Olhão, localizado a 8 quilômetros a Este da cidade de Faro, conta com o maior porto pesqueiro do Algarve. Esta cidade e município conta com antigos bairros de pescadores com bonitas ruas e excelentes praias.
A cidade não tem muitos monumentos, mas os seus bairros de telhados planos ao estilo árabe são agradáveis para dar um passeio. Nas suas ruas encontrarás excelentes restaurantes de peixe que atraem multidões de pessoas, assim como o seu mercado (na avenida 5 de Outubro).
Esta localidade é um bom lugar para se aceder às diferentes ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, especialmente a de Culatra e Armona, assim como para chegar ao centro ambiental do Parque de Quinta Marim.
Em Olhão vale a pena visitar o Bairro dos Pescadores, um conjunto de casas cúbicas, muitas delas com fachadas de azulejos e telhados planos. Aqui as ruas estreitas percorrem o bairro e pode-se apreciar a influência mourisca. Um bom lugar para contemplar tudo isto é a torre do campanário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, já que constitui um excelente miradouro sobre a cidade.
Outro lugar de visita imprescindível é o Parque Natural da Ria Formosa, que se estende durante 60 km pelo litoral algarvio ocupando uns 18.000 hectares, dando lugar a numerosas enseadas, ilhas e uma grande zona de humidade. O principal escritório do parque é o centro de interpretações Quinta de Marim.
Uma data muito especial em Olhão é o Festival do Marisco que se celebra durante meados de agosto com abundante comida e musica folk.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal