Portugal

Ferias em Portugal

Organização de agências de turismo portuguesas

Portugal
12 Agências Colaboradoras
mais de 15.000 Pessoas já viajaram
9,8 / 10 Avaliação de nossos visitantes
Promoções de viagem:
Informações turísticas:
Informações basicas:
Outros:

Óbidos, Portugal

Deixe-se surpreender por Óbidos com o centro histórico amuralhado, nas suas próximas férias em Portugal

Óbidos, Portugal
Óbidos © Celestino Manuel

Óbidos é um daqueles lugares que se apresenta como um oásis temporal na imensidão de Portugal. Com o nome derivado do latim oppidum - ópidos, que significa povoação fortificada normalmente numa colina. As icónicas muralhas do centro histórico parecem uma miragem pela forma como se sobressaem em relação ao terreno circundante. Não é a única localidade cercada por muralhas, nem mesmo no próprio país, mas Óbidos destaca-se pela magnitude e apresentação. A estrutura peculiar e beleza, imediatamente reconhecível, levaram ao reconhecimento como uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Ruas de Óbidos
Ruas de Óbidos © CM Óbidos

Quando em 1148 foi recuperada do domínio árabe, numa batalha que inspirou o poeta Luís Vaz de Camões a escrever A Batalha de Ourique nos Lusíadas, foi submetida a uma reconstrução que embelezou a vila e desde então está perfeitamente preservada. Andar pelo centro histórico é o mesmo que há 1000 anos atrás, não se ouvem os pneus dos carros mas sim o canto dos passarinhos. Tal foi o impacto da sua beleza que em 1282 a Rainha de Portugal recebeu a vila como presente, criando uma tradição onde as rainhas de Portugal quiseram deixar a sua marca em Óbidos, que durou até 1833. Embora a tradição já não exista, Óbidos continua a ser um presente de Portugal para o mundo.

O simples ato de caminhar pelas ruas gera sentimentos de alegria e espanto. Com ruas calcetadas, casas pintadas em alegres tons de azul e amarelo e as flores em todas as varandas, é impossível não sorrir ao passar. Isto sem falar que as ruas estão repletas de riqueza arquitetónica. Pode ver a história deixando a sua marca ao passar, com vestígios do gótico, renascimento e barroco presentes em cada esquina. Irá sentir que está a deixar a sua marca na história apenas ao passar.

Índice

Quais são os melhores sítios para ver em Óbidos?

Sendo uma vila que se recusou a perder a essência ao longo dos séculos, Óbidos está repleta de pontos de interesse que levam de volta à Idade Média. Irá desfrutar de lugares que lhe farão voar a imaginação e refletir sobre a grande riqueza histórica deste destino.

A riqueza medieval que esta vila exala pode ser apreciada no máximo esplendor avistando o Castelo e as muralhas medievais do centro histórico. Ao contrário de muitas muralhas e castelos portugueses, este é circular devido à função defensiva. A arquitetura estratégica permitiu resistir à revolução militar que foi o canhão medieval, sendo um dos primeiros a adotar esta técnica militar, que o engenheiro militar francês Vauban viria a aperfeiçoar. Foi o primeiro monumento histórico a tornar-se pousada, muito antes de Downton Abbey fazer sonhar com lugares como este para viver. Permita-se a oportunidade de viver como um rei.

Centro Medieval, Óbidos, Portugal
Centro Medieval © Celestino Manuel

A Idade Média não é a única época que deixou marcas na povoação. Algumas relíquias históricas datam do século I, entre as quais se destaca o Eburobrittium. Antes era uma vila romana da qual só se conhecia o nome, até que em 1994, enquanto construíam estradas encontraram esta jóia escondida. Tão pouco se sabe sobre Eburobrittium, que se trata uma maravilha que mal tocamos à superfície, visite esta zona e descubra junto com o resto do mundo os mistérios que guarda.

Óbidos é também lugar de um grande espírito religioso, que se reflete nas igrejas e santuários que se destacam pela magnitude e arquitetura, mas nunca perturba o seu ambiente colorido. Igrejas com uma forte carga histórica como a Igreja Matriz de Santa María ou a Igreja de São Pedro, ambas com um ar de realeza que se sente ao entrar e nunca desaparece. Ou igrejas que captam a atenção extravagante aos detalhes do Barroco em diferentes escalas, como a Igreja de São Tiago, a Igreja da Misericórdia ou a Igreja de Nossa Senhora de Monserrate. Mesmo misturas cativantes entre medieval e gótico como a Capela de São Martinho que podem ser tão intrigantes quanto comoventes. Não deixe de visitar o belíssimo Santuário do Senhor Jesus da Pedra, considerado a mais perfeita expressão artística da fé do escultor Rodrigo Franco.

Os arquitetos não são os únicos artistas que se alimentaram da beleza de Óbidos, muitos pintores e escultores encontraram inspiração no ambiente cativante. Muitas dessas obras podem ser vistas nas rústicas galerias e museus, tanto de artistas locais quanto estrangeiros. Descubra museus como o Museu Abílio de Mattos e Silva e o Museu Municipal, que são toda uma experiência artística para os locais, onde pode conhecer a localidade a partir das profundezas dos seus moradores. Por outro lado, galerias como a Galeria Casa do Pelourinho e a Galeria NovaOgiva exibem expressões artísticas variadas, onde é garantido que encontrará uma que reflita a sua experiência na vila. 

O que fazer em Óbidos?

Óbidos é uma vila que pode ser apreciada numa tarde, mas para conhecer e se enriquecer na atmosfera é preciso provar ativamente e com calma os seus encantos. Felizmente, Óbidos é uma zona com muitas atividades que tornarão a sua viagem numa verdadeira jóia.

Por estar tão perto do mar, é o lar da formosa Praia do Bom Sucesso que é perto da famosa Lagoa de Óbidos que tornou a zona num misto de calma e movimento, adaptando-se perfeitamente para o que desejar em cada momento. Descubra o contraste encantador que o mar e o castelo criam quando se misturam, gerando vistas que ao longo dos anos têm seduzido as lentes de grandes fotógrafos. Faça também um dos milhares de tours de windsurf, onde os ventos solenes e o mar calmo criam as condições perfeitas para profissionais e iniciantes. Para os intrépidos com vontade de mais, a localização geográfica da vila torna-a num ponto de partida popular para excursões a Peniche e às famosas Ilhas Berlengas, considerada o berço do surf em Portugal. Se quiser arriscar, visite Nazaré, famosa pelo recorde mundial da maior onda alguma vez surfada, veja como as pessoas tentam ser o próximo Garrett McNamara ou pegue numa prancha e desafie-se.

Mosteiro da Batalha, Portugal
Mosteiro da Batalha, Portugal
© Celestino Manuel

Se o que procura é admirar a arquitetura rodeada de histórias e personagens interessantes, Óbidos tem-no coberto com as visitas aos mosteiros. Visite o Mosteiro da Batalha, um belo edifício que foi construído em homenagem à Virgem após a derrota do General João D’Avis aos espanhóis, sendo hoje um troféu de guerra de estilo gótico, com cada sala contando uma história diferente. Ou visite o Mosteiro de Alcobaça, um grande edifício que lembra aos portugueses as suas origens, pois foi criado pelo primeiro rei de Portugal após a reconquista do país aos árabes, outrora um mosteiro de imenso poder, hoje fonte de riqueza cultural.

Se é amante de sabores exóticos e de bom ambiente, também pode ter uma experiência única em Óbidos nas tabernas medievais. Viaje com os seus amigos e desfrute da relíquia de Óbidos, a ginjinha de guija, numa atmosfera que vai dar vontade de falar de ogres e dragões.

Perca-se em Óbidos como se perdesse nos versos, pois a presença de livros tem levado ao batismo desta vila como Vila literária. Os livros podem ser encontrados em todo o lado, desde livrarias a feiras de fruta, a paixão pelo livro em Óbidos nunca acaba. Isso sem falar na promoção da escrita pelo município, tornando a poesia percetível tanto nas ruas quanto nos cidadãos. É de tal magnitude que a Unesco a nomeou Vila Criativa da Literatura.

A viagem à vila pode ser ainda mais especial se acontecer numa das inúmeras feiras ou festivais. Sinta a maior presença do sentimento medieval na Feira Medieval, onde as pessoas se fantasiam, as justas montadas trazem o melhor dos cavaleiros com as suas lanças, o álcool e o porco transportam o paladar à Idade Média numa das festas mais esperadas do anualmente. Deixe o seu paladar derreter-se na Festival Internacional de Chocolate, que realmente faz jus ao nome, com degustações, esculturas e um ambiente que nunca deixa de ser doce. Descubra o próximo Pavarotti no Festival de Ópera. E para quem quer exprimir a sua espiritualidade, a Páscoa em Óbidos está repleta de belas procissões onde isso se mostra no máximo esplendor. Até o espírito natalício é vivido com a alegria da infância, pois durante uma semana Óbidos veste-se para a ocasião e torna-se Vila Natal, decorada dos pés à cabeça para ser um presente de todos.

Terminando as maravilhas de Óbidos, a aproximadamente 1 hora de carro, visite as místicas Grutas de Mira de Aire. Grutas visitáveis com mais de 110 metros de altura e 4km de comprimento, adornadas por estalactites tão preciosas que fariam sonhar Miquel Barceló. Graças a uma série de túneis, são considerados o maior sistema de cavernas de Portugal, que nunca deixam de surpreender.

Como Chegar a Óbidos?

Localizada no centro de Portugal, Óbidos é a escolha perfeita para qualquer passeio pela região, especialmente considerando que só por viajar até à vila já é uma aventura.

Os aventureiros podem desfrutar da popular EcoVia da Várzea da Rainha. Um caminho que tem uma extensão total de 14 800 metros, que requer determinação e pernas firmes. Oferece belas paisagens medievais que são a preparação perfeita para o Magnus Opus que é Óbidos. Também pode passar pela bela Praia do Bom Sucesso, que serve como excelente ponto de descanso quando mais precisar.

Algo tan común como llegar a un destino da un giro total cuando se es recibido por la entrada de la ciudad, Porta da Vila. Es un hermoso recordatorio que lo que estás por experimentar es algo especial. 

As rotas comuns transformam-se em emocionantes aventuras ao viajar para Óbidos. Sendo uma paragem na auto-estrada A8 e na grande auto-estrada A1, a vila está ao alcance de todos. Algo tão comum como chegar a um destino, dá uma volta de 180º quando é recebido pela Porta da Vila. Este é um belo lembrete de que o que está prestes a experienciar é algo especial.

Quando ir a Óbidos?

É sempre uma boa altura para visitar Óbidos. O ambiente acolhedor e exótico mantém-se durante todo o ano. Dito isso, os festivais mencionados adicionam uma magia especial à localidade que não pode perder.

Os meses distintos são carregados de várias comemorações que ampliam o clima já maravilhoso. Viaje no mês de Julho se está preparado para viver a época de ouro de Óbidos com a Feira Medieval, numa festa que o fará viajar mil anos aos tempos dos cavaleiros, com gente disfarçada para defender a sua honra em duelos e a festejar com álcool. Deixe o paladar e olfato serem os guias. Visite a vila no início de março durante o Festival Internacional de Chocolate onde o sabor do doce torna-se na sua forma preferida, o aroma fará flutuar como um desenho animado e o sabor lhe mantém num sonho feliz tornado realidade. Deleite os ouvidos no mês de agosto com o Festival de Ópera, num cenário onde o protagonista é a voz e a letra. Ou viaje durante a Páscoa e admire as lindas procissões que são tão enriquecedoras visualmente quanto espiritualmente. Termine o ano em grande indo no Natal e surpreenda-se com a forma como a vila leva o espírito natalino a outro patamar, com enfeites que alegram as crianças e revelam a criança interior nos adultos.

Excursões e atividades recomendadas:

Mapa Interactivo:

O que somos?

O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:

  • Divulgar Portugal, a sua cultura e património.
  • Promover um turismo sustentável.

Em colaboração com:

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Turismo de Portugal



Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.