Portimão é um dos destinos mais visitados do Algarve. Esta antiga cidade piscatória do sul de Portugal surpreende todos os visitantes devido à enorme beleza do centro histórico e das maravilhosas praias. Não deixe passar a oportunidade de descobrir esta jóia de cidade, um destino ideal para passar as férias.
Apesar de ser uma das cidades mais populosas do Algarve, possui um ambiente calmo e descontraído que lhe permitirá relaxar com total tranquilidade. Ao passear pelas ruas sinuosas sentirá a alma de uma cidade portuguesa, encontrar-se-á rodeado pelo comércio local e um património histórico rico que enche de vida no centro de Portimão. E também possui praças e parques com zonas verdes, além de um lindo passeio pelas coloridas margens do Rio Arade.
Ao lado está a Praia da Rocha, uma das mais conhecidas do Algarve, que todos os anos atrai um grande número de turistas a Portimão. Trata-se de uma praia fantástica e ampla de areia branca e água cristalina, sem dúvida, com uma beleza ímpar que não pode perder. Nele encontrará também aquela vida noturna e ambiente de festa que não se encontra fora da pacata cidade de Portimão.
No entanto, Portimão ainda tem muito para lhe oferecer. Conta com bares e restaurantes onde pode degustar a saborosa comida tradicional, destacando-se pelo o delicioso peixe fresco, com destaque para o saboroso arroz de marisco, as deliciosas sardinhas e a cataplana de marisco, um guisado considerado o prato estrela da região. Não se pode sair da região do Algarve sem ter provado nenhum deles.
Também encontrará os locais mais lúdicos, sendo o Boogie Bar um dos mais famosos devido ao divertido karaoke, onde se pode divertir a tentar cantar uma canção. No entanto, o destaque de Portimão não são tanto os locais de diversão noturna mas sim as enormes belezas que albergam nas ruas e o ambiente tradicional que se encontra ao passear por elas. Tudo isto faz de Portimão um local perfeito para visitar durante o seu passeio pelo Algarve.
Índice:
Durante a visita a Portimão, ficará surpreendido com a grande variedade de monumentos e lugares extraordinários que conhecerá em primeira pessoa. Verá uma fascinante tumba megalítica, passando por uma bela e singular igreja bem como coloridos jardins e praças, até chegar a um maravilhoso museu que lhe irá fascinar e a algumas praias como nenhuma outra.
O primeiro local a visitar é o Megalítico de Alcalar, uma das tumbas megalíticas mais monumentais da Europa, a apenas 12 km de Portimão. Esta construção surpreendente fica no topo de uma colina ao longo da faixa costeira de pedra calcária do Algarve, no que é conhecido como assentamento de Alcalar que data entre os anos 2000 e 1600 a.C. Este surpreendente assentamento Calcolítico, cujas antigas ruínas se estendem pelos vales circundantes, atinge uma área de mais de 20 hectares, sendo o melhor representante do Neolítico no sul de Portugal.
A singularidade que caracteriza a necrópole de Alcalar é a grande dimensão dos túmulos e os curiosos elementos recuperados do seu interior, destacando-se os objectos em cobre, as folhas de ouro decoradas bem como as grandes e afiadas facas de calcário oolítico, além das grandes pontas de sílex. No mesmo local está a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII para garantir a defesa do Rio Arde. Daqui poderá contemplar algumas das melhores vistas de Portimão que lhe farão sentir-se num grande privilégio.
A própria Portimão é uma cidade de enorme beleza. Passeando pela cidade, visitará o belo centro histórico, onde ficará maravilhado com os lugares mais emblemáticos da cidade. A Praça da República é um dos pontos de interesse que não vai querer perder no centro histórico de Portimão. É um dos locais mais bonitos da zona, com um amplo e moderno jardim com bonitas fontes e bancos onde poderá descansar e desfrutar da cena que lhe é oferecida. Além disso, na praça fica o Colégio dos Jesuítas, com uma fachada imponente do final do século XVII.
O Jardim 1º Dezembro é outro dos locais mais fantásticos de Portimão. Nele, para além de encontrar vegetação verde e certos elementos arquitectónicos próprios de Portugal, ficará maravilhado pelos seus reconhecíveis murais de azulejos, nos quais encontrará representados factos históricos de Portugal. Há também estátuas de lâmpadas construídas em surpreendente Art Nouveau. Resumindo, se vier a Portimão deverá dar um passeio por este deslumbrante jardim.
Continuando a caminhada, você vai encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma bela igreja branca que foi construída no século 15 e que hoje preserva seu maravilhoso pórtico de estilo gótico. Danificada pelo terremoto de 1755, esta igreja ainda guarda algumas joias em seu interior. Se decidir entrar, encontrará belos azulejos do século XVII, além de espetaculares estátuas de mármore como a de São Pedro.
Se pretende descansar e relaxar numa zona aprazível, a marginal de Portimão, também conhecida por Ribeirinha, possui uma ampla avenida de carácter pedonal, toda decorada no típico estilo português. As altas palmeiras ao longo da estrada dão ao lugar uma atmosfera exótica. Os bancos de jardim, por sua vez, são uma boa desculpa para sentar-se ou simplesmente desfrutar das belas paisagens que esta bela cidade lhe proporciona.
Se é um amante da história, o Museu de Portimão é uma paragem obrigatória da sua viagem. Situada junto ao rio Arade, no renovado edifício da antiga fábrica de conservas de peixe de Feu, revela aos seus visitantes a fascinante história da bela cidade de Portimão. O museu concentra-se em três áreas principais: arqueologia, descobertas submarinas e, o mais curioso e atraente de todas, a reserva de cavala e sardinha, bem como sua linha de montagem. Para este último, realiza-se uma recriação marcante, com sons incluídos, e uma projecção que conta a história desta actividade local ao mesmo tempo que revela todos os segredos relacionados com a atividade piscatória típica da zona.
A tudo isto junta-se uma exposição permanente muito interessante denominada "Portimão, Território e Identidade", que conta com uma rica programação cultural distribuída em várias salas de exposição e um auditório. Nesta exposição fascinante, você descobrirá a história muito interessante da região, começando com os antigos assentamentos pré-históricos e fazendo uma viagem pelos tempos islâmicos e medievais até chegar ao século 20, época em que a área adquiriu grande importância pela sua famosa indústria de conservas .
O próprio edifício onde se encontra o museu não passa despercebido e vai chamar a sua atenção, pois guarda a marca da antiga fábrica “Conservas La Rose'', abriu as suas portas ao público em 2008 e ainda hoje preserva a sua essência , recriando perfeitamente o ambiente de vila de pescadores. Dentro do prédio, o Fundo das Águas vai chamar sua atenção. É uma escada que desce até o subsolo do que era a antiga fábrica, onde a água da chuva era coletada e aproveitada para a preservação dos peixes.
Existe também um grande passadiço que atravessa a fábrica de conservas, onde poderá ver belas imagens de fundo do Rio Arde. Entre outras curiosidades que o museu alberga, encontra-se um grande número de antigas máquinas de ofícios que se exerciam na zona, instrumentos surpreendentes como os objetos que serviam para fazer bóias marítimas.
Por último, na sua visita a Portimão não pode deixar de visitar a espetacular Praia da Rocha, muito perto da cidade e onde poderá desfrutar de uma praia de areia fina e branca e águas azuis cristalinas. Além de belas falésias de tons avermelhados e que proporcionam, ainda que possível, maior beleza ao local. Por isso, aproveite para tomar banho numa das mais belas praias do Algarve.
Durante a sua visita a Portimão encontrará planos para todos os estilos, dependendo do que mais deseja em cada momento. A sua primeira opção é passar um grande dia na praia rodeado pela natureza mais emblemática do Algarve. As praias desta região caracterizam-se pelo azul intenso das ondas do Atlântico, além da tranquilidade e temperaturas ideais. Estas praias são consideradas a autêntica jóia da região e deve visitá-las sim ou sim na sua viagem a Portimão.
Se a água estiver demasiado fria para si, pode sempre optar por um excelente passeio de catamarã que parte da zona da Ribeira de Portimão navegando ao longo de toda a costa. Daqui conhecerá a icónica gruta de Benagil, um dos locais mais mágicos que alguma vez verá, e as estranhas formações rochosas características desta zona do Algarve. Além disso, os mais ousados têm a oportunidade de se banhar e mergulhar no próprio catamarã.
A prática de todo o tipo de desportos é muito popular em Portimão. Aliás, o futebol de praia é um dos mais famosos, tanto que são organizadas competições duas vezes por ano, sendo uma delas reconhecida a nível nacional e a outra mesmo a nível europeu. As acrobacias que os jogadores fazem e o espetáculo que se forma à sua volta tornam o ambiente único no mundo e também no melhor cenário possível, a Praia da Rocha. Portanto, não hesite em ficar para desfrutar de um jogo, se surgir a oportunidade.
Se você prefere as experiências mais extremas e adora sentir adrenalina, o paraquedismo duplo é uma boa opção para você. Desfrute da sensação de uma queda livre a mais de 4000 metros de altura que dura quase um minuto, sim, sempre segura e acompanhada por um instrutor com conhecimentos prévios. Da mesma forma, pelo fato de esta cidade ser tão completa, você também tem a opção de mergulhar, alugar jet skis ou até avistar golfinhos.
Se gosta mais de aventura sobre rodas, não vai querer perder uma visita ao Kartódromo do Algarve, um dos maiores da Europa e onde se realizam torneios a nível nacional e internacional.
Se viaja com crianças vão adorar o passeio de barco pirata, é uma experiência divertida que vai conquistar o coração aventureiro dos mais pequenos, navegando pelos mares em busca de tesouros que começa na zona ribeirinha de Portimão. Mas esta não é a única opção que a moradia oferece, os mais pequenos podem escolher entre visitar o mini-golfe, o zoo marinho do Algarve ou o fantástico e divertido parque aquático Slide & Splash. Estas três instalações prometem diversão e entretenimento garantidos para toda a família e estão localizadas a poucos quilómetros de Portimão.
Finalmente, após um dia cansativo, é tempo de recuperar as forças, e o mais comum nesta zona de Portugal é provar o peixe fresco, mais especificamente a sardinha, que é a estrela do Algarve.
Portimão é famoso pelas suas praias, consideradas a verdadeira joia da zona. A Praia da Rocha merece um destaque especial, por se tratar de uma das belas e visitadas praias. No seu percurso por Portugal ficará maravilhado com a beleza desta praia, mas para além do seu encanto natural, uma vez lá verá que está perfeitamente equipada a nível de serviços. Sem dúvida, é o local ideal para visitar bares e restaurantes que ficam a poucos metros de águas cristalinas e calmas.
Mesmo ao lado da Praia da Rocha, encontra a Praia dos Três Castelos conhecida pelo seu extenso areal dourado. Esta praia é muito mais tranquila e permite passear na sua areia sem encontrar muitas pessoas. O elemento estrela desta praia são as arribas naturais que a rodeiam, criando um ambiente íntimo que serve de refúgio a muitas aves marinhas. Esta praia recebeu a distinção de bandeira azul da União Europeia pela sua elevada qualidade. As suas acessibilidades são excelentes, para além de estar equipado para pessoas com mobilidade reduzida, pode ser acedido por escadas que o ligam a um miradouro que lhe proporcionará vistas maravilhosas.
Também vai encontrar a Praia dos Três Irmãos, na vila piscatória de Alvor e muito perto de Portimão, esta praia com quase 7 quilómetros de extensão esconde-se entre falésias, criando uma das mais belas paisagens do Algarve. Seu nome deve-se às três grandes pedras que se projetam da água, estas, segundo a lenda, representam três irmãos pescadores que ficaram petrificados em uma noite de tempestade. Chegar à praia é uma aventura, mas a recompensa é mais do que garantida quando você vê suas maravilhosas enseadas na primeira pessoa.
Continuando pelas praias encontra a Praia dos Careanos, que faz fronteira com outra chamada Praia do Vau e faz parte do troço de costa anterior à Praia da Rocha. Este trecho de praia de apenas um quilômetro está repleto de falésias de tons avermelhados e ocres que tanto caracterizam o lugar. Devido às condições da área, é muito provável que consiga ver vários fósseis marinhos nas suas proximidades. No seu caminho para Careanos você vai descobrir inúmeras cavernas e rochas, destacando os grandes abismos e a rocha imponente que o lembram de uma fortaleza imponente.
A Praia de Vau é a maior de Portimão, perfeitamente equipada e delimitada por duas arribas que se harmonizam com as restantes formações rochosas que surgem nas restantes praias da cidade. No topo destas arribas tem a opção de iniciar um percurso ou caminho que percorre toda a costa do Vau à Prainha. Além disso, sua maré baixa faz com que o conforto para se refrescar em um dia quente de verão seja máximo, embora como em todas as praias de águas atlânticas, as temperaturas sejam mais frias.
A apenas 26 km de Portimão encontra Albufeira, um excelente local para uma excursão. Uma vez aqui poderá ver recantos fantásticos da maravilhosa costa portuguesa, quer a partir de um luxuoso iate ou de um típico catamarã, de onde terá a oportunidade de avistar os famosos golfinhos, visto que frequentemente os encontra a nadar nestas águas. Em Albufeira também pode fazer parapente, começar a subir desde o mar e contemplar uma das melhores vistas que existem de uma perspectiva muito especial.
De entre as atividades que lhe são oferecidas em Albufeira, aquela que não pode perder a oportunidade de realizar é o Tour Quad. Este passeio de duas horas e 40 km foi preparado para aqueles que fogem das férias convencionais e procuram viver experiências novas e incríveis. Esta pequena vila piscatória que tem vindo a ganhar turistas devido à sua popularidade ao longo dos anos tem também uma grande oferta cultural, as suas ruas e praças tradicionais portuguesas estão repletas de restaurantes e bares com um ambiente acolhedor onde se sentirá mais um cidadão.
Outra grande cidade que pode visitar é Faro, a capital do Algarve, situada a apenas 55 km de Portimão. Em Faro tem muito para descobrir, desde passeios de barco pela Ria Formosa a belos monumentos que o irão surpreender na sua passagem por este maravilhoso país. O centro histórico de Faro é bastante compacto, sendo possível visitá-lo em apenas um dia. O mais habitual é visitar o seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha, passeando pelas suas antigas muralhas, as suas ruas de calçada e as suas praças pitorescas.
A Sé de Faro preside a Cidade Velha desde 1251, esta imponente catedral, edificada sobre um antigo templo romano, mistura hoje diferentes estilos arquitetónicos, refletindo as diferentes obras que nela se realizaram. Para desfrutar de vistas maravilhosas pode subir ao topo da sua torre sineira, de onde o irão deslumbrar as ilhas do Parque Natural da Ria Formosa, autêntico tesouro natural de Faro. A cidade tem vários portões de acesso, mas não vai querer sair sem contemplar o Arco da Vila, considerado o mais bonito de todos os acessos.
Sem dúvida, outro local que vale a pena visitar e que fica a apenas uma hora de carro é Tavira. Banhada pelo Oceano Atlântico e atravessada pelo Rio Gilão, esta bela cidade é considerada uma das mais bonitas do Algarve. Em Tavira destacam-se as praias de areia fina e branca, acompanhadas por águas cristalinas, perfeitas para passar um dia relaxante. Estas praias únicas atraem uma grande quantidade de fauna como flamingos ou colhereiros, que podem ser observados num agradável passeio ao longo da costa.
Para além da natureza, Tavira possui um belo castelo medieval situado na freguesia de Santiago, e a conhecida Igreja de Santa Maria do Castelo, que alberga os túmulos de sete cavaleiros que morreram nas mãos de tropas muçulmanas. Esta antiga vila piscatória ainda preserva o seu porto piscatório, que se tornou um dos mais importantes de Portugal, onde poderá saborear os pratos típicos da região à base de peixe fresco e marisco da melhor qualidade. Além disso, na sua visita a Tavira, não pode deixar de experimentar o seu requintado paté de sardinha que se vende em qualquer banca local e que vai conquistar o seu paladar por mais exigente que seja.
A uma hora e meia de carro de Portimão encontra-se Beja, uma cidade situada no distrito de Alentejo. Esta encantadora cidade tem tudo para o apaixonar, entre os monumentos mais impressionantes se destaca o Castelo Fortificado, hoje perfeitamente preservado.
Por outro lado encontra-se o Museu Regional de Beja, também conhecido como Museu Regional Rainha D. Leonor, situado no tesouro arquitetónico denominado Convento de Nossa Senhora da Conceição, um convento pertencente à ordem franciscana fundada no século XV . Neste lugar pode reviver uma apaixonada história de amor entre uma freira e um soldado, um romance cujas cartas entre eles ainda estão preservadas.
Beja é uma cidade onde a vinha é especialmente importante. De facto, existem adegas onde se fazem e se conservam grandes vinhos e que recebem todos os interessados em visitá-las. Poderá encontrar ofertas de visitas guiadas de algumas horas, como a Casa de Santa Vitória. No final da visita terá uma prova de vinhos, que também poderá complementar com uma refeição no seu restaurante, sem dúvida um dos melhores planos que poderá fazer nesta fascinante cidade.
Portimão tem um clima idílico, pelo que pode visitar em qualquer altura do ano, embora os melhores meses sejam o verão, pois é nesta altura que mais gente visita e vai encontrar mais ambiente. Mesmo assim, as temperaturas permanecem entre 15 e 28 graus durante os doze meses do ano, tornando sua viagem agradável independentemente da data.
Se visitar Portimão no verão, poderá desfrutar em pleno das magníficas praias que a rodeiam, onde poderá fazer agradáveis passeios ao longo das maravilhosas margens de areia fina e branca, bem como banhar-se e mergulhar nas suas águas cristalinas. Além disso, neste momento terá uma maior oferta de atividades esportivas e náuticas.
Essas lindas praias são o cenário natural perfeito para a celebração de festivais famosos, como o Rolling Loud Festival 2021, o maior festival de hip hop do mundo que acontecerá na Praia da Rocha de 9 a 11 de julho. A celebração de eventos musicais nas praias de Portimão são muito frequentes ao longo do verão, outros exemplos são o festival The BPM (11 a 13 de setembro) ou o Electric Daisy Carnival (18 de junho), ambos magníficos festivais que atendem ouvintes de todos os cantos do mundo. A variedade é tão grande que com certeza encontrará um evento que parece ter sido pensado especialmente para si.
Se é fã do mundo do motociclismo, poderá desfrutar a partir de 2020 de um dos maiores eventos mundiais em Portugal. De 20 a 22 de Novembro, o Grande Prémio de Portugal terá lugar em Portimão, no ano passado pela primeira vez quando o Autódromo Internacional do Algarve acolheu uma corrida de MotoGP pela primeira vez na história. Além disso, este ano de 2021 está assegurada a presença da cidade noutra área do automobilismo, uma vez que Portimão vai estar presente no calendário da Fórmula 1, como era de esperar, o seu regresso ao Grande Prémio de Portugal já está confirmado e não pode perder a oportunidade de assistir se é um verdadeiro fã deste atraente desporto.
Mas, sem dúvida, o grande evento realizado em Portimão não seria senão o Festival da Sardinha. Como boa vila piscatória, celebra esta curiosa festa de 7 a 11 de agosto, mostrando o papel fundamental que o mar sempre teve para os seus habitantes. Este festival insere-se na cultura gastronómica da região, visto que todos os anos turistas interessados no mundo gastronómico visitam Portimão para provar as suas requintadas sardinhas, preparadas na perfeição em enormes churrascos. O Festival da Sardinha é celebrado na zona ribeirinha de Portimão, o cheiro das deliciosas sardinhas pode espalhar-se por km, um perfurme que vai transportar locais e fãs para momentos de diversão e prazer.
Além disso, pode complementar com uma visita à vila de Olhão, vila vizinha que celebra a Festa do Marisco de 9 a 14 do mesmo mês, para que possa desfrutar da gastronomia algarvia em todo o seu esplendor.
As opções para chegar a Portimão são muitas e variam consoante o ponto de partida, podendo utilizar avião, autocarro, comboio, barco ou optar por fazer a viagem rodoviária de carro. Para chegar a Portimão de avião tem de tomar como destino o aeroporto de Faro, que fica a 30 minutos de carro da cidade. A mesma localidade tem uma estação de comboios, caso prefira que a sua viagem seja direta, sem utilizar outro meio de transporte pode aceder através do leste de Portugal ou do norte de Lisboa se tiver atravessado a fronteira com Espanha.
Se vem de Espanha, a forma mais comum de chegar a Portimão é por estrada, as estradas estão devidamente sinalizadas e as acessibilidades são boas. A forma de entrar pelo sul é pela E-1, auto-estrada que liga Huelva e Sevilha ao país; Depois de atravessar a Ponte Centenária, deve seguir pela A-22 até chegar a Faro e continuar 30 minutos na A-2. Estes corredores garantem uma viagem segura e um percurso com uma bela paisagem que o acompanhará até chegar ao seu destino.
Embora o autocarro seja o meio de transporte mais demorado, é uma opção popular para os turistas que vão visitar Portimão pela primeira vez. Este serviço é acessível para todos os orçamentos e, além disso, deixa-o no mesmo local. Também encontrará autocarros para Portimão das principais cidades portuguesas e espanholas.
Portimão possui uma marina de alto padrão, localizada na famosa Praia da Rocha e nas proximidades de Santa Catarina e São João, é a porta de entrada entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. As chegadas de ferry ao porto são bastante comuns, pelo que se está a pensar nesta opção de se deslocar não terá qualquer dificuldade, visto que existem várias empresas que se encarregam de organizar estas viagens. Além disso, os ferries permitem que leve consigo o seu próprio carro, o que será muito útil para visitar várias localidades próximas do destino onde vai passar a sua estadia. Se preferir alugar um carro para se deslocar na zona em vez de trazer o seu, tem essa opção tanto na estação como no aeroporto de Faro.
Portimão é uma cidade com grande afluência turística, pelo que aí encontrará exactamente o tipo de alojamento que procura, pois dispõe de opções de todas as categorias, preços e localizações diferentes para que possa escolher o que mais lhe convém.
Os hotéis mais luxuosos situam-se no coração da Praia da Rocha e, embora estejam a dois km do centro histórico da cidade, esta localização é perfeita para os amantes da praia. A apenas 100 metros de distância encontra o Villa Mariazinha Charming Hotel, a apenas 300 metros do Casino de Portimão, está situado no coração da zona de entretenimento. Além disso, também está próximo da marina, do museu e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Este hotel destaca-se especialmente pelas boas críticas de viajantes que vêm em casal, que o descrevem como "o hotel ideal para uma viagem romântica".
Muito perto deste hotel encontra-se o Hotel Júpiter de 4 estrelas que dispõe de todo o tipo de serviços como massagens relaxantes, sauna ou banho turco, além do ginásio gratuito. Uma das suas especialidades é a cozinha e o restaurante que, para além de ter uma ementa e cozinha tradicional portuguesa e internacional, tem show cooking, um espectáculo que poderá desfrutar antes de provar os requintados pratos que lhe serão preparados.
A 300 m do centro histórico, há opções como o NDS Prestige GuestHouse 3 estrelas e o Suites Luxury and Suites, que oferecem ar-condicionado, lounge compartilhado, WiFi gratuito e um jardim encantador. Todos os quartos da propriedade incluem mesa de trabalho, TV de tela plana, guarda-roupa e casa de banho privativa.
Outra opção muito interessante para quem busca algo mais barato são os apartamentos em Belo Horizonte, que estão localizados à beira-mar e oferecem apartamentos independentes com uma vista incrível para a praia. Uma peculiaridade curiosa é que os apartamentos têm a opção de alugar uma bicicleta para visitar as praias, algo muito procurado por seus hóspedes, em sua maioria famílias com animais de estimação, desde que animais sejam permitidos.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal