O Alentejo tem belas paisagens as quais são percorridas por diversas rotas e trilhos emocionantes que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Em adição, as suas estradas principais, apesar de não totalmente pavimentadas com passeios para bicicletas, são excelentes para o cicloturismo.
O Parque Natural da Serra de São Mamede, com mais de 56.000 hectares, é uma excelente opção para realizar rotas a pé ou de bicicleta de montanha. Este parque natural, situado a 1025 metros de altitude, oferece trilhos e rotas que percorrem os montes, vales e riachos, com uma diversidade paisagística que cria um lugar perfeito para percorrer a pé ou de bicicleta. As cinco rotas assinaladas têm como ponto de partida Portagem e as localidades de Marvão e Galegos.
Em Cabrela e Monfurado também há uma rede de rotas sinalizadas. Concretamente são quatro rotas circulares cujos puontos de partida são os povos de Escoural, São Cristovão e Cabrela, assim como o Centro de Interpretação Ambiental, já no municipio de Montemor-o-Novo.
Por outro lado, o Parque Natural do Vale do Guadiana, já em fronteira com o Algarve, oferece 69.000 hectáreas de natureza por onde circulam sete rotas sinalizadas de percursionismo ao longo das quais descobrirás lugares tão singulares como o Pulo do Lobo ou a Serra de Alcaria.
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal