Aveiro, é uma cidade única situada na zona centro de Portugal. Considera-se uma cidade-museu, desde o século XX foi lugar de uma burguesia endinheirada, pelo facto de a economia da cidade ter sido muito favorecida pelas salinas, o comércio e a pesca. Tudo isso levou ao investimento nas suas vivendas, com uma espetacular arquitetura em Art Nouveau.
Aveiro caracteriza-se, entre outras coisas, pela arquitetura modernista e pelos canais que atravessam o centro da cidade. Através destes, pode-se navegar nas embarcações típicas da localidade, chamadas moliceiros ou mercantéis. O moliceiro tradicionalmente navega por toda a laguna, já o mercantel circula pelos canais urbanos onde transporta sal e mercadorias. Conhecida como a Veneza de Portugal, pode-se pensar que possuem muita semelhança devido à presença dos canais. Mas esta cidade não tem comparação, visto que alberga uma magia especial bem como um estilo único. Aqui poderá desfrutar de um passeio ao sol junto dos canais, graças ao maravilhoso clima com temperaturas amenas praticamente o ano todo.
Por outro lado, Aveiro é um destino para todos. Quer seja para os amantes de arte e cultura devido à arquitetura e museus encantadores como para quem busca um período de tranquilidade e descanso, pois nada é mais relaxante do que um passeio pelos canais tomando um espumante da Bairrada na esplanada e um ovo mole. Este doce mais famoso de Aveiro é, feito com um anfitrião no exterior estando recheado com gema de ovo e açúcar, ideal para saborear ao percorrer uma das típicas ruas de calçada portuguesa. Em poucas palavras, poderíamos definir Aveiro como um destino de charme.
Na zona costeira encontrará praias enormes e muito bonitas onde poderá passar o dia. Aproveite para degustar o saboroso peixe fresco desta zona e ver as pitorescas casas coloridas da Costa Nova, chamadas Palheiros. A fachada destas casas é pintada com linhas de duas cores, uma delas é sempre branca, a outra muda de cor consoante a casa, normalmente verde, azul, amarelo ou vermelho. Esta zona de Portugal é também conhecida por ter as melhores tripas de aveiro, algo muito semelhante a um crepe com diversos recheios, algo ideal para um capricho.
Aveiro é uma cidade piscatória, mas também universitária. O costume e a tradição dos pescadores misturam-se com a vida estudantil, fazendo com que este destino tenha também um ambiente jovem e divertido, sem perder a tranquilidade característica de uma cidade mais tradicional à qual se vai desconectar.
Um destino diferente e especial, perfeito para uma escapadela de fim de semana ou apenas de passagem. É muito fácil percorrer todos os recantos e ruas, ou desligar-se do trabalho e da vida agitada passeando à beira dos canais, navegando de moliceiro ou comendo peixe fresco.
Índice.
No exterior da Sé Catedral de Aveiro (Igreja de São Domingos de Aveiro), de estilo barroco, sobressai a torre sineira bem como o portal com 4 colunas salomónicas. Além desta bonita Sé, temos a Igreja da Misericórdia. Assim que a vir, ficará impressionado com a fachada revestida a azulejos azuis do século XIX e o impressionante portal barroco.
Para saber mais sobre a cultura local, deve visitar os museus. Nesta cidade encontrará vários, todos com temáticas muito diferentes. O Museu de Aveiro, também conhecido por Museu da Princesa Santa Joana, é onde se encontra o seu magnífico túmulo que é uma autêntica obra de arte. Este museu está localizado num antigo convento onde viveu Santa Joana. Irá encontrar uma exposição muito variada de pinturas, esculturas e jóias, entre outras coisas. Por outro lado, temos o Museu de Arte Nova onde encontrará uma exposição dedicada a este movimento artístico que tanto caracteriza Aveiro, a Art Nouveau. Por fim, um pouco mais longe da cidade, mais especificamente em Ílhavo, terá a oportunidade de visitar o Museu Vista Alegre, uma das marcas de porcelana mais vendidas e conhecidas de todo o mundo, tanto que Isabel II da Inglaterra possui várias peças desta marca, uma visita incrível. Esta marca tem uma enorme loja no centro de Aveiro, onde não pode deixar de ir se lhe faltar tempo e ainda não passou pelo museu.
Devido à presença de canais na cidade, encontram-se várias pontes. A mais original é a Ponte Laços de Amizade, onde se penduram laços em sinal de amor ou amizade. Vale a pena passar nesta ponte e vê-la coberta de fitas. A Praça da República é outro dos locais que tem de conhecer, neste ponto fica a Câmara Municipal de Aveiro e a Igreja da Misericórdia, onde vai querer dar um passeio e sentar-se num dos bancos situados na praça para contemplar a história viva de Aveiro. Poderá também visitar uma das confeitarias mais conhecidas e bonitas do concelho, a Confeitaria Peixinho, onde terá a oportunidade de provar a melhor doçaria conventual da zona.
As Marinhas de Aveiro (Salinas de Aveiro) são outra das grandes atrações turísticas. Vai adorar ir a este local para ver como se realiza o processo de elaboração deste tempero que não falta em nenhuma mesa do mundo. Algo que se for a Aveiro tem que ver, visto que também formam uma paisagem muito bonita que não se vê em todos os destinos. Da mesma forma, as salinas têm uma grande importância histórica, já que foram fundamentais para o crescimento económico da região, pois o sal era a melhor forma de conservar os alimentos. Devido a estarem pertíssimo da Gafanha da Nazaré, os grandes navios bacalhoeiros partiam para a pesca do bacalhau e usavam o sal ali produzido para a sua conservação. Atualmente a influência não é tão grande, mas continua a existir. Esta é uma das grandes atrações turísticas do lugar, uma aula perfeita para os jovens conhecerem a história e também um elemento chave para a existência de vegetação autóctone desta área.
Numa cidade com canais como esta, é praticamente obrigatório um passeio de moliceiro ou mercantel. São os barcos típicos de Aveiro que podem assemelhar-se às gôndolas de Veneza, mas com diferenças notáveis, como por exemplo o facto de os moliceiros terem motor, embora a autarquia pretenda mudar para motores elétricos para ter uma cidade mais sustentável.
Estas embarcações antigamente eram utilizadas pelos agricultores para transportar o moliço, um conjunto de algas marinhas. Existem vários tipos de passeio nestas embarcações, seja para ir às dunas de São Jacinto, navegando ao vento do pôr-do-sol ou para observar aves. Nada melhor do que planear um passeio numa destas embarcações que partem na parte antiga da cidade. Poderá apreciar um contraste, as casas mais pequenas e antigas, onde residiram as famílias que vivem da pesca, casas muito coloridas tal como os moliceiros, destacando-se cores como o amarelo ou o azul.
Se não gosta de andar de barco, pode passear no bonito parque Dom Pedro Infante, um local para se desconectar no meio da natureza e onde as crianças podem brincar nos escorregas do parque. Passear junto aos canais também é algo para fazer em Aveiro, uma cidade feita para agradáveis passeios nas ruas calcetadas já que é bastante plana.
Pode-se dizer que Beira Mar é o bairro com mais tradição. É onde estão as casas dos pescadores e a verdade é que é um luxo de se ver. Por ser uma cidade piscatória, nesta zona encontrará os melhores restaurantes onde poderá saborear o peixe mais fresco, ou também o bacalhau de Portugal, salgado e muito comercializado nesta zona, ou caldeirada de enguias, entre tantos outros pratos maravilhosos. Depois de uma boa refeição tão boa, apetece dar um passeio para apreciar a arquitetura e as pitorescas ruas estreitas ou ir a uma confeitaria para provar os ovos moles, tão famosos na cidade, um verdadeiro mimo.
A rota dos passadiços situa-se na laguna da ria. Pode passear neste percurso de 3 formas. Uma delas de bicicleta e a outra a pé, uma boa oportunidade para fazer um passeio único onde poderá observar um grande número de aves, visto que a Ria Aveiro é um paraíso para a realização desta atividade, um plano perfeito para casais e famílias com crianças. Outra forma é o acesso em pequenas embarcações e se a maré estiver muito baixa poderá apreciar uma grande quantidade de antigas salinas, que já não estão ativas.
Aveiro caracteriza-se por ter um bom clima todo o ano, com uma média de 20º no verão e 13º no resto do ano. Aveiro pode se visitar durante todo o ano sem problemas. Se tiver possibilidade de escolher uma data, o melhor é provavelmente no mês de julho, altura em que se celebra o Festival dos Canais. Trata-se de uma festa da cidade com atividades como concertos ou teatros, realizada entre tantos outros espetáculos artísticos. Outras das festas que vale a pena vir são as festas de São Gonçalinho, que se celebram no final de semana mais próximo do dia 10 de janeiro. Não há nada parecido no mundo. Aqui atiram-se cavacas (pão muito duro de farinha, ovo e açúcar) do alto da capela de São Gonçalinho. O objetivo principal é de os apanhar com a ajuda de qualquer utensílio que julgar adequado, seja uma rede de pesca ou um guarda-chuva. Entre os dias 25 de março e 26 de abril é celebrada a Feira de Março, que decorre desde 1435 e onde existem cerca de 250 barracas, muito diversas, desde produtos e comida típicos, a calçado, vestuário, entre muitos outros.
Quer seja na cidade de Aveiro ou nos arredores, tem várias excursões a realizar. Desde distintas rotas gastronómicas de degustação de produtos típicos à rota de Art Nouveau, passando por escapadelas à Costa Nova e à Praia da Barra, a primeira com as características casas coloridas, é uma zona costeira com várias praias espetaculares e um farol na Praia da Barra reinando do alto..
A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, uma praia que lembra um deserto com grandes dunas de areia branca, um cenário espetacular e uma paragem quase obrigatória nesta zona de Portugal. Tem a possibilidade de chegar a este local de ferry atravessando a ria, embora também possa chegar de carro, Aveiro é um dos poucos destinos onde ir de um ponto a outro devido à frequente utilização de barcos.
Águeda, conhecida como a localidade mais colorida de Portugal. É outra paragem obrigatória nos meses de verão, entre os meses de junho e setembro, as ruas são enfeitadas com milhares de guarda-chuvas coloridos e tornando-se palco de festas, concertos e festivais artísticos de uma forma quase improvisada, uma visita em que passará momentos em grande, num ambiente único e especial.
A norte de Aveiro, no município de Arouca, encontram-se os Passadiços do Paiva. Trata-se de um percurso pedestre que passa pelas serras nuns passadiços de madeira. Em geral, existem muito poucos percursos semelhantes em todo o mundo, pelo que é algo único, uma rota irrepetível e totalmente recomendada se pretende desfrutar da natureza e do ambiente.
A cidade de Coímbra fica muito perto de Aveiro e é uma etapa obrigatória nesta região de Portugal. Não pode deixar de ver a universidade, que é Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, para além do centro histórico ou a Sé Velha, entre muitos outros locais para ver e provar o melhor leitão de Portugal, zona conhecida por este tipo de carne.
Na lista das Sete Maravilhas de Portugal está incluído o Mosteiro da Batalha, outro dos muitos Patrimónios da Humanidade do país lusitano. Este edifício monumental irá impressionar pela arquitetura de estilo gótico tardio ou manuelino e não lhe deixará indiferente com a beleza artística e incrível enormidade.
A boa localização de Aveiro torna-a muito fácil de chegar. A melhor forma é a partir do Porto de carro, já que desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro pode chegar ao destino com muita facilidade e rapidez. Este aeroporto é internacional e conta com inúmeras ligações para Berlim, Londres ou Paris entre muitas outras cidades, não só da Europa mas dos restantes continentes.
Se não tem carro, não há problema, a zona litoral de Portugal está muito bem servida de transportes públicos. Pode chegar ao destino de comboio, para isso deverá apanhar a linha E do metro até Trindade, daí apanhar a linha D, sentido Santo Ovídio até à paragem General Torres, basta caminhar até à estação de comboios e ir no comboio da Linha de Aveiro.
É também muito fácil aceder à cidade a partir de Lisboa, aterrando no Aeroporto da Portela, que tem as mesmas ligações que o Aeroporto do Porto e muito mais, visto que Lisboa é a cidade mais importante do país. A partir deste ponto chega-se a Aveiro pela autoestrada num curto espaço de tempo. Por outro lado, em transportes públicos também é muito fácil, pois só tem de apanhar o metro para a estação do Oriente e depois o comboio Alfa Pendular ou o Intercidades.
Por não ser um destino massificado, não encontrará grandes hotéis ou resorts. Aliás, o maior hotel neste destino é o Meliá Ria, que se destaca pela arquitetura, tendo a forma de um cubo espelhado e na à beira da ria. Este hotel com lindas instalações, é de categoria 4 estrelas e conta com serviços como Wi-Fi gratuito em todo o complexo ou recepção 24 horas.
Aveiro é um destino para descansar e visitar os vários pontos de interesse que a cidade oferece. Destacam-se os pequenos hotéis com poucos quartos e localizados em edifícios tradicionais da zona, em estilo Art Nouveau, muito acolhedores e totalmente equipados. A maioria dispõe estacionamento para clientes.
O hotel Das Salinas, de categoria 3 estrelas, encontra-se na entrada do canal das salinas. A localização é o seu ponto forte. Por outro lado, o hotel foi remodelado em 2016 e tem conexão Wi-Fi em todo o edifício e serviço de lavanderia, entre muitas outras coisas.
El hotel Das Salinas, con categoría de tres estrellas, está situado en la entrada a las salinas, por lo que su ubicación es su punto fuerte, por otro lado, el hotel fue remodelado en 2016 y ofrece conexión wifi en todo el edificio, y servicio de lavandería entre muchas otras cosas.
Noutra zona da cidade, no centro cultural da cidade, onde se situa a universidade, está situado o hotel Afonso V, de 3 estrelas. Também foi recentemente remodelado e está muito próximo do Teatro Aveirense, pelo que é um hotel com muito boa localização caso seja um amante das artes cénicas.
A apenas duas ruas da Praça da República, encontra-se o hotel Aveiro Center. Como o nome indica está no centro da cidade pelo que tem também uma localização excepcional. Este hotel tem 3 estrelas e está muito perto das igrejas mais importantes, sendo um dos melhores exemplos de Art Nouveau na cidade.
Por outro lado, destaca-se também a presença de hostels e apartamentos com todo o equipamento necessário para sua estadia.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal