Leiria é uma cidade animada, dinâmica e muito agradável, que mistura influencias medievais e modernas, que se encontra junto a um monte fortificado desde a época mourisca, na confluência dos rios Liz e Lena. O imponente Castelo de Leiria, graças à sua localização estratégica, domina por completo a cidade.
Esta é uma cidade histórica com muita importância para Portugal. Aqui Afonso III convocou as cortes em 1254, Dom Dinis estabeleceu a sua residencia principal no castelo durante o século XIV e em 1411 a comunidade judia da cidade construiu a primeira fábrica de papel do país.
Na atualidade Leiria apresenta-se como uma cidade agradável e discreta, onde abundam os bons restaurantes, cafés e bares; as suas ruas encontram-se repletas de lojas de várias categorias. A zona antiga é a Praça Rodrigues Lobo, perto da qual encontraras numerosos hotéis e restaurantes.
O Castelo de Leiria, localizado numa colina repleta de árvores, é de visita obrigatória se passas por esta cidade. Aqui encontrarás um tranquilo jardim, onde se ergue a Igreja de Nossa Senhora da Pena, de estilo gótico; existe ainda o Palácio Real, com numerosas áreas que merecem ser visitas, em especial a galeria central.
Ao lado da praça, onde se encontra o quartel da policia municipal, verás a Igreja de São Pedro, românica (do século XII). Seguindo as ruas até mais abaixo chegarás à Sé ou Catedral de Leiria, também de visita indispensável, e em frente desta ergue-se a famosa Pharmácia Leonardo Paiva, decorada com uns interessantes painéis de azulejos nos quais aparecem Hipócrates, Galeno e Sócrates. O novelista Eça de Queirós viveu na Travessa Topografia, perto da catedral, e costumava reunir-se na dita farmácia com um grupo literário, que atualmente se converteu num pub irlandês.
Se continuares pela rua Barão de Viamonte, que começa em frente ao largo da Sé, chegarás à Igreja da Misericórdia (século XVIII).
Junto a um troço do rio Lis está instalado o ponto de Turismo, e nas suas imediações poderás visitar a Igreja do Espírito Santo (século XVII), de fachada barroca; e um pouco mais acima o Convento de Santo Agostinho, com uma igreja de finais do século XVI, e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Acima do rio alcança-se o Convento de São Francisco (século XVIII), cuja igreja conserva uma capela renascentista com um altar da Piedade.
Se gostas de comer bem não deves deixar de visitar Leiria durante o Festival de Gastronomia que tem lugar a princípios de setembro. Durante nove dias, a cidade fica repleta de postos de comida tradicional, acompanhados por danças folclóricas.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal