A pequena Capela da Memória representa uma grande importância para a aldeia de Nazaré, uma vez que surge da fundação desta vila piscatória.
Esta capela foi construída junto aos grandes penhascos e, segundo a lenda, foi construída por ordem de D. Fuas Roupinho, alcaide de Porto de Mós, uma vila vizinha.
Reza a história que Fuas Roupinho estava a caçar nas montanhas de Pederneira, no final do ano de 1182, quando apareceu um veado, que fugiu a alta velocidade na direção de um penhasco. Assim, persegui-o a cavalo sem hesitação em direção ao penhasco, apercebendo-se que não tinha tempo para parar a manobra, apenas teve tempo para pedir o auxílio à Virgem. Milagrosamente, o seu cavalo acabou por parar junto ao fim do abismo e, tanto Fuas Roupinho como o seu cavalo, escaparam-se ilesos. Então Fuas, de forma a agradecer a assistência divina, prometeu levantar uma capela à Virgem nesse mesmo penhasco, e assim deu origem à aldeia de Nazaré.
Tanto o seu interior como a fachada da capela quadrada são decorados pelo belíssimo painel de azulejos azuis e brancos datados dos séculos XVII e XVIII, onde podes ver alusões a esta lenda. Ao lado desta, um monólito recorda a visita do Vasco da Gama, que pediu fortuna à Virgem nas suas perigosas viagens.
Largo Nossa Senhora da Nazaré, Nazaré, Portugal.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal