Portugal

Ferias em Portugal

Organização de agências de turismo portuguesas

Portugal
12 Agências Colaboradoras
mais de 15.000 Pessoas já viajaram
9,8 / 10 Avaliação de nossos visitantes
Promoções de viagem:
Informações turísticas:
Informações basicas:
Outros:

Guimarães, Portugal

Conheça Guimarães, a primeira capital portuguesa e desfrute das suas férias na região norte de Portugal

Guimarães, Portugal
Castelo de Guimarães
© Paulo Pacheco (CM Guimarães)

Guimarães está localizada na região de Minho, no distrito de Braga. Conhecida como a Cidade Berço de Portugal graças ao seu passado histórico glorioso, ligado à fundação da identidade nacional e a língua portuguesa no século XII. Na verdade, essa foi a cidade natal de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que nasceu aqui em 1110 e a partir desta mesma cidade ele iniciou a principal ofensiva de reconquista contra as populações muçulmanas. Guimarães também foi a primeira capital de Portugal, um fato que é motivo de orgulho para os seus habitantes, como atesta a inscrição no exterior do Castelo de Guimarães: Aqui Nasceu Portugal.

Ruas de Guimarães, Portugal
Ruas de Guimarães, Portugal
© Eduardo Arostegui

Seu centro histórico maravilhoso, declarado como bem único pela Unesco e incluído na lista de patrimônios mundiais, é composto por um conjunto de vielas que se entrelaçam formando um labirinto que levam a praças pitorescas, cercadas por edifícios medievais, porém essa cidade não se destaca somente pelos seus importantes tesouros históricos, já que é uma cidade universitária que, além de contar com museus interessantes, oferece também um ambiente estimulante com praças repletas de cafeterias e excelentes restaurantes.

Graças a posição estratégica de Guimarães, ela é facilmente acessada a partir de qualquer zona do norte de Portugal, portanto, se você está hospedado em Porto, é imprescindível que você faça uma excursão a esta cidade. O ideal é combinar a visita a Guimarães com Braga, já que estão muito próximas e ambas são cidades maravilhosas.

A gastronomia de Guimarães, a qual possui raízes na tradição do norte, se baseia no delicioso peixe português, porém também conta com muitos pratos à base de carne, principalmente nas tavernas locais que oferecem cozinha regional. Alguns pratos típicos são: o arroz de pica no chão, um arroz com carne de galinha acompanhado de vinho tinto, o bacalhau com broa, um tipo de bacalhau feito no forno com pão de milho ralado e, o polvo à lagareiro, que consiste em um polvo fartamente temperado acompanhado de batata a murro, chamada assim porque quando ela sai do forno é literalmente murrada. Com relação aos doces, você terá que experimentar os pastéis de Guimarães, um recheio de creme cercado por folhas finas.

Outro produto fundamental da gastronomia portuguesa é o vinho, já que Guimarães faz parte da sub-região de Ave, dentro da região marcada por vinhos verdes, que se estende ao noroeste de Portugal e abriga milhares de vinhas onde é produzido o famoso Vinho Verde, um tipo de vinho único no mundo, leve e frutado, perfeito para entradas. Seu nome, ao contrário do que você pensa, não se refere à cor do vinho ou da uva que se utiliza, mas à cor predominante da região onde é produzida e à juventude e leveza que a caracteriza.

Indice:

Quais são os melhores lugares para ver em Guimarães, Portugal?

Guimarães,
Guimarães © Celestino Manuel

Guimarães possui um patrimônio arquitetônico maravilhoso que remete à idade medieval. Na Colina Sagrada localiza-se o símbolo da cidade, o Castelo de Guimarães, uma fortaleza medieval encantadora com sete torres construída no século XI, onde segundo a lenda, nasceu Alfonso Henriques, primeiro rei do Reino de Portugal.

Paço dos Duques de Bragança, Guimarães, Portugal
Paço dos Duques de Bragança
© Paulo Pacheco (CM Guimarães)

Passeando pelas ruas estreitas de paralelepípedos do centro histórico você irá encontrar o Palácio dos Duques de Bragança, que domina a cidade desde o século XV com as suas torres ameadas e chaminés cilíndricas de tijolo, de onde se avista um panorama espetacular de toda a cidade . O palácio caiu em ruínas quando a poderosa família Bragança, última família soberana do Reino de Portugal e do Império colonial ultramarino português de ultramar, mudou-se para a região do Alentejo e mais tarde foi restaurada como residência de António de Oliveira Salazar, primeiro-ministro e ditador de Portugal de 1932 a 1968. Também é possível visitar as suas salas majestosas, que possui uma grande coleção de tapeçarias flamencas, armas medievais e uma capela com vitrais fantásticos.

A sua estadia nesta cidade irá enriquecê-lo tanto culturalmente e historicamente como religiosamente, uma vez que os vestígios do passado e da religião católica estão muito presentes em todo Portugal, mas sobretudo nos territórios do norte, onde as pessoas são muito religiosas e respeitadoras das tradições , como evidenciado pelas muitas igrejas, mosteiros, museus e locais de culto.

Igreja de São Gualter, Guimarães
Igreja de São Gualter, Guimarães
© Leonardo del Petre

Entre estes locais estão a Igreja de São Miguel do Castelo com uma linda arquitetura românica; a Igreja de São Gualter, que é a mais imponente desta cidade, pelas suas enormes torres gémeas que parecem não ter fim e que datam do século XIX; o Mosteiro de Santa Marinha da Costa, ao lado do qual está instalado um hotel de luxo que oferece uma estadia muito especial em um edifício belo e muito ambiental e, por fim, o Convento de Santo António dos Capuchos, situado na Colina Sagrada e atualmente alberga um museu belíssimo, fazendo com que você possa visitar todos os cantos deste convento.

Em particular, as igrejas mais famosas e importantes são: a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, fundada pela Condessa Mumadona no século XII e classificada como Monumento Nacional desde 1910, e a Igreja de São Francisco, famosa pelo seu interior espectacular, com um claustro de estilo renascentista e o seu mosaico de azulejos do século XVIII que representam a vida do santo. A igreja foi reformada várias vezes entre os séculos XV e XVIII e, apesar de românica, tem uma abside gótica de influência batalhina.

Durante as suas férias você não pode deixar de visitar os inúmeros museus que enriquecem esta cidade cheia de história, entre estes, os mais atrativos são: o Museu Arqueológico Martins Sarmento, que está instalado na Igreja de São Domingos e é o principal museu de referência da cultura celta em Portugal e uma das mais importantes de toda a Europa, e a Plataforma das Artes e Criatividade, um espaço multifuncional dedicado à atividade artística e cultural que representa o centro criativo da cidade.

Quais são os melhores planos para fazer em Guimarães?

Guimarães tem uma riqueza patrimonial impressionante, a melhor forma de descobrir a sua história é se perder passeando pelas suas ruas de paralelepipedo e descansar nas suas praças inconfundíveis, saindo pela Praça de São Tiago, situada no centro histórico e admirando as suas construções que ainda conservam o seu aspecto medieval, prossiga pelo Largo da Oliveira, que se conecta com a praça graças às arcadas na base dos Antigos Paços de Concelho, a antiga Câmara Municipal do século XIV que hoje alberga a Delegação de Turismo, Cultura e património do Porto e do norte de Portugal. De lá, você continuará pela Rua Alfredo Guimarães, onde está localizado o belo museu Alberto Sampaio, que possui coleções de conventos e igrejas da cidade, até chegar à maravilhosa Capela Nossa Senhora da Guia, e depois relaxar em um dos pulmões verdes da cidade, o Jardim Público da Alameda.

Além da história e da cultura, em Guimarães você também encontrará uma vida muito ativa, com ruas e lojas de café cheios de estudantes universitários, e mesmo que você viaje com crianças, não terá problemas em encontrar atividades divertidas, como o Parque Aquático Scorpio, localizado em Candoso, bem pertinho da cidade, que conta com duas piscinas, uma para crianças e outra para adultos, e inúmeras outras atrações pelas quais seus filhos vão se apaixonar.

Durante a sua estadia em Guimarães você não poderá deixar de desfrutar da sua rica tradição gastronômica, aliás aqui você encontrará muitos restaurantes típicos deliciosos, onde poderá saborear os verdadeiros sabores autênticos da cozinha tradicional portuguesa, conhecida no mundo todo, como no Cor de Tangerina, que oferece exclusivamente cozinha típica e muitos pratos vegetarianos e fica em uma casa antiga pitoresca perto do castelo da cidade, o Templo da Gula, que une a tradição portuguesa a técnicas de preparação muito modernas, é o local ideal para um jantar romântico ao ar livre e com tranquilidade; o Histórico By Papaboa, restaurante típico da gastronomia local, está entre os mais apreciados pela população local, e o Restaurante Formigas, considerado um dos melhores restaurantes de cozinha mediterrânea entre a população local, também oferece coquetéis exóticos no bar ao lado.

Quando é a melhor data para ir para Guimarães?

O período do ano perfeito para desfrutar plenamente desta cidade maravilhosa é o verão, que vai de maio à setembro, período em que muitas festas são organizadas, especialmente no mês de agosto durante a celebração das Festas da Cidade e Gualterianas, uma festa celebrada desde 1452, com danças populares, concertos de rock, fogos de artifício, desfile de rua e tourada.

Quanto a festas religiosas, dia 16 de julho é celebrado o Festival de Nossa Senhora do Carmo, no qual os devotos peregrinam até o Monte da Pena para homenagear a Santa Padroeira da cidade. Essa é uma festa muito famosa, todos os habitantes participam.

A cidade adquire um ambiente especial durante a Feira Afonsina também, a qual é uma feira medieval, que se realiza durante o mês de junho, quando o tempo pára e volta centenas de anos para trás, já no mês de novembro celebra-se o Guimarães jazz, um festival de jazz que dura três semanas e é um dos mais importantes do país e de toda a Europa.

No entanto, durante o inverno também acontecem festivais interessantes e característicos, como as Festas Nicolinas, os festivais mais antigos da cidade. As comemorações do protetor São Nicolau, que acontecem de 29 de novembro a 7 de dezembro, foram inicialmente religiosas, com os alunos frequentando a missa, acompanhados de um sermão, e depois com jogos populares. Hoje esta semana de festa assumiu um caráter mais profano, e é profundamente sentida pelos habitantes, tem cantos, danças e atividades divertidas como recitar alguns versos satíricos de um pregoeiro, muito crítico e com muito humor em um clima de festa que dura a semana toda. As Festas Nicolinas representam um testemunho muito importante do património cultural da cidade.

O clima nesta zona de Portugal é misto entre clima continental moderado e oceânico, as várias estações são bem definidas com invernos bastante frios e chuvosos enquanto no verão encontra-se um clima muito quente e seco, no entanto a temperatura média anual é de 15ºC, de fato, no verão há um clima perfeito para desfrutar de atividades ao ar livre e na natureza, e mesmo no inverno a temperatura nunca atinge um nível extremo.

Quais as melhores excursões a fazer em Guimarães?

Em Guimarães você encontrará muitas possibilidades de excursões na natureza, como na Montanha da Penha, que oferece uma vista maravilhosa sobre a cidade. Na verdade, é o ponto mais alto em km à sua volta (com cerca de 617 m de altitude), e situa-se a cerca de 7 km da cidade. A serra é o local ideal para uma fugidinha da cidade, e no ponto mais alto situa-se o Santuário da Penha, um monumento de beleza e valor arquitetônico e religioso singulares, símbolo da fé do país.

A cidade também é um excelente ponto de partida para visitar outras lindas cidades do norte de Portugal, como por exemplo Braga, uma cidade fascinante considerada o principal centro religioso de Portugal, repleta de construções arquitetônicas barrocas atraentes e com um centro histórico impressionante onde você encontrará uma atmosfera muito enérgica, com cafés e praças muito animados. Outra cidade importante facilmente acessível a partir de Guimarães é Porto, uma cidade histórica fabulosa situada na foz do rio Douro, onde os bairros elegantes e as vilas senhoriais contrastam com o conjunto de ruas estreitas típicas que a UNESCO declarou Património da Humanidade.

Passando Porto em direção ao sul, você chegará a Aveiro, uma pequena vila de pescadores conhecida como Veneza de Portugal devido à presença de canais maravilhosos no centro dela. Aveiro é uma cidade perfeita para andar de moliceiro, os barcos típicos da vila, esta é uma atividade que não se pode perder por nada no mundo. Além disso, entre muitas outras coisas, não deixe de visitar as marinhas de sal, que são um espectáculo natural incrível, a Costa Nova, com as suas praias e belas casas ou o próprio centro da cidade de Aveiro, um local único, belo e que você não pode perder.

A norte de Guimarães, esta região também oferece cidades e vilas menores e menos famosas, mas talvez mais autênticas e originais, como a peculiar Valença do Minho, uma vila-fortaleza situada no alto rio Minho, perto da fronteira com Espanha a norte de GuimarãesBarcelos, município que oferece uma beleza única, cheia de história e arte, e conhecido pelo famoso Galo de Barcelos, que ao longo do tempo se tornou um símbolo em todo o país, ou Viana do Castelo, a jóia da Costa Verde, conhecida pelo seu lindo centro histórico e suas praias charmosas. No entanto, a principal atração da cidade é o Santuário de Santa Luzia, um templo bizantino espetacular do século XX, localizado no morro de Santa Luzia, de onde se pode admirar uma vista maravilhosa do vale do Lima. Por outro lado, se você seguir para sul terá que passar pela maravilhosa vila de Amarante, conhecida pela sua excelente gastronomia, pelas suas vinhas e pelas suas paisagens românticas.

Outro destino imperdível no norte de Portugal é Vila Real, uma cidade maravilhosa que se destaca pelo seu centro histórico agradável cheio de igrejas pitorescas antigas. Sua principal atração é o Palácio de Mateus, imponente mansão barroca do século XVIII, que fica a 3,5 km do centro e é considerada uma das casas senhoriais mais elegantes da Europa.

Se você é amante da natureza, você precisa visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional de Portugal, situado no extremo norte do país, na fronteira com Espanha. Você vai se sentir entrando em um mundo encantado onde você irá contemplar a natureza em sua forma mais pura e paisagens incríveis. Além das inúmeras atividades que podem ser feitas como caiaque e rafting, você pode visitar as centenas de aldeias de pedra que se ergueram no século XII onde a modernidade não chegou, de fato as atividades dessas cidades estão harmoniosamente integradas com o natureza conservando antigos valores e tradições.

Qual é o melhor modo de chegar em Guimarães?

Guimarães tem uma localização perfeita para uma fugidinha saindo do Porto e também de Braga, se chegar do Porto, ou do estrangeiro, já que o aeroporto mais próximo é São Francisco Sá Carneiro de Porto, a melhor forma é pegar um trem, que sai da Estação do Porto-Campanhã, e demora uma hora. Chegar de carro é um pouco menos demorado e você pode pegar a autoestrada A3, que tem pedágio. Por outro lado, se chegar de Braga você vai passar pela M584 e depois pela N309 que vai sair dentro da cidade, a viagem de carro leva apenas meia hora.

O outro aeroporto mais importante do país é o Humberto Delgado em Lisboa, que recebe voos internacionais de qualquer parte do mundo, de onde você pode chegar até a Estação do Oriente com os muitos ônibus que ligam os dois destinos e depois pegar um trem para Guimarães que demora de 5 a 6 horas pela rota direta Lisboa-Guimarães. Se você vier da Espanha, o ideal seria entrar em Portugal pela fronteira norte, passando pela cidade de Vila Verde da Raia, prosseguindo pela A-24 até Vila Pouca de Aguiar onde entrará na A-7 para chegar a Guimarães.

Onde se hospedar em Guimarães?

Para aproveitar ao máximo a sua estadia, você pode optar por ficar no centro histórico, em um dos muitos hotéis oferecidos, ou mesmo em uma casa rural, se você procura maior tranquilidade.

Entre os hotéis da cidade estão: o Stay Hotel Guimarães Centro, uma estrutura de quatro estrelas muito moderna localizada em pleno centro histórico, que também conta com serviço de aluguel de bicicletas e área de internet com computadores.

O Hotel Mestre de Avis, de duas estrelas, situado no coração da cidade, dispõe de varandas nos quartos e serviço de almoços para viagem, tendo ainda uma etiqueta ecológica.

Hotel Fundador, com três estrelas, localizado em uma colina com lindas vistas do centro histórico, onde os quartos possuem grandes janelas com vista e também um bar no último andar.

Hotel da Oliveira, de quatro estrelas, localizado no centro histórico, a 100 m do Castelo de Guimarães, é perfeito para visitar as atrações do centro histórico.

O Santa Luzia ArtHotel, de quatro estrelas, é um pouco mais afastado do centro histórico mas é equipado com piscina e terraço.

Excursões e atividades recomendadas:

Mapa Interactivo:

O que somos?

O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:

  • Divulgar Portugal, a sua cultura e património.
  • Promover um turismo sustentável.

Em colaboração com:

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Turismo de Portugal



Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.