Porto é a segunda maior cidade de Portugal, após a capital do país, Lisboa, localizado no Norte do país junto à foz do rio Douro.
Atualmente a cidade tem mais de 1,7 milhões de habitantes e graças à sua proximidade com a Espanha, apresenta grande atratividade para os turistas espanhóis, que elegem este destino até para viagens de fim-de-semana.
O Porto é um lugar especial, com um ambiente diferente, quer pela sua decadência atrativa como pelo seu ritmo de vida peculiar. Os seus bairros são elegantes e as quintas (fazendas) imponentes contrastam com as ruas típicas estreitas que a UNESCO classificou como Património da Humanidade.
A melhor forma de conhecer o Porto é caminhando pelas suas ruas estreitas repletas de história e nostalgia. Se você visitar esta cidade, não pode deixar de passear pela ribeira do rio Douro ao anoitecer; passear pelo Mercado do Bolhão; degustar os vinhos famosos ou visitar lugares emblemáticos e interessantes como a Torre dos Clérigos, os Jardins do Palácio de Cristal, a Sé, a Igreja de São Francisco, a livraria Lello, e as atrativas Igreja do Carmo e a Capela das Almas.
Esta cidade histórica teve grande influência no nome do país, antigamente conhecido como Cale. Naquela época tratava-se de uma pequena aldeia celta a qual os Romanos acrescentaram um porto importante, designado de Porto Cale, ou Portus Cale, o qual mais tarde derivou em Portugal.
Em Porto celebram-se festividades e atividades culturais ao longo de todo o ano. As mais interessantes são: Fantasporto (Festival Internacional de Cinema do Porto), um Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que se celebra em português e espanhol, que acontece no final de maio e início de Junho; Sallaves em Festa, uma grande festa que se celebra durante quarenta horas ininterruptas num animado fim-de-semana no início de Junho; a festa de São João, a maior festividade de Porto, que se dá em Junho; o Festival Internacional de Folclore que dura uma semana entre julho e agosto; a Noites Ritual Rock, um festival de rock que dura um fim-de-semana no final de Agosto.
No outro lado do rio Douro encontra-se a Vila Nova de Gaia, acessível através de qualquer uma das pontes fantásticas ou de barco. Nesta pequena cidade você encontrará as melhores adegas de caves de vinho.
Índice
Caminhando pelas ruas desta famosa cidade portuguesa você irá se deliciar com a vista de diversos lugares fantásticos. Foi fundada por volta de 1123 d.C. como é conhecida hoje e com uma trajetória histórica muito mais longa, esta cidade contém diversos monumentos históricos que o transportarão ao longo da história de Portugal, fazendo com que você se sinta um viajante do tempo nesta cidade europeia maravilhosa.
Para começar, a zona conhecida como a Ribeira, que compõe o centro antigo da cidade, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1996. Na zona declarada Patrimônio da humanidade você irá encontrar mais de cinquenta lugares emblemáticos e históricos, onde você poderá desfrutar e conhecer a história de Porto e Portugal. Desde casas de pessoas respeitadas até igrejas e capelas, fontes, estátuas e edifícios civis, a cidade de Porto te surpreenderá com as suas maravilhas.
Você sem dúvida nenhuma deve visitar a catedral imponente de Porto, localizada na Ribeira, a qual teve sua construção iniciada em meados do século XII e foi finalizada no início do século seguinte. Esta catedral foi planejada com arquitetura românica, ainda que seus acabamentos tenham toques góticos.
Você não pode deixar de ver em Porto a sua imponente catedral, localizada em La Ribeira. Iniciada em meados do século XII e terminada no início do século seguinte, esta catedral foi projetada seguindo o estilo arquitetônico românico, embora os acabamentos tenham toques claramente góticos. Além disso, como muitas vezes acontece com os edifícios monumentais medievais europeus, ela foi posteriormente remodelada, e foram acrescentados elementos do estilo barroco, formando o resultado final da catedral que hoje se vê em Porto.
Também no centro histórico do Porto você irá encontrar igrejas como a Igreja da Misericórdia do Porto, em estilo rococó; a Igreja de São Francisco, que combina o estilo gótico com detalhes barrocos; ou o convento do mesmo estilo hoje conhecido como Igreja de Santa Clara. Você também pode encontrar monumentos à altura da Igreja do Carmo, com um lindo mosaico do século XVIII de um lado e que também parece enorme por estar anexado à Igreja dos Carmelitas. Estas duas lindas igrejas renascentistas, situadas perto da Torre dos Clérigos, estão separadas por uma pequena sala que recebeu o nome de Casa Escondida, pois costuma passar despercebida entre estes dois gigantes arquitectónicos e artísticos.
No entanto, os azulejos da Igreja do Carmo não são nada comparados com a Capela das Almas, cujo exterior está completamente revestido por belos azulejos do século XIX. Por fim, você não pode deixar de visitar a Igreja de São João, dedicada a São João, padroeiro de Portugal.
Por outro lado, além dos edifícios religiosos de Porto você irá encontrar vários edifícios civis que você também vai querer ver. Das casas ao mercado, passando pelos jardins e palácios, em Porto há muitos edifícios perfeitamente preservados que o levarão a conhecer locais onde se desenvolveu a atividade civil da cidade.
Você irá encontrar palácios na zona antiga da cidade como o Palácio da Bolsa de Valores de Porto, que tem até 13 salas diferentes com vários estilos e funções. Continuando pelos palácios, é possível apreciar as exposições de fotografia, escultura e vídeo do Palácio das Artes; ou a Casa do Infante, edifício construído no século XIV para abrigar os membros da casa real quando visitavam a cidade do Porto. Assim como você não vai querer perder o Palácio de Cristal, onde você poderá passear pelo jardim apreciando a sua vegetação com vista para o rio Douro e o oceano Atlântico.
Outros edifícios magníficos que você não perder são o Mercado do Bolhão, onde você poderá desfrutar de um ambiente único e muito característico da cidade do Porto. Você também precisa ver o Teatro Nacional de São João, onde poderá assistir aos seus espetáculos. Se você está à procura de lugares mais artísticos, o Porto oferece-lhe ainda a possibilidade de visitar o Centro Português de Fotografia, que está localizado numa antiga prisão do Porto e apresenta várias exposições de artes visuais fantásticas. Além destes dois locais, em Porto encontra-se a Casa da Música, localizada em um edifício futurista, que contém magníficas salas com várias decorações.
Outros edifícios emblemáticos da cidade do Porto são a Livraria Lello, a Estação de São Bento, assim como locais magníficos como a Ponte Dom Luís I, a Praça da Liberdade ou o Jardim da Cordoaria. Claro que é essencial que visite o Instituto dos Vinhos Douro e do Porto durante a sua estadia nesta cidade magnífica.
Além desses lugares magníficos, em Porto é possível desfrutar de um grande número de museus, como o Museu Romântico, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu de Arte Contemporânea e a Fundação de Serralves, o Museu do Carro Eléctrico, o Museu dos Transportes e, claro, o Museu do Vinho do Porto.
Por outro lado, para o consolo e descanso do corpo e da mente, você pode sempre visitar uma das várias praias que se encontram nas proximidades do Porto, como a Praia de Matosinhos, Praia dos Ingleses, Praia Homem do Leme, Praia de Molhe, Praia da Luz ou Praia de Gondarém.
Para desfrutar da sua estadia no Porto você pode fazer inúmeros planos que tornarão a sua viagem perfeita. Em primeiro lugar, seja qual for o seu plano durante as suas férias, não deixe de visitar o centro histórico da cidade, conhecido como a Ribeira.
Outra opção que você vai querer fazer quando estiver no Porto é visitar as diversas praias que irá encontrar na cidade e arredores. Por exemplo, na própria costa da cidade encontra-se a Praia de Matosinhos, que tem um amplo espaço de areia fina para relaxar, bem como vários cafés e restaurantes onde você poderá saborear a cozinha tradicional portuguesa. Outra opção é sair da cidade para chegar a lugares como a Praia dos Ingleses, que é muito especial por possuir a Bandeira Azul (prêmio concedido pela Fundação Europeia de Educação Ambiental a praias e portos).
Além disso, você pode desfrutar de Porto com a visita aos diferentes museus que a cidade oferece. Entre eles, o Museu Nacional Soares dos Reis, um dos mais antigos e visitados de Portugal que oferece uma extensa viagem pela história da arte moderna dos séculos XVII ao XX. Claro que você não vai querer perder ou esquecer de visitar o Museu do Vinho do Porto, onde poderá aprender sobre o processo de elaboração deste famoso licor.
Além disso, você pode fazer viagens a partir do Porto para visitar outras cidades portuguesas que o vão surpreender com as suas maravilhas. Por exemplo, basta atravessar o rio Douro para passear pelas ruas de Vila Nova de Gaia, um local que reivindica para si a invenção do conhecido e saboroso Vinho do Porto.
Nesta cidade da costa atlântica, também pode viver uma incrível experiência subaquática através da Sea Life Porto, um autêntico pedaço de oceano que você poderá conhecer em terra firme. Nele você encontrará animais de todos os tipos, desde majestosos pinguins a magníficos tubarões, todos cercados por uma atmosfera ótima e explicados por guias com uma verdadeira paixão por esses animais.
Estando em Porto você não vai querer perder a sua gastronomia diversificada e deliciosa por nada no mundo. Nesta cidade, os portugueses não só comem bem, como também querem que quem vem de fora aprecie a comida. Por exemplo, em Porto pode encontrar um delicioso prato assado que se prepara nesta cidade desde o século XVI, as tripas à moda do Porto. Este prato, semelhante à tripa espanhola, é autêntico de Porto, razão pela qual não é tão conhecido como outros pratos. Um dos mais conhecidos é a Francesinha, um prato simples mas delicioso que, apesar de também ser nativo do Porto, é mais conhecido fora dos limites da cidade. Este prato, composto por várias carnes e enchidos enrolados num bom lombo de vaca e tudo isto entre dois pães mergulhados em queijo, é tão típico da cidade que cada restaurante tem a sua receita, mas sem perder a essência de Porto. Por fim, uma boa receita de bacalhau não poderia faltar na cozinha de nenhuma parte de Portugal, neste caso o bacalhau à Gomes de Sá, em homenagem ao seu criador, José Luis Gomes de Sá, comerciante português do século XIX. Claro que existem outros pratos e cada restaurante local tem a sua especialidade, mas os sabores não podem ser descritos, portanto você terá que experimentá-los.
Finalmente, nesta cidade fluvial magnífica, são oferecidos diversos passeios em barcos tradicionais no rio, atravessando o rio sob seis pontes diferentes e espetaculares e com uma vista única e incrível do bairro da Ribeira. Existem várias empresas que oferecem esse tipo de passeio, então a variedade de preços e horários é bem ampla. Uma experiência verdadeiramente deliciosa para viver no Porto.
Sendo uma cidade costeira, Porto tem um clima ameno devido à sua proximidade com o oceano Atlântico. Isso significa que as temperaturas são agradáveis durante o ano todo, com invernos e verões amenos. A principal diferença entre as duas estações está nas chuvas que caem com frequência no inverno e no outono, enquanto na primavera e no verão é mais comum ver o sol sobre o céu do Porto.
No entanto, ao longo do ano existem diferentes celebrações e festividades na cidade, fazendo com que qualquer época do ano tenha o seu interesse acrescido. Estas são algumas das festividades que podem ser mais interessantes para você.
Nos meses de janeiro e fevereiro, Porto celebra o Carnaval, uma festa muito popular em Portugal e que acontece em todo o território. Além disso, no final de fevereiro, acontece em Porto o Fantasporto, um festival internacional de fantasia, terror e filmes alternativos que vão fazer a sua imaginação fluir.
Entre março e abril, variando de ano para ano, celebra-se a Semana Santa, festa litúrgica amplamente celebrada em toda a Península Ibérica e que vale a pena ser visto onde quer que você esteja.
A primeira semana de maio começa com uma celebração dedicada à vida universitária conhecida como Queima das Fitas. Esta festa tem celebrações de vários tipos: missas, concertos, procissões de carros alegóricos e muito mais acontecem durante estes dias.
Em junho, pleno verão, você não pode perder a celebração da festa de São João, festa que é amplamente celebrada em vários locais de Portugal, incluindo Porto. Durante estas festividades acontecem procissões e danças populares, além da tradicional fogueira de São João, que ilumina a noite de folia em Porto. Além disso, durante este mês acontece o festival NOS Primavera Sound, que dura três dias e oferece diferentes artistas que cantam ao público as suas melhores músicas.
A partir de Porto você poderá realizar várias excursões para diversos pontos de Portugal, aproveitando a sua estadia neste país dos sonhos. Opções tão variadas como a de simplesmente cruzar o rio Douro para visitar a Vila Nova de Gaia ou percursos mais longos para visitar locais tão mágicos como Braga, localizada ao norte de Porto.
Atravessando o Rio através de alguma das várias pontes de Porto você chegará à Vila Nova de Gaia. Nessa cidade você poderá desfrutar de um tour inédito pelas adegas de vinho, nas quais é armazenado o famoso vinho do Porto. Durante essas visitas você poderá se deliciar com o sabor maravilhoso desse caldo de uva exclusivo dessa zona de Portugal. Além disso, você também irá encontrar igrejas lindas, como a Igreja de Santa Marinha, ou jardins onde poderá fazer um passeio noturno agradável como o Jardim do Morro.
Ao norte de Porto é possível realizar excursões a lugares magníficos como Braga, a qual se encontra a pouco mais de meia hora da cidade costeira. Em Braga você poderá passear pelas ruas pavimentadas de uma cidade muito rica de história e cultura, e visitar lugares como a Sé de Braga, a catedral mais antiga de Portugal, do século XI. Além disso, em Braga você irá encontrar diversos edifícios históricos, assim como vestígios humanos desde a pré-história até os dias de hoje, passando pela memória da Bracara Augusta romana e pelo núcleo da cidade medieval murada. Além disso, em Braga você poderá encontrar inúmeras igrejas que remetem a diversas épocas e estilos que farão com que você se sinta maravilhado com a linda decoração e sua atmosfera.
Ainda ao norte, você irá encontrar Guimarães, cidade de onde se diz que nasceu Portugal. Lá você verá o Castelo de Guimarães, o qual é considerado uma das sete maravilhas de Portugal. Você também irá encontrar o Palácio dos Duques de Braganza, construído no século XV por Alfonso I, Duque de Braganza, para a sua amante. Este palácio imponente foi construído seguindo o estilo de Borgonha, portanto você poderá apreciar nesta cidadezinha um edifício do estilo dos palácios do norte da Europa daquela época. Essas duas maravilhas encontram-se há 5 minutos de distância entre sí, ou seja, é possível visitá-las no mesmo dia e se deliciar com este pedacinho de história que, no caso do Palácio dos Duques de Braganza, também te levará a um relato de amor com romantismo e cavalheirismo que só se veem em novelas.
Em direção sul de Porto, por outro lado, você irá conhecer lugares espetaculares como a cidade histórica chamada Coímbra, antiga capital medieval de Portugal. É a cidade portuguesa dos estudantes, que faz juz ao ditado português “enquanto Lisboa se diverte, Coímbra estuda, Braga reza e Porto trabalha”. Nessa cidade você poderá conhecer até duas catedrais: a Sé velha (antiga catedral de Coimbra) e a Sé Nova (a atual catedral da cidade), de estilos díspares mas ambas de beleza majestosa. Assim como em Braga, ao visitar essa cidade você poderá passear através da história de Portugal, da época romana até os dias de hoje.
Ao sul também se encontra Aveiro, sede da burguesia próspera do século XIX em Portugal. Essa cidade, conhecida como Veneza de Portugal, conta com vários canais navegáveis localizados entre as casas típicas da cidade, chamadas Palheiros.
Para realizar o trajeto até a cidade de Porto existem diversas opções dentre as quais você poderá escolher a que mais se adequa às suas necessidades e gostos. Diante da sua localização, é possível ter acesso a esta cidade através de diversas maneiras.
Para começar, a cidade de Porto conta com um aeroporto próprio, o Aeroporto Internacional Dr. Francisco de Sá Carneiro, o qual recebe voos nacionais e internacionais, sendo uma excelente opção para chegar lá a partir de várias cidades. Além disso, ele está perfeitamente conectado com a cidade do Porto através da linha de metrô E, com os ônibus 601, 602 e 604 ou, de táxi, que não sai muito caro devido a proximidade entre o aeroporto e a cidade.
Também é possível chegar de avião a Lisboa, onde se encontra o maior aeroporto do país, o Aeroporto da Portela. O trajeto saindo da capital de Portugal até Porto dura aproximadamente 3 horas e percorre uma longa extensão de km na autoestrada A1 e pela estrada E1, ambas localizadas relativamente perto da costa portuguesa. Outra opção saindo de Lisboa é pegar um trem ou um ônibus que demoram mais ou menos o mesmo tempo para chegar em Porto.
Outra opção para chegar a Porto é através do seu porto, como indica o próprio nome da cidade. Sendo uma cidade não só costeira, mas também fluvial, é possível entrar em Porto fluvialmente, de barco pelo rio Douro ou com um barco maior através do oceano Atlântico.
Por fim, se você gosta de dirigir e quer aproveitar para ir de carro, é sempre possível fazer o trajeto pela autoestrada. A partir de Madrid é possível pegar a A-6 em direção a La Coruña, pegando a E-82 em direção a Zamora/Portugal, que vira A4 ao cruzar a fronteira com Portugal. A partir daí basta continuar na A4 até chegar em Porto. A viagem tem uma duração de 5 horas, mas é uma boa opção para aqueles que gostam de viajar de carro tanto da Espanha quanto de Portugal e conhecer mais desses lindos países peninsulares. Saindo do sul da Espanha o trajeto começa pela E802 passando por Badajoz para a E1 portuguesa, a qual leva diretamente ao destino. Este trajeto dura aproximadamente 6 horas.
Devido a sua proximidade com a Espanha e as maravilhas que o Porto tem a oferecer, esse é um destino turístico muito apreciado para breves viagens de fim de semana de jeito diferente. Como acontece com muitas cidades, é impossível conhecer uma cidade dessas em um fim de semana, mas você não ficará desapontado com a experiência de fazer um intensivo de dois dias no Porto.
Para passar um fim-de-semana inesquecível nesta maravilhosa cidade portuguesa, propomos a você um pequeno roteiro das coisas que poderá ver caminhando pelas suas ruas.
Para iniciar o percurso, tomaremos como ponto de partida e referência a Sé do Porto, localizada no bairro histórico da Ribeira, onde poderá encontrar a maioria das coisas que não pode perder na cidade. A partir daí pode descer a Avenida Vímara Peres e depois seguir pela Travessa de Santa Clara, chegando assim à magnífica Igreja de Santa Clara, no interior da qual você poderá se maravilhar com a decoração dourada com toques árabes.
Depois de visitar a Igreja de Santa Clara você poderá descer a Avenida Vímara Peres até chegar ao rio Douro, chegando em frente à emblemática Ponte Dom Luís I que liga o Porto à Vila Nova de Gaia. Da ponte você pode seguir em direção a Rua do Cais da Estiva, até ela mudar de nome para Rua de Alfândega, onde se encontra a Casa do Infante. De lá você pode ir até a Igreja de São Francisco pela Rua do Infante Dom Henrique. Até aqui e com uma parada de cerca de 20 minutos em cada um destes emblemáticos edifícios, o percurso terá a duração aproximada de uma hora e meia.
Do templo franciscano você pode seguir pela Rua de Ferreira Borges ou passar pelo Jardim de Infante Dom Henrique, qualquer um dos dois caminhos é viável para chegar à Igreja da Misericórdia. A partir desta igreja pegue a Rua do Ferraz, passeando um pouco pela linda cidade velha de Porto, chegando assim à Rua da Assunção, onde se encontra a Igreja dos Clérigos, conhecida por ter a Torre dos Clérigos. Perto desta magnífica torre encontra-se o Jardim da Cordoaria, um belo local para passear e descansar um pouco. Será mais ou menos nesta altura que você provavelmente vai começar a ficar com fome, uma ótima oportunidade para experimentar um dos pratos tradicionais em um dos restaurantes da zona.
Depois de comer você poderá ir até a livraria Lello, perto da Torre dos Clérigos e de lá pegar a Rua do Carmo, onde irá encontrar a Igreja dos Carmelitas e a Igreja do Carmo, a qual possui uma parede lateral de azulejos impressionante.
Por fim, pode seguir pela Rua da Conceição e depois pela Rua de Fernandes Tomás para chegar à Capela das Almas. Esta capela vai deixá-lo deslumbrado com a beleza do seu exterior, todo forrado de azulejos semelhantes aos que encontrará na Igreja do Carmo. Perto desta capela de azulejos encontra-se o Mercado do Bolhão, onde você pode passear e até comprar um souvenir para levar para casa como recordação.
A partir do Mercado do Bolhão recomendamos voltar para a Sé do Porto, para poder ver em seu miradouro as vistas do pôr-do-sol sobre a cidade, que não têm preço, e depois, falta fazer algo essencial no Porto: um bom jantar regado com os bons vinhos da cidade e fechar a noite com chave de ouro com um cálice de vinho do Porto.
Para o segundo dia, é possível ir para outro local, para o qual existem duas opções principais: ir para o norte ou para o sul. Em ambos os casos, propomos duas cidades, ambas muito próximas uma da outra, para que você possa aproveitar ao máximo seu dia.
A norte do Porto é possível fazer excursões a locais tão magníficos como a cidade de Braga, que fica a pouco mais de meia hora da cidade costeira. Em Braga você pode passear pelas ruas de uma cidade rica em história e cultura, visitando locais como a Sé de Braga, a catedral mais antiga de Portugal, datada do século XI. Além disso, em Braga você encontrará diversos edifícios históricos, bem como vestígios da passagem do homem pelo local desde a pré-história até aos dias de hoje, passando pela memória da Bracara Augusta romana e pelo núcleo da cidade medieval amuralhada. Além disso, na cidade de Braga você irá encontrar inúmeras igrejas de diferentes épocas e estilos que irão te impressionar com as suas lindas decorações e ambiente recatado.
Também a norte encontra-se a vila de Guimarães, a cidade onde se diz ter nascido Portugal. Nesta cidade encontra-se também o Castelo de Guimarães, considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal. Também em Guimarães encontra-se o Palácio dos Duques de Bragança, construído no século XV por Afonso I, Duque de Bragança para sua amante. Este imponente palácio foi construído ao estilo da Borgonha, portanto você poderá apreciar um edifício ao estilo dos palácios do norte da Europa da época nesta pequena cidade. Estas duas maravilhas estão há cinco minutos uma da outra, ou seja, você pode visitá-las no mesmo dia e desfrutar deste pedacinho de história que, no caso do Palácio dos Duques de Bragança, também é fruto de uma história de amor romântico e cavalheiresco daqueles que só aparecem em novelas.
Em direção sul de Porto, por outro lado, você irá conhecer lugares espetaculares como a cidade histórica chamada Coímbra, antiga capital medieval de Portugal. É a cidade portuguesa dos estudantes, que faz juz ao ditado português “enquanto Lisboa se diverte, Coímbra estuda, Braga reza e Porto trabalha”. Nessa cidade você poderá conhecer até duas catedrais: a Sé velha (antiga catedral de Coimbra) e a Sé Nova (a atual catedral da cidade), de estilos díspares mas ambas de beleza majestosa. Assim como em Braga, ao visitar essa cidade você poderá passear através da história de Portugal, da época romana até os dias de hoje.
A sul também localiza-se a cidade de Aveiro, sede da burguesia próspera do século XIX em Portugal. Esta cidade, conhecida como Veneza de Portugal, possui vários rios navegáveis localizados entre as casas típicas da cidade, denominadas Palheiros.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal