O Paço do Conde foi construído em Ourém três séculos depois da cidade ter sido conquistada pelos portugueses aos àrabes, mais concretamente entre 1450 e 1460.
Este paço é considerado uma das obras de arquitetura militar potuguesa mais inovadora do século XV, sendo perceptíveis na sua estrutura as influências da arquitetura militar italiana da época.
O castelo é formado por três torres quadrangulares que formam um recinto triangular, delimitado por mulharas com as torres nos seus ângulos. Duas das torres estão viradas para norte, e uma terceira para sul, com portas que comunicam com o interior e o exterior do castelo.
No centro do recinto existe um tanque que conserva água durante todo o ano, razão pela qual se diz que nunca tiveram que se render perante um cerco do inimigo.
Esta construção monumental está classificada como Monumento Nacional desde 1910, e é propriedade da Fundação Casa de Bragança.
É interessante mencionar que o segundo conde de Ourém (Conde Andeiro) foi o responsável pelo Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal que atualmente continua em vigor.
A visita a este castelo é indespensável se estás de passagem por esta zona de Portugal.
Mais informação:
Localização:
Ourém.
Preço:
Realizam-se visitas guiadas (com reserva prévia) nas quais se percorrem a cidade velha de Ourém, o Castelo e os Paços do Conde. O preço destas visitas é de:
grupos mais de 10 pessoas: 1,5€ por pessoa.
casal: 5 euros.
individual: 3 euros.
Para realizar estas visitas guiadas é necessário reservar através do email: museu@mail.cm-ourem.pt
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal