Sintra é uma vila situada a poucos quilómetros de Lisboa, capital de Portugal. Essa proximidade faz com que tenha uma localização imbatível. A vila e a serra em que ela se insere foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1995. Esta declaração deve-se à bela paisagem cultural que caracteriza esta pequena cidade, onde durante o século XIX uma paisagem montanhosa começou a ser transformada numa obra de arte do estilo romântico. Geralmente, para ver bem tudo o que Sintra nos oferece, são necessárias entre 1 e 2 noites, embora seja um destino pequeno, tem muitos recursos para ver, tanto naturais, culturais e patrimoniais. Se está noutro destino próximo como Lisboa ou Cascais e pretende fazer uma excursão a esta encantadora vila, tenha em conta que não irá querer ir embora.
A vila destaca-se, entre outras coisas, pelas ruas estreitas e com algum desnível devido à serra em que se encontra. As ruas repletas de lojas de artesanato, a doçaria típica também formam parte do atrativo da vila. O doce mais característico é a queijadinha de Sintra, à base de queijo, ovo, farinha e açúcar, é um prazer para os sentidos e definitivamente vale a pena provar.
O ponto forte desta maravilhosa vila é a arquitetura, não existe nada igual devido à mistura de estilos que ocorre nesta vila. Entre outros, destaca-se a influência árabe e os estilos Barroco ou Manuelino. Um dos muitos exemplos é o Palácio da Pena, esta vila caracteriza-se por possuir vários palácios e fortalezas no topo da montanha com um estilo principalmente romântico do século XIX. Tudo isto promovido por Fernando II, o rei de Portugal no século XIX, que se apaixonou pela paisagem desta zona montanhosa, decidindo então transformar um mosteiro em ruínas, que existia no topo da serra, no que hoje é o Palácio da Pena.
As temperaturas nesta zona de Portugal são muito amenas dada a proximidade da costa. Os bosques que rodeiam a vila são bastante húmidos. As montanhas funcionam como uma barreira de condensação e a humidade que absorvem, serve para alimentar toda a vegetação presente nestas florestas que formam o maravilhoso Parque Natural de Sintra Cascais.
Índice
A vila de Sintra parece retirada de um livro de contos. As ruas estreitas e muito pitorescas, cheias de calçada e de coisas muito bonitas por todos os lados. Embora esta vila não seja grande, possui uma grande quantidade de atrações.
No interior desta localidade, destaca-se a grandeza do Palácio Nacional de Sintra, atualmente em estilo manuelino, mas num primeiro momento tinha uma arquitetura de estilo árabe até ser remodelado no século XV. Neste edifício encontrará belos azulejos e pinturas nas distintas salas. O que mais chama a atenção são as suas enormes chaminés em forma de cone que se alçam sobre todo o edifício atingindo 33 metros de altura, apreciáveis desde vários pontos da vila.
Uma vila de contos de fadas precisa de um palácio de príncipes e princesas. Esse é o Palácio da Pena, um daqueles pontos obrigatórios para ver nesta vila. Com uma mistura de estilos, torres góticas, mobiliário de várias épocas no interior ou motivos manuelinos e mouriscos, é simplesmente uma combinação impressionante de estilos arquitetónicos que impressionam. O palácio está situado no topo de uma colina. Esta localização confere-lhe o caráter imponente e monumental que possui, uma vez que preside à vila desde cima. Em torno deste edifício irá encontrar belos jardins que lhe farão apaixonar pela beleza e maravilhosas vistas, algo realmente impressionante.
Um local obrigatório nesta localidade é a Quinta da Regaleira que se encontra muito perto da vila de Sintra. Neste lugar há muito para ver, primeiro, um imponente palácio de estilo manuelino com grandes varandas e enormes torres. As florestas e os jardins desta quinta farão com que se sinta em pleno contacto com a natureza num espaço idílico.
Embora o aspeto que mais chame a atenção deste sítio seja a Torre Invertida, uma galeria subterrânea de nove andares de profundidade em espiral, representando os 9 infernos de Dante na Divina Comédia. É conhecido como poço de iniciação, por nele realizavam-se rituais maçónicos de iniciação. No entanto, o mistério que toma conta deste lugar e não o deixará indiferente, curiosamente está ligado a outros pontos da quinta através de passagens subterrâneas podendo ser cenário das melhores novelas de mistério.
No topo da serra de Sintra que rodeia a cidade e junto ao Palácio da Pena, encontra-se o Castelo dos Mouros, uma fortificação que permitiu aos árabes controlar todo o território devido à boa localização num dos penhascos mais altos da zona. Depois da reconquista do território por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, esta fortaleza ficou em desuso. Hoje é um dos pontos mais espetaculares de Sintra, pelas vistas que oferece
Nos arredores desta vila encontra-se o Parque Natural de Sintra Cascais. Este espaço para além de ser uma zona verde enorme e perfeita para passeios, fazer excursões e piqueniques, poderá visitar, entre muitas outras coisas, diversas lagoas como a Lagoa Azul e o Palácio de Monserrate, que lhe irão surpreender devido à arquitetura eclética e belos jardins.
Geralmente, para ver bem tudo o que Sintra nos oferece, são necessárias entre 1 e 2 noites, embora seja um destino pequeno, tem muitos recursos para ver, tanto naturais, culturais e patrimoniais. Se está noutro destino próximo como Lisboa ou Cascais e pretende fazer uma excursão a esta encantadora vila, tenha em conta que não irá querer ir embora.
Para uma excursão em Sintra em um só dia e poder ir embora sem a sensação de ter deixado algo para trás, há principalmente uma coisa obrigatória, que nada mais é do que visitar tudo o que compõe a Paisagem Cultural de Sintra. Estes elementos dão-lhe o caráter único de um conto de príncipes e princesas de que a localidade é possuidora. Em primeiro lugar e como símbolo da cidade, o Palácio Nacional da Pena, as torres, a mistura de estilos arquitetónicos, manuelino, mourisco e gótico; para além dos belos jardins, irão lhe arrebatar sem nenhuma dúvida. Por outro lado, os outros elementos complementares são o Palácio Nacional de Sintra com as enormes chaminés, o Palácio de Monserrate com a arquitetura romântica e a Quinta da Regaleira, onde se destaca a impressionante Torre Invertida, cada um deles são obras de arte que merecem ser apreciadas.
Ainda na famosa paisagem cultural desta cidade, não deixe de visitar o Castelo dos Mouros, fortificação da conquista árabe, erguida entre os séculos VII e IX, de onde terá umas vistas incríveis, algo maravilhoso que não se esquecerá. Esta fortificação está tão bem localizada que podiam avistar os caminhos que ligavam este local com Lisboa, Cascais e Mafra.
Um passeio pelo centro da cidade é outra atividade que não deve deixar passar. Desfrute das ruas, da arquitetura e da magia que rodeia este local enquanto saboreia uma queijada de Sintra. A caminho da costa, no Cabo da Roca tem os entardeceres mais bonitos do mundo. Passe por este local para ver o pôr-do-sol, das melhores atividades para fazer em Sintra, e tenha um final perfeito do seu dia nesta localidade.
A caminho de Sintra, uma paragem em Queluz cai na perfeição, um dois em um no mesmo dia. Entre as principais atrações, a mais importante é o Palácio Nacional de Queluz e os jardins, que encontrará a apenas 15 minutos de carro, uma autêntica maravilha e um dos palácios mais representativos de Portugal, que lhe irão surpreender! O Aqueduto das Águas Livres, exemplo perfeito do que o homem pode fazer sem as máquinas que temos hoje em dia, é uma verdadeira maravilha da engenharia do século XVIII e um dos monumentos imperdíveis desta localidade.
As ruas da vila são um luxo a percorrer. São muito características, estreitas, repletas de calçada e o mais importante de tudo, conseguem transportar ao século XIX. Assim, passear por esta localidade será a primeira coisa que irá desejar fazer, pois a peculiar e tão característica rede de ruelas e arquitetura onde se combinam estilos como o mourisco, barroco e romântico, entre tantos outros, numa mistura que o convida a visitar todos os pontos da vila.
Com um clima tão favorável como o desta zona, vai lhe apetecer tomar um vinho nacional ou uma cerveja numa das esplanadas, ou quem sabe ir a uma pastelaria e provar os doces típicos da localidade como os travesseiros, folhados feitos com amêndoa ou umas boas queijadas, por exemplo na Casa Piriquita, uma das melhores pastelarias, um momento para desfrutar.
O Parque Natural Sintra-Cascais oferece-nos uma grandíssima quantidade de atividades para realizar, por exemplo, lançar-se em tirolesa graças às zonas elevadas que o permitem. Passeios de BTT onde a adrenalina e a paisagem tornam esta atividade imprescindível e praticamente única. No caso de não saber ou não quer andar de bicicleta, existem vários percursos pedestres, onde também é obrigatório fazer um piquenique no meio deste maravilhoso parque natural onde se realizam centenas e centenas de atividades e onde nunca se irá aborrecer.
Um dos melhores pores do sol do mundo, provavelmente é o do Cabo da Roca. Sendo o ponto mais ocidental de Portugal continental, o sol vai-se escondendo para além do oceano enquanto o céu vai ficando com um tom alaranjado, criando um um plano perfeito.
As visitas guiadas são outra possibilidade, pois permitem conhecer todos os segredos, histórias e pormenores da localidade, onde há muitas coisas para contar que lhe irão encantar.
Esta zona de Portugal tem um clima muito bom para ir em qualquer época do ano. Embora os melhores meses sejam de maio a outubro, visto que o clima nessa altura é praticamente perfeito para desfrutar de todos os recursos naturais e culturais que nos oferece esta maravilhosa vila.
O Festival de Música de Sintra realiza-se entre os meses de Maio e Setembro, sem data fixa de ano para ano, um dos festivais de música mais históricos de Portugal onde se reúnem os melhores artistas da música clássica. Apesar disso, o melhor deste evento são os cenários. Estes encontram-se nalguns dos edifícios mais bonitos e representativos da zona, como a Quinta da Regaleira ou o Palácio Nacional de Sintra. Se quiser viver este maravilhoso evento, deverá ficar interessado em viajar neste mês para presenciar este evento único.
As datas de maio a outubro são perfeitas para visitar as suas praias, como a Praia da Ursa ou a Praia da Adraga. Nem pense noutra hipótese! São várias praias lindas de areia fina e formações rochosas. Não pode deixar de visitar uma destas praias e dar um mergulho refrescante, algo que vai apreciar com as temperaturas tão agradáveis.
Lisboa, a capital de Portugal fica a poucos quilómetros de distância e tem inúmeras atividades, pelo que é uma excursão obrigatória. Nesta cidade, entre muitas outras coisas, tem de ver a Torre de Belém, uma antiga fortaleza militar, declarada Património da Humanidade que se tornou um símbolo da capital lusa; o Mosteiro dos Jerónimos; e por último, mas não menos importante, os pastéis de Belém conhecidos em todo o mundo, não pode sair desta cidade sem experimentar um destes doces tão bons, feitos principalmente à base de leite, farinha e ovos.
Por outro lado, Cascais é uma cidade muito próxima de Sintra e de paragem obrigatória, com belas praias que lhe vão dar vontade de dar um mergulho refrescante. Geralmente é muito comum que os visitantes vejam Sintra e Cascais durante só um dia, pois estão muito perto e chegar é muito fácil. A nível nacional, esta zona de Portugal, como é o caso de Oeiras, situada entre Lisboa e Cascais, tem uma grande importância para a prática do surf, onde as praias são perfeitas para este desporto. Algo que não deve perder se é amante dos desportos náuticos ou ainda se pretende iniciar-se ou ter uma experiência diferente. Por outro lado, é interessante saber que Cascais, desde o século XIX, foi um dos destinos mais elitistas de toda a Europa, onde era normal que muitas famílias reais europeias passassem as férias.
A partir de Sintra pode visitar muitos locais, cada um deles irá surpreender por uma coisa ou por outra. Em Mafra pode encontrar uma das bibliotecas mais bonitas e impressionantes do mundo no Palácio Nacional de Mafra. Esta importância deve-se à posse de livros de grande valor, pois muitos deles são únicos e apenas se encontram nesta impressionante biblioteca. Uma das freguesias de Mafra é Ericeira, que é perfeita para praticar surf e tanto é que foi declarada Reserva Mundial de Surf pela organização Save the Wave, que se dedica a proteger os melhores lugares para surfar, estando apenas condecoradas 11 praias de todo o mundo.
A uma hora de carro está a vila amuralhada de Óbidos, o local perfeito para aprender mais sobre a história de Portugal e o património graças ao Castelo de Óbidos, ou passear pelas ruas antigas da vila amuralhada que é um pequeno luxo. A apenas 15 minutos de Óbidos encontra-se Peniche, neste local tem acesso de barco ao Arquipélago das Berlengas, um grupo de três ilhas que foi declarado Reserva Mundial da Biosfera, um sítio natural incrível com vários quilómetros de trilhos e muitas grutas subaquáticas que impressionam. Nessas ilhas não vai ter tempo de se aborrecer devido à grande quantidade de atividades que pode realizar; mergulho, observação de aves, banhar-se nas praias paradisíacas; um paraíso a poucos quilómetros de Peniche.
A menos de uma hora a norte de Peniche vai encontrar um dos maiores espetáculos do mundo, mais especificamente na vila da Nazaré onde se registam as maiores ondas do mundo, atingindo os 23 metros! Sem dúvida é um espetáculo único que não pode deixar de ver.
Depois de ver as maiores ondas do mundo, parece necessário visitar Mira de Aire, onde estão as maiores grutas de Portugal e irá descobrir um mundo escondido debaixo da terra, um ecossistema impressionante. Ir à Batalha e conhecer o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é absolutamente obrigatório, pois surpreende pela arquitetura que mistura estilos manuelino e gótico tardio bem como as dimensões impressionantes. Este mosteiro foi declarado Património Mundial pela UNESCO e é um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, tudo isto torna a sua visita imprescindível.
Em direção ao sul de Sintra encontrará a Serra da Arrábida, um belo cenário natural onde se encontram algumas das praias mais belas de Portugal com água azul turquesa perfeita para nadar, assim como uma natureza incrivelmente variada com vistas e falésias espetaculares. Aos pés desta serra encontra-se a pequena e pitoresca vila piscatória de Sesimbra, esta pequena vila tem origem na Idade Média e mais tarde, na época dos descobrimentos, foi um enclave de grande importância por ter sido um dos centros de construção naval mais importantes em todo o país.
Nesta vila não pode faltar a gastronomia, baseada principalmente nos produtos marinhos, as praias e os monumentos como o Castelo de Sesimbra, erguido no século IX durante a ocupação árabe. Um dos castelos melhor preservados do país e que vigia a vila do alto de uma impressionante falésia, o que a torna ainda mais impressionante.
Um pouco mais a sul, a meia hora de carro de Sesimbra, encontra-se a cidade piscatória de Setúbal. Com um clima espetacular, é maravilhoso passear pelo centro histórico ou pelo passeio marítimo, entre muitas outras coisas, também tem que visitar o Castelo de São Filipe, que foi construído no século XIV, uma fortificação moderna erguida para controlar toda a zona desde a localização privilegiada no topo de uma colina próxima. Por outro lado, nesse castelo encontrará um bar para tomar uma bebida refrescante apreciando as vistas e uma capela decorada totalmente com azulejos, algo muito apelativo que vai amar. Não pode sair de Setúbal sem apanhar um ferry para a península de Tróia, um local paradisíaco com quilómetros de praias de areia fina e branca para dar um mergulho, sem dúvida, uma das melhores praias de Portugal.
É muito simples chegar a Sintra devido à proximidade com Lisboa, sendo esta cidade a capital de Portugal, tem um aeroporto, o aeroporto Humberto Delgado, com muitas ligações com um grande número de países e cidades, como Munique, Edimburgo, Londres, Praga ou Dublin. Uma vez em Lisboa, pode chegar à vila de Sintra de carro ou de transportes públicos, neste último caso apenas tem de ir no metro para a estação do Oriente e daí no comboio da Linha de Sintra até chegar ao destino.
Outras possibilidades são os acessos pelo aeroporto de Faro, no sul do país e o terceiro aeroporto mais importante de Portugal, ou pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto, ambos a distâncias praticamente semelhantes, de carro com as boas ligações que existem em Portugal. Chegará facilmente ao destino, desfrutando das belas paisagens que o país nos brinda.
A partir de Cascais, que fica muito perto e é uma vila bastante visitada no país devido às grandes atrações, pode-se chegar facilmente de carro ou de transporte público, apanhando o autocarro 417 no terminal rodoviário de Cascais, chegando a Sintra num instante.
É muito comum realizar viagens organizadas a Lisboa onde incluem a vila de Sintra e Cascais no roteiro, pelo que pode ser muito cómodo se procura criar um itinerário com todas as atividades mais importantes dessa zona de Portugal.
A localidade oferece uma ampla variedade de alojamentos, por isso não há problema em encontrar um lugar para dormir. Encontrará diferentes hotéis em categorias distintas e com várias características. Muito perto do centro encontra-se o Sintra Boutique Hotel. Este é um pequeno e acolhedor hotel de 4 estrelas, tal como têm de ser os verdadeiros hotéis boutique, faz com que se sinta num alojamento de luxo em pleno centro da vila de Sintra.
Se sempre sonhou em dormir num palácio e sentir-se como uma princesa ou príncipe, no Sintra Marmòris Palace tem a oportunidade. Trata-se de um palácio do século XIX adaptado para alojamento, desde 2017, o luxo deste palácio não lhe deixará indiferente a apenas 7 minutos do centro.
Se gosta de desfrutar de uma estada numa luxuosa casa típica de Sintra, o Chalet Saudade dá-lhe a oportunidade. É um chalé do século XIX que lhe vai fazer viajar no tempo. Este edifício tem cerca de 200 anos, mas está cuidadosamente restaurado e oferece uma estada única num chalet tradicional com jardim para desfrutar do bom clima da região.
Na Quinta das Murtas vai estar em pleno contacto com a natureza. Este alojamento possui um ambiente muito rural numa quinta com piscina e muitos espaços verdes para desfrutar da sua estada em Sintra, além de relaxar num ambiente diferente e especial.
A zona é muito conhecida por ter vários hotéis de 5 estrelas. Lawrences Hotel, disponibiliza alojamento com um toque muito rural numa antiga casa típica muito bem remodelada. Por outro lado, tem o Penha Longa Resort, Vila Galé Sintra onde se pode desconectar nos hotéis mais luxuosos do município. Estes complexos contam com spa e as melhores comodidades, campo de golf, várias piscinas e ginásio.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal