O Castelo de Palmela ou Castelo dos Cavaleiros da Ordem de Santiago da Espada, localiza-se em Palmela, Setúbal.
É uma fortaleza defensiva medieval, conquistada sucessivamente, destruída e reconstruída por tropas árabes e cristãs.
Hoje é classificada como Monumento Nacional e abriga uma Pousada; mas no seu tempo era parte de uma antiga rede de sete baluartes, um conjunto de controles em torno de dois grandes estuários cujo domínio foi muito importante para o desenvolvimento económico e para a segurança do reino.
Ali moravam no ano de 1172 os frades guerreiros da Ordem Militar de Santiago Tifa, que fundaram o convento que ainda persiste no interior.
A partir de 1210, após a destruição pelas tropas de Almanzor e reconstrução cristã, os frades estabeleceram a sua casa-mãe e o Capítulo da ordem. Deste período corresponde também à muralha interior, que é o primeiro elemento defensivo dos 3 que constitui o forte, e por duas colunas cilíndricas orientadas estrategicamente. A torre de Menagem é do o século XIV.
O segundo muralhas datam do início do século XV, e foi construído devido a disputas entre reis e nobres e a crescente ameaça do poder expansivo castelhano. Estas paredes cercam a praça, o convento e a Igreja de Santiago.
O terceiro muro foi construído para se adaptar às exigências força defensiva, devido ao aparecimento de artilharia durante a Guerra da Restauração contra o rei da Espanha, no século XVII. É uma linha irregular de grossas paredes de alvenaria, ladeado por salientes e baluartes,e ângulos quase certos para desviar projéteis disparados por canhões.
No interior do forte, ao pé da Torre de Menagem,estão as ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, de estilo renascentista, destruída durante o terramoto de 1755.
A Igreja de Santiago, também localizada dentro da área muralhada, foi erguida em 1483 e possui estilo gótico tardio. No interior, três corpos com cinco secções do telhado sustentados por pilares adosados, várias lápides interessantes, como Dom Diogo de Gouveia, humanista, prior do convento e reitor da Universidade de Paris; ou D. Jorge de Lancaster, Duque de Coimbra.
Castelo de Palmela, Setúbal.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal