O Parque Natural da Serra da Estrela (habitualmente conhecido como Serra da Estrela) é uma vasta área de interesse natural e cultural.
É a maior área protegida de Portugal (cerca de 1011 km quadrados) e pertence maioritariamente ao distrito da Guarda, sendo que a restante área faz parte do distrito de Castelo Branco.Engloba diversos municípios entre os quais: Covilhã, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Guarda.
A sua paisagem é caracterizada por imponentes pedregulhos espalhados ao longo da montanha, com rios gelados a fluir por ela. Segundo conta a história, a água dos rios era utilizada para fornecer energia hidreléctrica, de modo a auxiliar na produção (fiar e tecer) da lã da Serra. Actualmente, os pastores ainda guardam os seus rebanhos pela serra embora o pastoreio esteja “a cair em desuso”, dando lugar a uma economia de serviços focada no Turismo.
O ponto mais alto de Portugal continental (1993 metros) encontra-se no centro do Parque Natural, a famosa “Torre”. Inevitavelmente a Serra predispõe de oportunidades para caminhadas e escaladas, sendo assim um dos destinos mais apelativos para os amantes da aventura e do desporto.
Os produtos típicos da serra são o seu queijo e a sua lã (ambos provenientes das ovelhas da região) e ainda os “cães Serra da Estrela”, uma raça que nasceu aqui e caracteriza-se por ser defensora da montanha e guia dos rebanhos de animais.
As instalações do Parque distribuem-se por Manteigas (central), Seia, Gouveia e Guarda, onde poderá encontrar informação turística disponível. Existem alguns guias como “Discovering the Region of Serra da Estrela” (4,25€) com trilhos delineados, observações históricas e o básico sobre a flora e a fauna da região. Recentemente abriu o “Centro de Interpretação da Serra da Estrela” em Seia, com uma pequena exposição natural e cultural.
Quando visitar a Serra, deverá sempre vir bem preparado. O Verão é uma época de extremos: dias escaldantes dão lugar a noites geladas. Em época de Inverno a temperatura poderá atingir os 10 graus negativos e consequentemente neve a cobrir a sua superfície. Por vezes poderão ocorrer tempestades de ventos fortes sem qualquer aviso prévio.
Alguns locais de visita indispensável, ao encontrar-se de passagem na zona, são: a Torre, Museu dos Lanifícios, o Poço do Inferno, as termas, o Museu de Arte Moderna Abel Manta, o Museu do Brinquedo, e o Centro Interpretativo da Serra da Estrela.
Como chegar:
Algumas indicações sobre como se deslocar até à Serra da Estrela.
De Carro:
Se optar por ir de carro para a Serra, deverá ter em conta que a viagem é exigente e cansativa. Isto deve-se ao facto das condições meteorológicas, na época de Inverno, não serem muito favoráveis à condução. As estradas poderão encontrar-se molhadas, com gelo ou neve por isso aconselha-se que tenha o seu veículo bem preparado (verifique o seu estado antes de iniciar a viagem e se dispõe de correntes de neve para as rodas, caso seja necessário.) Conduza com atenção e a uma velocidade moderada. A estrada N232 que faz a ligação entre Gouveia e Manteigas é uma das mais sinuosas em Portugal.
De Autocarro:
Poderá viajar de autocarro expresso até à Serra, pois estes circulam diariamente de vários locais: de Coimbra para Seia, Guarda e Covilhã; de Aveiro, Porto e Lisboa para Covilhã. Os preços variam entre os 10 e os 15 euros.
Existem também alguns serviços de autocarros, menos regulares, ao redor do Parque Natural da Serra (sem ligação directa.)
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal