Marvão é uma pequena vila situada a norte do Alentejo, junto da Serra de São Mamede, no distrito português de Portalegre. É uma povoação rodeada de muralhas com poucos habitantes que se situa no topo duma colina. Marvão é uma vila rodeada de natureza imensa que esconde entre as ruas e edifícios muitas riquezas arquitetónicas valiosas.
A localidade de Marvão deve o nome a Ibne Maruane, um general árabe se refugiou durante o século XI. Ele escondeu-se no Monte Ammaia e lá construiu um castelo, no lugar mais remoto e inacessível que encontrou. Anos mais tarde, o castelo acabou tornando-se numa fortificação medieval para usos posteriores. Marvão, devido à geografia, era um local estratégico de defesa, situado entre colinas e com declives a norte, sul e oeste, sendo acessível apenas a pé partindo do lado nascente. Por isso, foi um município com uma forte e importante participação nos conflitos militares durante anos.
Toda a cidade está construída dentro de muralhas, passeando pelas ruas irá descobrir a bela arquitetura alentejana que perdura até hoje. Pelos recantos do município estão arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado entre outros detalhes que irá descobrir à medida que explora a encantadora vila. Subindo ao castelo, passeará por ruas estreitas enquanto aprecia a vista panorâmica dos arredores. Assim que chegar ao topo, entenderá porque é apelidado de "ninho de águias". De lá pode ter uma visão completa da povoação e do castelo aninhado no topo da montanha, a mais de 800 metros de altitude.
Esta localidade esconde um grande património edificado e preservado por anos. Entre as ruas encontra-se a igreja de Santa Maria, que ao longo dos anos foi se transformando em Museu Municipal, a igreja de Santiago, a Capela do Espírito Santo de estilo renascentista e o convento de Nossa Senhora da Estrela localizado fora das muralhas. Além disso, poderá desfrutar da natureza abundante e das vistas esplêndidas, onde poderá caminhar até aos miradouros da vila, que lhe proporcionarão as melhores vistas do local. Entre eles estão a alta Torre de Menagem e a Pousada de Santa Maria, um edifício antigo adaptado para descansar enquanto aprecia o local e saboreia a gastronomia local, como bacalhau desfiado ou a açorda alentejana, uma sopa feita com água, azeite, alho, ovo escalfado, pão e coentros. A diversidade de monumentos aliada às incríveis vistas tornam-no num local ideal para visitar.
Índice:
Os monumentos e edifícios históricos de Marvão são uma autêntica maravilha arquitetónica que irá encontrar passeando pelas ruas estreitas da vila. Este município amuralhado esconde vestígios históricos de antigas civilizações que se refugiaram neste local isolado entre colinas.
Caminhando pelas ruas estreitas e íngremes de Marvão irá descobrir chão em calçada portuguesa e casas antigas que valem a pena explorar. Vai encontrar fachadas e edifícios repletos de história, perfeitamente preservados. A primeira coisa que verá ao chegar à vila é uma das portas para atravessar a muralha, a Porta de Ródão. Se seguir a muralha, encontrará outro das portas da localidade, a Porta Este, onde pode entrar e sair do muro.
O edifício histórico mais marcante da vila é o Castelo de Marvão, que se situa no topo da colina e de onde se obtém a melhor vista panorâmica de toda a vila e arredores. O castelo é uma grande fortificação construída como refúgio e como edifício estratégico de defesa no século XIII. No interior há um pátio central, denominado Pátio das Armas, e outra fortificação interna onde está a Torre de Menagem, local adaptado como miradouro. Daqui poderá admirar a paisagem natural que rodeia a vila, colinas e ladeiras, e cada recanto de Marvão. Irá conhecer o castelo onde o mais comum é subir a muralha e percorrer o caminho que circunda a fortaleza. Junto ao castelo encontra-se a Igreja de Santa Maria, convertida em Museu Municipal, que alberga uma coleção de arte sacra, arqueologia e etnografia, pertencentes a vestígios encontrados na zona.
Explorando a vila encontrará mais duas igrejas, a Igreja de Santiago e a Capela do Espírito Santo. A Igreja de Santiago apresenta elementos decorativos góticos, no interior existem 3 naves, do lado esquerdo uma capela gótica com abóbada e do lado direito outra capela barroca. É um conjunto arquitetónico marcante, uma vez que nos oferece vários estilos artísticos. Continuando a caminhar encontrará a Capela do Espírito Santo, edifício que foi construído para servir de casa de apoio a obras de caridade. Esta capela é de estilo renascentista e é uma construção única na vila, que preserva o portal de granito. Em frente a esta capela encontra-se uma pequena praça com uma fonte do século XVIII.
Por fim, irá descobrir o Convento de Nossa Senhora da Estrela que é um exemplo da arquitetura que perdura neste concelho. Este convento foi fundado em 1448 e situa-se na periferia da muralha, podendo nele contemplar vários estilos arquitetónicos, visto que embora fosse originalmente de estilo gótico, foi se modificando ao longo do tempo e com a passagem de diferentes civilizações.
Os arredores de Marvão são o cenário perfeito para os amantes da natureza, aqui poderá realizar atividades ao ar livre para desfrutar de um ambiente tranquilo e estar em contacto com a natureza.
Na vila encontrará zonas para descansar das visitas e usufruir do lazer da vila, onde poderá saborear a gastronomia típica do lugar, como o bacalhau à Santa Maria, enquanto passa bons momentos com a população e conhece a cultura. Nesta zona encontram-se os melhores restaurantes da localidade, como o Mil-Homens, um bar típico da vila onde se pode degustar o frango cozinhado à moda tradicional, existe também o Restaurante Sever, um bonito local situado nas margens do rio Sever, com esplanada ideal para disfrutar das vistas. E num dos pontos mais altos da vila encontra-se a Pousada de Santa Maria de Marvão, um restaurante onde pode desfrutar das melhores vistas panorâmicas sobre os arredores enquanto repousa saboreando chá, café ou um dos populares vinhos da região, tais como vinho rosé ou vinho branco.
Nos arredores do concelho poderá também usufruir de atividades de turismo de aventura, como o Rail Bike Marvão, uma viagem num aparelho semelhante a uma bicicleta mas que circula nas linhas ferroviárias. Esta atividade foi criada com o intuito de reavivar as linhas férreas do país, que estão abandonadas e inutilizadas, praticando desporto e explorando os arredores da zona. O percurso oferece dois percursos distintos, um mais curto que percorre pouco mais de 16 km numa viagem de ida e volta que dura cerca de 2 horas e meia e atinge o meio do vale de Castelo de Vide, e um mais longo que percorre cerca de 32 km e dura cerca de 4 horas e meia. Durante o trajeto faça uma pausa num piquenique para assim recarregar as baterias e desfrutar do ambiente natural.
Também na Serra de São Mamede encontrá os Cavallos Marvão, outra forma de explorar o espaço e o ecossistema da zona. Esta atividade oferece um passeio a cavalo onde descobrirá a flora e a fauna de La Raya de uma forma única. Não é necessário ter experiência em equitação, pois os cavalos são muito calmos e obedientes, não sendo utilizados artefatos ou técnicas que prejudiquem os animais. É uma empresa que respeita e cuida muito dos seus animais, tanto que também possui uma quinta pedagógica com horta, onde mostram aos mais pequenos os costumes mais rurais do lugar. Aqui também vão ensinar os detalhes que esconde a agricultura, como plantam e colhem, as variadades de árvores e frutos, e o mesmo com o gado, onde vão falar sobre os animais com quem trabalham, tais como as galinhas entre outros.
Vale a pena visitar esta vila maravilhosa em qualquer época do ano, no inverno visitará o castelo e os edifícios históricos, enquanto no verão poderá desfrutar da natureza da região e arredores com um clima perfeito para praticar os seus desportos favoritos ao ar livre.
Em cada verão, no final de Julho, acontece uma das festas mais importantes da localidade, o Festival Internacional de Música Clássica. Este evento aposta em levar a música para o município com uma grande programação e uma seleção de músicos incomparáveis, vindos de todas as partes do mundo. Os concertos realizam-se em diferentes pontos da povoação, desde igrejas ao centro cultural, tendo o pátio central do castelo como auditório principal. Ao longo dos anos, este festival pretende abrir-se a outros estilos musicais de forma a atrair a atenção de todos os tipos de público.
No entanto, a festa mais marcante e mais antiga da vila é a Festa Medieval, também chamada de Almossassa (fundação), que se celebra no primeiro fim de semana de Outubro. Neste festival, as ruas são tingidas de mil cores e a música árabe transporta-o para os tempos em que Marvão fazia parte do controlo muçulmano. Durante este fim de semana poderá desfrutar de espetáculos de danças árabes, música medieval ao vivo, teatros no castelo e muito mais. Também pode passear pelas ruas apreciando as lojas e barracas, como os mercados medievais e bazares marroquinos, e aproveitar para comprar uma lembrança, aqui encontrará malas de couro, frutos secos, tatuagens henna, chá de haima, e também atuações realizadas por encantadores de serpentes e aves de rapina, para serem admirados e tocados. Embora o centro da celebração seja a praça onde tudo é decorado para dar um ar medieval e as pessoas vão disfarçadas. Aqui poderá saborear comida típica muçulmana e provar ao vivo a comida típica da região, como comida tradicional portuguesa de pão com chouriço assado e algumas bebidas antigas como o hidromel.
Marvão oferece excursões ilimitadas para fazer na área e arredores. É um ponto de partida ideal para descobrir o norte do Alentejo, onde encontrará muitas localidade ricas em história e tradição. O aluguel de carro é frequente quando visita a vila e se deslocar a outras.
A vila oferece uma grande diversidade de atividades e passeios ao ar livre. Entre elas, está a rota guiada pelo Parque Natural de São Mamede, uma caminhada no meio da natureza que percorre as aldeias vizinhas para conhecer a cultura e costumes. A atividade é realizada com um guia que lhe dará informações sobre o ambiente e as aldeias que irá visitar, o que a torna uma experiência natural única e muito enriquecedora. Também pode desfrutar de uma rota guiada ao topo do morro do Parque Natural de São Mamede, na qual irá explorar o ambiente natural do parque e observar a fauna e flora. Aqui, ao chegar ao topo do cerro, além de contemplar as melhores vistas panorâmicas da zona, também terá a oportunidade de observar e fotografar de perto os abutres que ali habitam e os seus poleiros.
Na zona baixa de Marvão, pouco antes de chegar à vila, encontra-se Castelo de Vide, uma pequena e charmosa vila que parece ter tirava da época medieval. Passeando pelas ruelas irá admirar as antigas casas decoradas com flores, encontrará lugares para visitar como a Igreja Matriz de Santa María da Devesa que junta estilos barroco e neoclássico. Continuando a percorrer a povoação, chegará ao muito bem conservado centro histórico de estilo medieval. As suas ruas são estreitas com o asfalto empedrado e passará a caminhar observando as casas brancas e os arcos de granito. O monumento mais importante da vila é a Fortaleza de São Roque, um castelo da época medieval que está rodeado por uma muralha. No interior terá acesso à melhor vista panorâmica da vila, no ponto mais alto do castelo.
Uma das excursões mais interessantes fora do território é Portalegre, uma cidade rica em história. Foi muito conhecida na antiguidade devido ao grande investimento na indústria têxtil, pelo que não pode deixar de visitar o Museu das Tapeçarias da Manufactura de Portalegre, localizado numa antiga casa adaptada. Aqui vai admirar as tapeçarias que são peças únicas feitas com a técnica manual de tear para reproduzir desenhos ou pinturas. Além disso, passeando pelas ruas da cidade, encontrará muitos palácios e monumentos históricos. Entre eles encontra-se: o castelo de origem medieval, que é a grande Sé Catedral, onde poderá ver um conjunto único de pinturas portuguesas; a Casa Museu José Régio, onde viveu o poeta; e a Igreja do Convento de São Francisco que se encontra na antiga Fábrica Cortiça de Robinson.
Outro passeio interessante é Évora, que fica a uma hora e meia de distância. Trata-se de uma das cidades mais bem preservadas do país e é conhecida como "Cidade Museu", aliás foi classificada como Património Mundial pela Unesco em 1986. Aqui irá percorrer as ruas amuralhadas que conduzem a maravilhosas obras arquitetónicas, entre as quais: a Sé ou Catedral, que é considerada a maior catedral do país, com um estilo de transição entre gótico e românico; as colunas do Templo Romano de Diana, que se situam perto das Termas Romanas que possuem um laconium (sala quente para banhos de vapor) e uma piscina circular de 9 m de diâmetro, é considerado um dos monumentos romanos mais bem preservados da Península Ibérica, e é composto por 14 colunas coríntias coroadas de mármore; e a Praça do Giraldo que é a praça principal da cidade, sendo o coração de Évora, aqui terá acesso às lojas, cafés e restaurantes, sendo também palco de diversas atividades. Além disso, esta zona é muito famosa pelos bons vinhos, pelo que poderá fazer provas de vinhos nas adegas e passear pelas vinhas, onde degustará os vinhos mais apreciados da região.
A partir daqui também pode visitar Cárceres, a pouco mais de uma hora e meia de distância. Esta cidade impregnada em história ostenta o título de Cidade Património da Humanidade concedido pela Unesco desde 1986, um importante reconhecimento atribuído devido ao grande número de etapas históricas que presenciou. Passeando pelo centro histórico desfrutará de uma grande diversidade de obras arquitetónicas, como as defesas almóadas, as antigas casas senhoriais e os templos que completam a cidade amuralhada. Fora das muralhas, encontrará bairros tradicionais que são formados por grandes avenidas ajardinadas. Além disso, nesta cidade pode visitar teatros, museus, cinemas e auditórios, pois têm grande interesse cultural.
Marvão encontra-se numa posição estratégica entre Espanha e Portugal. A localização significa que existem vários formatos bastante confortáveis e pode escolher aquele que melhor se adapta às suas preferências e necessidades.
Existem várias opções para viajar a Marvão de avião, a partir de qualquer aeroporto de Espanha, por exemplo, a forma mais comum é aterrar no Aeroporto de Lisboa denominado Humberto Delgado e, uma vez aí, usar qualquer um dos serviços disponíveis. Estes podem ser carro de rent a car, autocarro, táxi ou comboio. Desde Madrid (Aeroporto Adolfo Suárez - Barajas) a viagem é de curta duração, pois não chega a uma hora e meia.
A partir de Cárceres, pode conduzir pela estrada nacional espanhola N-521, que começa especificamente na localidade de Trujillo. Daí tem menos de 120 km ou uma hora e meia de viagem para chegar à fronteira portuguesa, muito perto de Marvão e passando por Valência de Alcântara. Se sai de Madrid, a distância é de 425 km, o que corresponde a 4 horas e 15 minutos de estrada, utilizando as auto-estradas M-40 e A-5 até chegar a Cárceres. Uma vez lá, continua-se da mesma maneira como mencionado anteriormente.
Se preferir usar o transporte público, existem opções de autocarro e comboio para lá chegar. A empresa de autocarros que opera em Marvão é a Rede-expressos, que, caracterizada pelo preço acessível, é uma opção muito procurada, aliás, por vezes, há viajantes que vão a Cárceres de carro e uma vez lá pode ir de autocarro a Marvão. Quanto ao comboio, a Estação Ferroviária de Marvão-Beirã é uma plataforma do Ramal de Cárceres, que serve Beirã e Marvão, cobrindo a chegada de comboios na zona. Desde lá, pode usar táxi ou autocarro para chegar ao seu destino.
A opção do táxi para viagens curtas para chegar a Marvão também é notável, por exemplo a partir de Valência de Alcântara é muito comum utilizá-los porque são muito baratos e a localidade fica a apenas 20 km.
Na hora de se hospedar, Marvão apresenta um amplo catálogo de opções que têm tudo o que precisa. Existem hotéis de diferentes categorias, como o renomado Hotel Sever Rio de 3 estrelas. Este hotel tem algumas boas avaliações de clientes, chamadas de fabulosas pela maioria deles. Apesar de se situar em Portagem, está muito perto de Marvão e tem a particularidade de oferecer uma das melhores vistas da vila. Possui também uma piscina pública, perfeita para se refrescar nos dias de sol. Por outro lado, descobrimos o fantástico hotel de 4 estrelas denominado Varanda do Alentejo que se localiza a 250 metros do centro histórico do concelho e possui um restaurante onde oferecem os melhores pratos típicos da zona. Também se define como o hotel perfeito para ir com crianças.
Se preferir a máxima tranquilidade proporcionada para ficar sozinho, pode escolher entre apartamentos ou casas. Entre os apartamentos, destaca-se o 7 Quintas Marvão, um apartamento a 950 metros do centro, que se difere das casas por ter aoenas um quarto individual e o espaço é menor pelo que é ideal para quem viaja sozinho ou em casal. Em segundo lugar está a Quinta do Barrieiro, um apartamento completo de 35 m², também denominado estúdio. Ambos os apartamentos possuem piscina onde poderá desfrutar de momentos de tranquilidade e diversão.
Se o que procura é uma estada à sua inteira disposição, opção ideal são as Casas para famílias ou grandes grupos. Sendo Marvão uma vila pequena, apresenta mais alojamento deste estilo, escolhidos habitualmente pelos visitantes. Algumas das mais conhecidas são Casa Vigia, Casa do Sétimo Passo ou a Casa da Árvore, que têm cerca de 140 m². Entre as melhores, destaca-se a Casa Vigia pela excelente localização. Esta casa está situada no Parque Natural da Serra de São Mamede e goza de uma absoluta tranquilidade, perfeita para umas férias relaxantes. Como particularidade para além de todos os serviços, este alojamento dispõe de parque de estacionamento privativo gratuito.
Destaque para a casa Venda do Lagar, também conhecida por Casa Azeite, é uma casa maravilhosa que oferece ao turista uma experiência de perto com o agroturismo, uma modalidade de turismo hoje muito procurada em zonas rurais como Marvão. Esta experiência original é perfeita para aqueles viajantes curiosos que se interessam por atividades complementares, como a produção de produtos artesanais, que lhe farão sentir-se como um autêntico vizinho. Além dessa peculiaridade, a casa oferece uma vista incrível para a montanha, pois conta com uma varanda ampla. Tem ainda cozinha, casa de banho privativa, terraço, piscina, estacionamento próprio e zona de refeições.
Por fim, encontramos a modalidade de alojamento características de Portugal. As Pousadas são edifícios emblemáticos que foram restaurados como hotéis. Vai encontrar a Pousada de Marvão de 4 estrelas. Situa-se a 250 metros do centro histórico e insere-se num par de casas caiadas tradicionais em Marvão. Desde o seu restaurante, pode desfrutar de vistas privilegiadas sobre as montanhas circundantes.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal