Miranda do Douro é uma cidade fronteriça fortificada que esta situada sobre o precipício do desfiladeiro do Rio Douro, e foi, durante muito tempo um baluarte do “Este selvagem” de Portugal.
Esta antiga localidade tem um ambiente medieval, com um degradado castelo, recebe turistas espanhóis durante os fins de semana.
Aqui destaca-se a bonita e descomunal igreja do século XVI, que outrora funcionou como catedral e que hoje em dia parece algo desproporcionada, em comparação com o resto da cidade.
Também vale a pena passear pelo seu centro histórico, que esconde várias fachadas do século XV, especialmente na Rua da Costanilha, a oeste da Praça de Dom João III, e uma porta gótica ao final desta rua; e visitar o Museu da Terra de Miranda para descobrir mais informações sobre a cultura de Miranda..
A referir que as placas identificativas das ruas estão escritas em mirandés, um antigo idioma que se desenvolveu durante os séculos de isolamento do resto de Portugal.
A um quilómetro a Este da localidade existe uma barragem com 80 metros de altura, sobre a qual passa uma estrada que segue até Zamora, a 55 quilómetros. Apesar da barragem, o desfiladeiro é realmente espetacular, e existem empresas que disponibiizam trajetos de barco pela garganta.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal