O Arquipélago dos Açores é uma das regiões mais surpreendentes de Portugal. Entre as 9 ilhas oferece campos exuberantes que parecem da Irlanda; lagoas legendárias e sobrenaturais; uma arquitetura paisagística que sobe da costa ao interior em grandes e caprichosos arcos montanhosos.
Este arquipélago, situado a meio do Atlântico e composto por 9 ilhas (Ilha de São Miguel, Ilha de Santa Maria,Ilha Terceira, Ilha Graciosa, Ilha do Faial, Ilha do Pico, Ilha de São Jorge, Ilha das Flores e Ilha do Corvo), conta com uma superfície total de 2.322 quilómetros quadrados. A partir do seu centro geográfico distam 1,408 quilómetros de Lisboa, e 3.910 de Nova York.
Apesar de fazer parte do conjunto vulcânico da Macaronésia, tal como a Madeira e as Canárias, está a uma latitude muito mais setentorial (a 1100 quilómetros a norte da Madeira), pelo que o clima é muito mais húmido e chuvoso; e a corrente do Golfo de México suaviza as temperaturas.
Os Açores centram a sua oferta turística principalmente no turismo sustentável, e as suas características confirmam-no, pois estão providos de uma natureza preservada sem artificialidade, e o território não está muito povoado. Em adição, tem um ambiente muito tranquilo, seguro, e uma povoação muito simpática.
É diferente dos arquipélagos da Madeira e das Canárias, onde a urbanização alterou visivelmente as paisagens costeiras e saturou os destinos. Esta região soube preservar notavelmente o seu património natural. Os Açores não atraem muitos turistas devido às suas praias, por um lado escassas, e também não garantem um clima solarengo; mas oferece um turismo ecológico, onde o avistamento de surpreendentes aves e baleias se alheia a atividades como a pesca ou a caça; e em vez de sol, praias, e grandes complexos hoteleiros, oferece um turismo verde, pedestrianismo, tranquilidade, Hotéis mais pequenos e alojamentos rurais.
Alguns dos lugares de visita obrigatória são: Sete Cidades e as suas lagunas, Furnas, e a Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel; a baía de São Lourenço, a Ilha de Santa Maria; Angra do Heroísmo e o Algar do Carvão, na Terceira; Santa Cruz e a Furna do Enxofre, na Ilha Graciosa; Horta, Caldeira e Capelinhos na Ilha do Faial; acima da Ilha do Pico; Caldeirão, na Ilha do Corvo, e as ilhas de São Jorge e Flores.
Quanto à gastronomia, nos Açores terás a oportunidade de degustar saborosos pratos de marisco, como o cavaco, uma especie de lagosta sem tenazes, com um sabor maravilhoso. Um dos pratos mais populares é a lapa, que se faz grelhada e é acompanhada de arroz e um molho de salsa, ou com o molho Afonso.
Nas ilhas também disporás de uma enorme variedade de pescada que poderás saborear: peixes chatos, rocha, peixe azul, tubarões, atuns, etc.
Quanto à carne, existe uma salsicha autóctone conhecida como linguiça; a morcela caseira é servida com inhame, um tubérculo africano parecido à batata, mas muito mais doce. Se visitas a Ilha de São Miguel não deves deixar de degustar os afamados Cozidos das Furnas.
É importante recordar que aqui o horário é diferente em relação ao resto de Portugal: 1 hora a menos).
Como chegar:
A distância entre o continente e o arquipélago limita a deslocação ao avião, que demora mais de 2 horas a partir dos aeroportos do Porto ou de Lisboa, e 02h30 a partir de Madrid.
Para deslocar-se de uma ilha para outra dentro do arquipélago, de avião costuma ser extremadamente caro, pelo que é aconselhável viajar de barco e observar atentamente os trajetos regulares que existem, para poderes organizar as tuas férias.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal