Conhecido como Monte de São Brás da Nazaré, esta é uma notável elevação de origem magmática estritamente no coração de uma paisagem de dunas de areia cobertas com floresta de pinheiros, sendo considerada como uma “lha” de flora mediterrânica.
Este monte é um marco para os marinheiros, que geralmente avistam a mais de 35 quilómetros de distância, coberto de vegetação verde-negra.
Conta com um grande interesse histórico-natural, e nele foram encontrados vestígios arqueológicos que corroboram a ocupação pré-romana neste lugar.
O seu cume, a 156 metros acima do nível do mar, é acessível por escadas, e a partir dele podes ver uma surpreendente e encantadora vista panorâmica. Aqui encontrarás o portão da torre de vigia florestal e uma pequena capela, onde, anualmente, no dia 3 de fevereiro realiza-se a festa religiosa e profana de Santo Brás, que marca o início das comemorações do Carnaval.
O interesse da flora deste monte também é notável, e prova disso é que em 1979, os seus 32 hectares foram classificados pela sua extensa e variada vegetação, uma vez que abriga cerca de 150 tipos de plantas vasculares, das quais 15 são de origem Ibérica; um grande número de líquenes e alguns briófitos (plantas de musgo). Entre as espécies de plantas presentes inclui o carrasco, o medronheiro e o alaterno.
Relativamente à avifauna podes avistar o peneireiro-cinzento e águias.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal