capital do país, Lisboa possui um grande número de alojamentos de todos os tipos, desde hostels a luxuosos hotéis de cinco estrelas. Você poderá encontrar alojamentos para todos os gostos, como por exemplo um hotel com temática musical e assim sucessivamente com muitas outras categorias.
Entre os mais notáveis, o central Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, de cinco estrelas, localizado há poucos metros da Praça do Comércio, é um dos locais mais especiais onde se hospedar na cidade. Graças a todos os serviços oferecidos você irá se sentir em casa ou melhor, pois ele oferece diferentes serviços e facilidades como um restaurante maravilhoso, passeios guiados a pé pelos arredores do hotel e até jacuzzi.
Se preferir outro tipo de hotel, com piscina e zonas para relaxar e se desligar da rotina e da monotonia, o hotel Corinthia Lisbon é perfeito para você. Ele possui cinco estrelas e você irá desfrutar de uma piscina coberta espetacular, um spa onde irá eliminar todas as tensões e um espaço exterior com espreguiçadeiras para tomar o sol de Lisboa e relaxar enquanto vê as horas passar saboreando um cocktail ou um vinho nacional. Além do mais, você precisa experimentar os diferentes tipos de cerveja que Portugal possui.
O luxo está presente no hotel Tivoli Avenida Liberdade Lisboa, onde apenas ao pisar em sua recepção você irá se sentir em um palácio do século XIX. A sua piscina redonda é perfeita para se refrescar no verão e tomar sol, o lindo spa com zona de massagens o fará eliminar todo o stress que possa ter, você voltará para casa como uma nova pessoa graças às maravilhosas instalações que este hotel de cinco estrelas tem a oferecer.
Localizado em um edifício clássico do século XIX, o Hotel Avenida Palace encontra-se no coração da cidade de Lisboa e este hotel de cinco estrelas é perfeito se você for um amante de hospedagens com um toque clássico, algo que não só se nota no exterior do estabelecimento, mas também em seu interior. Os seus quartos e áreas comuns parecem ter acabado de ser retirados de um palácio do século XIX. Ademais, você terá acesso a todas as comodidades necessárias e muito mais como bar, academia, serviço de quarto entre muitos outros serviços.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal