Nazaré é uma vila que apaixona à primeira vista e que seduz. Considerada "a vila mais típica de Portugal", esta povoação é um pacote gigante num ponto tão pequeno. Situa-se na região centro do país, a cerca de 100 km de Lisboa e 230 km do Porto, sendo um dos locais mais versáteis e enriquecedores que o país pode oferecer.
É uma vila ligada a uma interessante história sobre D. Fuas Roupinho, alcaide de Porto de Mós, tornando a vila uma lenda da vida. A história fala de um cavaleiro (o alcaide) perseguindo um veado a cavalo, mas antes que se apercebesse, perdeu-o de vista e encontrou-se num penhasco. Ele estava a ir demasiado rápido, não conseguia parar e a visão do horizonte ficava cada vez mais nítida. Nesse momento de desespero, lembrou-se da Virgem e orou pela vida. Milagrosamente ele e o cavalo saíram ilesos. Em homenagem a este acontecimento, D. Fuas elevou uma capela Mariana no topo dessa mesma falésia, que foram a fundação da Nazaré, o segundo milagre desta história.
Considerada por muitos artistas como a 10ª musa, Nazaré tem um encanto que transcende o material. Lá irá sentir algo diferente ao passear pelas ruas. O clima agradável e a brisa do mar, farão com que se sinta num paraíso na terra. O povo amistoso irá apresentar-lhe um mundo de personalidades coloridas, especialmente as mulheres com as famosas sete saias, que não verá em mais lugar nenhum. A vila está dividida em 3 áreas distintas: Praia, Sítio e Pederneira, cada uma com a respetiva magia, mantendo a autêntica essência da Nazaré.
Cada uma das 3 áreas da vila tem um ambiente distinto, projetado para despertar paixões. Se o mar lhe cativa em todas as formas, visite a Praia, onde o sol e mar são a segunda língua, o peixe fresco fará as delícias do paladar e a gente animada irá fazer-lhe sorrir. Já se é apaixonado por história e religião, pare no Sítio, zona elevada em altura e espírito com vistas cativantes do exterior e interior da vila, lugar de fortes históricos e museus emocionantes que mantêm o passado presente. Por último mas não menos importante, conheça Pederneira, esta zona é o berço da vila e é uma mistura das duas zonas anteriores, mistura as belas praias com o sentimento histórico-religioso, o que a torna não só representativa da vila, mas de todo o centro de Portugal.
Índice
Nazaré tem um dos terrenos mais variados e trabalhados de Portugal. Há sempre algo ao alcance da vista. O espírito da vila reflete-se em todos os lados, desde os monumentos artísticos e religiosos às belezas naturais, não perca a oportunidade de se perder na sua essência.
É uma localidade que nunca esquece as origens religiosas, com uma infinidade de estruturas dedicadas a celebrar a sua paixão espiritual. Visite o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, uma maravilha arquitetónica barroca que deslumbra a alma, de tal magnitude que é utilizada para celebrar a Virgem as festas de Setembro. Também não podem faltar igrejas como a Igreja Paroquial da Nossa Senhora das Areias e a Igreja da Misericórdia da Pederneira, respetivamente dois belos edifícios barrocos primitivos e tardios, que mostram uma evolução na forma de se aproximar de Deus ao longo dos anos. É tão cativador como fascinante.
Se busca uma experiência que mergulha na profundidade e simplicidade, visite as magníficas capelas como a Capela da Memória, Capela de Santo António e Capela de Nossa Senhora dos Aflitos. Estes 3 pequenos edifícios que compensam o tamanho pela beleza, banhados por belos azulejos, com um azul tão profundo como o mar que farão sentir num banho espiritual. A Capela da Memória é particularmente interessante, sendo aquela que D. Fuas Roupinho construiu depois de ter estado à beira da morte numa falésia, segundo a lenda sobreviveu rezando a Nossa Senhora, e criou a capela em homenagem, sendo o que viria depois criar a Nazaré.
Está abençoada com belas vistas naturais que vai querer apreciar no máximo esplendor. Se quer conhecer as suas belezas, visite o Miradouro de Pederneira que oferece uma vista com um ar rústico e familiar. Se gosta de desafios, suba ao Monte São Brás admirando a natureza e a vila nas alturas. Algumas das vistas mais bonitas de Portugal podem ser apreciadas no Miradouro do Monte Branco, um miradouro fascinante com um caminho algo complicado mas que vale a pena. Ou se for amante do mar, faça as primeiras paragens no Miradouro do Suberco, Miradouro da Barbacã ou na Gruta do Forno da Orca onde poderá apreciar o mar e os seus efeitos tanto em terra como no céu, embelezando grutas e pintando pores do sol.
Vestígios históricos é outra coisa que dá encanto à Nazaré, com obras antigas e contemporâneas que foram evoluindo ao longo do tempo. Visite épocas passadas com o Forte de São Miguel Arcanjo, outrora uma impenetrável fortaleza contra os piratas, hoje uma beleza histórica que abre as portas aos visitantes. Se gosta do sentimento de poder visite os Antigos Paços do Concelho da Pederneira, a antiga Câmara Municipal decorada com elementos do século XVII e que exala um ar de pertença e orgulho. Expressões de força e temperança podem ser apreciadas visitando o Monumento à Mulher de Nazaré, uma declaração do valor e da importância que as mulheres tiveram em Nazaré e como não seriam tão belas sem elas.
A história, arte e cultura também são apresentadas em seu pedestal no incrível museu da cidade. Descubra os mistérios escondidos do passado da Nazaré no Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, com exposições de arqueologia, pintura, escultura, fotografia e muito mais que irão criar uma imagem do espírito Nazareno. Admire ricas obras de valor físico e espiritual no Museu de Arte Sacra Reitor Luís Nési, repleto de oferendas de Nossa Senhora que carregam o espírito e a esperança dos cidadãos e peregrinos. Deixe-se fisgar pela Casa-Museu do Pescador, que lhe permite ver as maiores proezas da pesca numa das áreas mais competitivas deste mestrado. Não perca a oportunidade de ver o espírito da vila corporificado de diferentes formas no Centro Cultural, onde poderá ver grandes exposições e magníficas esculturas como o Monumento à Mãe Nazarena.
Especialistas de todo o mundo defendem as praias da Nazaré como algumas das mais belas e bem formadas que o mundo tem para oferecer. O sol, o mar e a areia parecem ter concordado em fazer da Nazaré um destino inesquecível. Sente-se no Elevador da Nazaré, desça pelas belas zonas e prepare-se para mergulhar na sua riqueza.
A Nazaré é composta por três praias, cada uma com uma abordagem diferente à beleza, e todas a alcançá-la à sua maneira. Visite a Praia do Salgado, uma mistura entre o urbano e o natural, esta praia apresenta sempre um clima privilegiado que faz do desporto um prazer. Se preferir o estilo urbano, a Praia de Banhos tem-te coberto, totalmente integrada na zona urbana é uma praia com os bairros mais tradicionais e pitorescos de Portugal, e a sua maré é tão agitada como a sua gente, por isso terá uma experiência incrível Se está do lado da natureza, a Praia do Norte vai parecer-lhe uma maravilha, rodeada por um pinhal é uma área para admirar a natureza e conviver com ela como nenhuma outra, fica mesmo perto das grutas do forno da orca, o que torna uma espaço de reserva ecológica.
O mar é um dos melhores amigos da Nazaré, os cidadãos souberam ajustá-lo ao seu gosto ao longo dos anos e dar o seu toque pessoal. As atividades na Nazaré são uma estimulante fonte de diversão e adrenalina que não poderá deixar de desfrutar.
Mesmo quando inicia a sua viagem às suas maravilhas, a Nazaré dá-lhe as boas-vindas com uma delas, com um passeio no seu icónico Elevador. Um elevador que percorre 318 metros ligando a área da Praia com a área do Sítio, é uma maravilha arquitetônica do século 19 criada por um dos discípulos de Eiffel, Raoul Mesnier de Ponsard. A subida e a descida nunca foram tão interessantes, desfrute desta viagem a bordo de um tesouro de engenharia e na companhia de vistas esplêndidas.
O surf é uma atividade que a Nazaré tem de sobra, com um historial tão fascinante como marcante. O vento peniche torna as ondas gigantes e tubulares, criando um cenário que o deixará sem palavras como espectador ou participante. Aliás, o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada foi três vezes nas praias da Nazaré, primeiro por Garrett McNamara, em 2017 por Rodrigo Koxa, e em 2020 por Sebastien Steudtner, com uma onda de 26,21 metros. É a combinação deste talento e condições que tornam estes resultados possíveis.
Se pretende conquistar o mar de uma forma mais tranquila, a aldeia está repleta de atividades que permitem explorá-lo. Mergulhe nas águas da Nazaré praticando mergulho, repleto de fundos marinhos quase inexplorados, flora e fauna únicas na zona, e na companhia de pessoas simpáticas que farão da atividade uma alegria. Inscreva-se também para o avistamento de golfinhos onde poderá ver um espectáculo digno do cirque du soleil, com os golfinhos a saltar e a surpreender a cada gota de água que deixam correr pelo seu corpo.
A Nazaré tem uma cultura de peixes e pescadores muito interessante, que pode ser tão emocionante como deliciosa. Treine virtudes como paciência e determinação praticando a pesca desportiva, onde você será equipado, instruído e guiado pelos melhores profissionais nesta arte em uma experiência relaxante e emocionante. Se preferir ir directamente à recompensa, faça um passeio gastronómico, onde poderá saborear os mais saborosos pratos marinhos que Portugal pode oferecer, não perca as saborosas refeições como a Caldeirada e a Massa de Peixe. Se quer que a comida conte as suas histórias, não se esqueça de passar pela Salga de Peixe, uma curiosa tradição nazarena onde o peixe é seco e depois servido a gosto, criando pratos únicos que o transportarão para um tempo mais simples.
Por ser uma zona situada no coração do coração de Portugal, a Nazaré é um local perfeito para uma excursão a locais fascinantes. Seja por terra, mar ou mesmo grutas, a Nazaré tem um destino ideal ao seu alcance.
Se você não está pronto para deixar o mar de lado, faça uma viagem para as várias comunidades próximas com uma forte cultura aquática. Visite locais como Peniche, onde o mar foi domado ao capricho dos cidadãos e poderá saborear comidas deliciosas, areias fofas e ondas emocionantes à sua disposição. Se procura ver o mar de outra perspetiva, dirija-se a Torres Vedras, um local com vistas maravilhosas e magníficas infraestruturas que fazem do passeio uma experiência inesquecível. Você não quer tirar os pés da água? Faça um passeio de barco onde poderá visitar belezas naturais como as Ilhas Berlengas, onde verá as maravilhas do oceano colocadas em primeiro plano, com flora e fauna e rochas incríveis que parecem esculpidas por Michelangelo por suas formas particulares.
Marinheiro de água doce? Não tem problema, porque a partir da Nazaré podem fazer excursões que passam pela Ria de Aveiro, um abraço do mar português. Faça viagens à comunidade de Aveiro, uma cidade rústica e colorida que tem sido apelidada de Veneza Portuguesa, pelos seus barcos, estrutura e ambiente romântico. Ou visite cidades como Ovar que misturam beleza terrestre com beleza aquática, sendo o lar de belas vistas da Ria e de algumas das mais belas igrejas do mundo como a Igreja Matriz de Santa Maria de Válega ou a Igreja de Cortegaça.
As excursões religiosas da Nazaré também são muito procuradas, você vai se colocar na pele de um peregrino e verá que há beleza na viagem e no destino. Viaje até à magnífica cidade de Fátima e viva a espiritualidade a outro nível, com santuários e museus que a Virgem se recusou a abandonar com o passar dos anos. Ou se procura monumentos repletos de espírito religioso e guerreiro, visite o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaça, dois imponentes edifícios que foram construídos após as vitórias portuguesas em honra da Virgem, só a sua fachada grita de orgulho.
A área não só permite que você se mova para onde quiser, como também dá a oportunidade de viajar no tempo. Viaje aos tempos medievais repleto de cavaleiros e trovadores em comunidades como Óbidos, Alcobaça e Coímbra. Onde a vila e a população vivem a época medieval da melhor forma possível com festas, poemas, castelos, justas e muita diversão.
Se procura conforto e modernidade, a Nazaré é um excelente ponto de partida para uma road trip pelas cidades mais populares de Portugal. Viagens a cidades como Porto e Lisboa nunca foram tão fáceis e tão divertidas. Viaje para o conforto do mundo moderno a partir desta villa e observe a evolução e o progresso ao longo do caminho.
A Nazaré celebra a sua cultura sempre que tem oportunidade, pelo que a vivência plena da vila pode sempre ser celebrada, embora existam alguns acontecimentos que a elevam a outros níveis. É aconselhável viajar em setembro onde se realiza uma festa à Virgem da Nazaré, uma animada festa onde se podem experimentar comida, folclore, danças e concertos ao estilo da Nazaré, em homenagem à padroeira que deu origem à vila. Por outro lado, se você busca se surpreender com feitos de alto nível, viaje em fevereiro para o Tow Surfing Challenge, onde os mais talentosos surfistas se destacam para mostrar quem tem mais garra e determinação, desafiando as maiores ondas o mundo viu.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal