Sagres é uma vila encantadora que tem uma das paisagens mais deslumbrantes do Algarve. Tem penhascos íngremes, uma interessante fortaleza fustigada pelo vento e excelentes praias.
O nome “Sagres” tem origem em “Promontorium Sacrum”, designação dada por autores gregos e romanos a partir do Siglo IV a. C.
O seu apelo passa, principalmente, pelo sentido de isolamento e tranquilidade, que contrasta com o Algarve que é bastante frenético, e a sua proximidade com praias exóticas como a Praia do Castelejo.
Em Sagres, as temperaturas são um pouco mais suaves do que no resto do Algarve, e os verões são frescos graças aos ventos do Atlântico.
Esta cidade tem uma atmosfera descontraída e fácil com cafés e bares. Além da vila, conta ainda com a Fortaleza de Sagres, a Igreja de Nossa Senhora da Graça (século XVI) e o museu dedicado aos Descobrimentos, as falésias do Cabo de São Vicente (o ponto mais sudoeste de toda a Europa Continental) também merecem uma visita, sendo que no seu farol, se encontra uma exposição sobre os faróis de Portugal (quartas-feiras das 14h00 às 16h00).
A um quilómetro a leste da praça se encontra o porto da Baleeira, que ainda se dedica à construção de barcos e à pesca de lagosta, e o porto desportivo.
A cerca de 4 km de Sagres, a caminho para o Cabo de São Vicente, encontramos os restos da Fortaleza de Beliche, construída no século XVI, sobre um penhasco, no interior da qual há uma capela, onde foi erguida a Igreja de Santa Catarina, agora em ruínas. Em outros tempos foi um hotel, mas hoje está a desmoronar e o acesso é proibido.
Em toda esta área costeira encontrarás imensas escolas de surf e mergulho, bem como empresas que realizam passeios de barco e aluguer de equipamentos para surf, bodyboard, mergulho e outras atividades interessantes. Com uma costa sul (mediterrânica) e uma costa oeste (atlântica), a quantidade e diversidade das praias proporcionam ótimas condições para a prática de desportos náuticos.
É de notar que a pacata cidade de Sagres está cheia de atividade durante o Surf Festival, realizada ao longo de um fim de semana em meados de agosto e apresenta performances musicais e a presença de muitos amantes e fãs de surf.
Esta cidade foi transformada em uma nova cidade fortificada por D. Henrique, o Navegador, que também construiu aqui uma “escola” de navegação semi-monástica especializada em cartografia, astronomia e construção de navios, que foi um dos principais impulsionadores da Era dos Descobrimentos Portugueses.
Reza a história, que em 1587 o corsário Inglês Sir Francis Drake invadiu e destruiu as fortificações que rodeavam Sagres durante um ataque às linhas de suprimento da Armada Espanhola. A Ponta de Sagres foi fortificada novamente após o terramoto de 1755, que deixou poucas construções.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal