Os Moliceiros e os Mercantéis são as embarcações típicas que preenchem os Canais de Aveiro. O Moliceiro era usado na Ria de Aveiro pelos antigos agricultores que recolhiam o “moliço”, um conjunto de algas para fertilizar campos agrícolas. Enquanto que o Mercantel era para transporte do Sal que ainda se produz na cidade.
No passeio de Moliceiro ou Mercantel, percorre 3 canais da zona antiga e 1 da zona moderna da cidade. A parte mais recente é também a mais cara. Neste longo canal é onde se localiza a antiga fábrica de cerâmica que foi aproveitada para serviços públicos, prédios com estilo inspirado em navios cruzeiro, Forum de Aveiro e o Mercado Manuel Firmino.
Na zona antiga, no Canal Central, apreciará as casas de movimento artístico Art Nouveau / Arte Nova e atravessar a área onde se concentram os barcos turísticos. No Canal das Pirâmides avistará o Canal do Paraíso, Jardim do Rossio, Marinhas de Sal e Eclusa. A partir deste canal entrará no Canal de São Roque. Neste canal é onde se encontra o bairro Beira-Mar (antigo bairro de pescadores), Mercado do Peixe e armazéns de sal, entre várias pontes que o embelezam.
Os preços de passeio nos barcos tradicionais de Aveiro têm a duração de 45 minutos e são tabulados:
13€ - pessoa
6€ - crianças dos 4 aos 12 anos
Grátis - crianças < 4 anos
É permitida a entrada de animais de estimação.
Para obtenção de desconto associado à idade, aconselhamos que se faça acompanhar de documento de identificação da respetiva criança.
Esta é uma das formas mais divertidas e típicas de conhecer a cidade.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal