O Castelo de São Jorge é um dos pontos turísticos mais emblemáticos e importantes da cidade de Lisboa. Agora, parte da área nobre da cidadela medieval (Alcazaba), e é composto pelo castelo, as ruínas do antigo palácio real e parte de uma residência para a elite daquele tempo.
Está classificado como Monumento Nacional e hoje tem jardins, miradouros, uma cidadela, terraços, um pequeno museu, um núcleo arqueológico, um periscópio (inventado por Leonardo da Vinci no século XVI); uma loja e um café – restaurante, a Casa Leão.
Este castelo foi construído pelos muçulmanos em meados do século XI como uma defesa da elite que viveram nesta cidadela.
Foi conquistada em 1147 por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e até o século XVI teve o seu apogeu como um espaço cortesão. Os antigos edifícios do período islâmico foram adaptados e ampliados para uso do rei, da corte, e do bispo.
O arquivo real foi instalado numa das torres do castelo.
No século XIII, foi transformado num palácio real, e escolhido albergar para pessoas importantes, comemorar feriados e proclamar reis ao longo dos séculos XIV, XV e XVI.
Em 1580, com a integração de Portugal na Coroa de Espanha, o castelo teve funções militares, que foi mantida até o início do século XX.
Durante esse tempo eles foram construídos e remodelada várias áreas, especialmente após o terramoto de 1755.
De 1938 a 1940, o castelo foi restaurado bem como o velho palácio real, foram restaurados edifícios antigos junto ao castelo.
Desde o final do século XX, as investigações arqueológicas foram utilizados para verificar a idade da ocupação no topo da colina, o que confirmou ainda mais o seu valor histórico.
Os testemunhos das vidas no passado são agora visíveis no Núcleo Arqueológico, onde os restos mortais foram encontrados datam do século VII aC; as ruínas da parte residencial do período islâmico de meados do século XI; e as ruínas da última residência do ex-fortaleza palaciana, destruída pelo terramoto de 1755; e do Centro de Museu, onde você pode visitar uma coleção composta dos objetos encontrados no núcleo arqueológico.
Castelo de São Jorge, Lisboa
1 de novembro a 28 de fevereiro: diariamente das 9h às 19h
1 de março a 31 de outubro: diariamente das 9h às 21h
Fechado nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 24, 25 e 31 de dezembro
(+351) 218 800 620.
Autocarro: 37.
Eléctrico: 12, 28.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal