Castelo de Vide é uma localidade agradável do norte do Alentejo que assenta aos pés de uma colina, duplamente coroada por um Castelo medieval de D. Dinis (século XIII) e a Fortaleza de São Roque, com a Igreja do mesmo nome atrás dos seus muros. Entre ambos surge a Igreja de Santa Maria Devesa (séculos XVIII y XIX).
Este local não apresenta muitos monumentos para visitar, mas também não são necessários; basta desfrutar deste bonito lugar durante um dia ou uma noite. A localidade è mais encantadora ao entardecer e à primeira hora da manhã.
A subida ao castelo é realizada pelas empinadas estradas do conhecido “Barrio gótico”, repleto de edifícios com portões e janelões de estilo gótico. Junto ao castelo, em que também existe um Centro de Megalitismo e um Museu de História e Arquitectura Militar, existe uma pequena judiaria, que alcançou o seu apogeu no século XV, após a expulsão dos judeus de Espanha. Prova disso é a pequena Sinagoga, hoje convertida em museu
A Este da judiaria ergue-se a Fonte da Vila, una erodida fonte de mármore do século XVI da qual, tal como em muitas outras fontes públicas da localidade, de onde mana água mineral deliciosa, que tornou Castelo de Vide famosa.
O Centro Cultural de Castelo de Vide acolhe várias exposições temporárias durante todo o ano.
Nos arredores da localidade existem dezenas de megálitos. Os mais impressionantes são a Anta dos Coureleiros (a 8 quilómetros a Norte da cidade) e o Menir da Meada (a 8,5 quilómetros mais).
Uma boa data para visitar Castelo de Vide é durante as Festas da Páscoa, um dos festejos mais tradicionais e animados da localidade, que se celebra com uma feira que dura quatro dias, procissões e bailes populares entre abril e março de cada ano.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal