O Porto Santo é denominado “Ilha Dourada”, banhada por águas azul turquesa, onde reina a mais absoluta tranquilidade, sempre acompanhada pela simpatia do povo hospitaleiro. Apesar de estar situada a apenas 40 km da Madeira, esta ilha é muito diferente da sua irmã.
Os principais motivos de atracção são o sol, o mar e a areia, pois uma das costas é constituída por uma privilegiada praia intocada, com águas cristalinas e com um areal de cerca de 9 km de comprimento. De notar que a areia que constitui as praias possui extraordinárias propriedades terapêuticas (Talassoterapia).
Como complemento à praia, a cidade de Vila Baleira revela histórias e lendas interessantes, como as que podes descobrir na Casa Museu de Cristóvão Colombo, instalada na casa onde residiu o navegador genovês.
A norte do centro da cidade está situado o Pico do Castelo (435 m) uma montanha de origem vulcânica onde é possível contemplar uma fortaleza do Século XVI. A partir deste ponto é possível observar o Pico do Facho, o ponto mais alto da ilha (517 m).
Esta pequena ilha é o sítio ideal para desconectar por completo e estar longe do stress. O Porto Santo está rodeado por cenários naturais, que variam entre quilómetros de tranquilas praias, espaços verdes e um mar azul turquesa.
A paisagem portosantense também é caracterizada pelos seus bonitos e tradicionais moinhos de vento, que, sem margem de dúvida, oferecem uma panorâmica muito pitoresca.
Para te deslocares até este paraíso no Atlântico, podes optar por um dos aviões que partem da Ilha da Madeira, a duração do voo é de apenas 15 minutos, mas pode ser um pouco dispendioso. Também podes realizar a travessia num navio cruzeiro, o Lobo Marinho, cuja viagem dura cerca de duas horas e meia.
Existem também voos directos a partir de Lisboa e do Porto, para o Porto Santo, durante a época estival.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal