Mértola é uma pequena vila situada na região do Alentejo, no distrito de Beja em Portugal. Este município, também denominado vila-museu pela grandiosa história, encontra-se cercado por uma muralha e situa-se no topo de um penhasco sobre o rio Guadiana.
A origem de Mértola remonta a séculos atrás, quando esta zona era um importante ponto de comércio entre fenícios e cartagineses. Mais tarde, com a chegada dos romanos, a vila tornou-se um porto fluvial e manteve importância económica devido à localização estratégica. Passeando pelas ruas, descobrirá vestígios romanos daquela época, incluindo a Torre Couraça bem como casas e calçadas romanas. Posteriormente chegaram os visigodos, que também deixaram vestígios arquitetónicos na localidade, entre eles as colunas, pilastras e torres. Mas foi só com a invasão muçulmana que a povoação se tornou um dos portos comerciais mais importantes do Oeste do Mediterrâneo. Teve um forte crescimento e impulso económico, podendo observar a riqueza em património islâmico no Museu de Mértola na secção de Arte Islâmica.
A vila amuralhada possui um grande património arquitetónico de grande valor histórico e cultural. Passeando pelas ruas estreitas e íngremes, descobrirá vestígios históricos em cada canto, como casas antigas, praças, estradas, muros... Entre eles encontra-se o Castelo de Mértola, construído na época medieval, a Igreja Matriz de Mértola, o Convento de São Francisco que se situa numa colina rochosa, a Torre Couraça construída na época romana, a Torre do Relógio e o Museu de Mértola que contém 10 núcleos museológicos espalhados pelo concelho.
Além dos monumentos e edifícios históricos, irá percorrer o centro histórico da vila, que é a parte antiga das muralhas, onde as ruas estreitas formam um labirinto. Do alto da colina terá a oportunidade de contemplar as incríveis vistas. Depois de um longo passeio, nada melhor do que fazer uma pausa num restaurante, enquanto aprecia as vistas e degusta a gastronomia típica da região. A gastronomia desta zona está associada ao rio Guadiana, é muito variada e os produtos tem muita qualidade, um dos principais alimentos nos seus pratos é o peixe, tal como a enguia frita com arroz de tomate, sopa de peixe e o arroz de lampreia.
Índice:
Passeando pelas ruas de Mértola irá descobrir os incríveis monumentos e edifícios históricos que se escondem nesta encantadora vila. Esta povoação rodeada por antigas muralhas e localizada no topo de uma colina tem muita história para contar. Aqui encontrará diferentes tipos de estilos arquitetónicos, desde vestígios romanos à arte islâmica.
Se subir ao topo da colina da vila, encontrará o Castelo de Mértola que foi construído na época medieval sobre antigos alicerces islâmicos e romanos. Este castelo sofreu inúmeras transformações ao longo da história e é há muitos anos considerado uma fortaleza inconquistável. No topo da Torre de Menagem encontra-se o museu onde poderá admirar uma interessante coleção de vestígios arquitetónicos da zona. Daqui poderá ver as melhores vistas panorâmicas da vila e arredores.
No centro histórico encontrará muitos edifícios e monumentos históricos para visitar. Além disso irá também admirar a beleza das ruas e casas, as quais escondem muita história que se pode ver nas construções, nos calçadas de pedra e nas fachadas antigas das casas, ou na estrutura labiríntica das ruas em estilo islâmico. À medida que percorre, irá descobrir edifícios como a Igreja Matriz de Mértola que se localiza mesmo abaixo do castelo. Esta igreja foi construída como mesquita durante a ocupação muçulmana na península. Mais tarde os cristãos transformaram na Igreja que vai encontrar hoje. Não obstante, a Igreja manteve a estrutura que o templo muçulmano possuía. Nela perduram os quatro arcos em ferradura e o mihrad em direção a Meca. Aqui também se encontra o Museu de Mértola, que tem 10 núcleos museológicos, 9 deles distribuídos pela vila. Entre eles: a Casa Romana, a Basílica Paleocristã, a Ermida e Necrópole de S. Sebastião e Alcáçova (capela), as restantes encontram-se em edifícios antigos que foram restaurados.
Numa colina rochosa da vila encontra-se o Convento de S. Francisco desde o século XVII. Convento este que foi mandado construir pelo cónego Diogo Nunes de Figueira Negreiros. Daqui contemplamos vistas incríveis do centro histórico e do rio Guadiana. Atualmente é o centro cultural da cidade, onde são realizados concertos, exposições e outros tipos de eventos para todos os públicos. Também oferece uma visita ao jardim botânico, a reserva ornitológica e a galeria de arte. Continuando a percorrer as ruas da vila, encontrará a Torre Couraça, construída na época romana, que permitia aos habitantes aceder à água e lhes proporcionava defesa. Continuando a visita a esta vila ímpar, poderá passear ao longo da margem do rio Guadiana onde se situa a Torre do Relógio, construída no final do século XVI, é uma torre de defesa da muralha. Esta torre possui escadas que conduzem ao cais, descendo estas escadas poderá desfrutar de um passeio pela margem do rio ou de um passeio de barco ao longo deste.
Mértola é o cenário perfeito para fazer planos no meio da natureza. Nos arredores irá realizar atividades ao ar livre onde poderá estar em contacto com a natureza e desfrutar de um ambiente tranquilo. Também pode optar por passear pela vila, visitando edifícios e monumentos, enquanto repousa e prova a gastronomia tradicional.
Na zona do rio realizam-se uma série de atividades aquáticas onde poderá desfrutar da água, enquanto contempla as incríveis vistas da localidade. Entre estas atividades encontram-se os percursos de caiaque que se levam a cabo no curso do rio entre os Canais e as Azenhas do Guadiana (moinho de água). Trata-se de um dos percursos mais interessantes para fazer ao longo do rio, mas também encontrará outros tipos de percursos com os quais poderá descobrir o rio por completo e as paisagens naturais que o rodeiam. Esta atividade é ideal para fazer com a família e amigos, pois é um desporto apto para todas as idades, pois não requer muita experiência prévia. Aqui também pode fazer um passeio de barco no rio se preferir uma atividade mais tranquila e descontraída. O passeio de barco decorre ao longo do curso do rio Guadiana entre Mértola e Vila Real de Santo António, neste passeio irá ficar a conhecer a flora e fauna deste rio milenar, bem como conhecer as localidades fronteiriças da zona. Nesta atividade fará uma rota tranquila e inesquecível pelas margens que mostram a natureza que cerca o rio e as pitorescas povoações.
Na envolvência existem várias aldeias rurais onde há uma grande riqueza ornitológica. Por este motivo, a zona de Castro Verde-Mértola é ideal para roteiros de observação de aves, onde pode admirar e fotografar a grande riqueza ornitológica. Esta é uma atividade que irá realizar ao ar livre na qual poderá ver não só das aves mas também a rota pelo caminho e a paisagem natural. No terreno natural existe uma grande comunidade de aves estepárias, com grande população de abetardas, sisão, cortiçol-de-barriga-preta, sabiá-do-campo, francelho ou a calhandrinha-comum. Este grande número de aves encontradas na área deve-se à alta existência de presas das quais se podem alimentar. Mértola é também habitat natural de grandes aves de rapina, como as águias imperiais, reais e de bonelli ou o grifo e o abutre-preto, entre outras. A existência de rios, riachos e lagoas favorece o aparecimento destas espécies.
Outro aspeto muito marcante na vila é passear pelas vinhas, localizadas nas encostas das margens das ribeiras do Guadiana e Oeiras, muito perto da vila. Esta zona tem sido durante séculos um excelente território para a produção de vinho que ao longo dos anos se tornou numa produção local graças a vários empresários e resultou em vinhos tintos que se encontram entre os melhores da região. A produção destes vinhos é baseada na sustentabilidade, respeita o meio ambiente em que o território se insere, o Parque Natural, usa uvas colhidas à mão e é consumido nos mercados locais. Assim, poderá desfrutar de um passeio pelos campos e vinhas saboreando os maravilhosos vinhos nas adegas e restaurantes circundantes após a visita. Entre os vinhos que irá provar estão o: Bombeira do Guadiana, Herdade dos Lagos, Herdade de Vale de Évora, Balanches e Frederik Von.S.
Esta encantadora vila merece ser visitada em qualquer época do ano, no inverno pode visitar o centro histórico e o museu arqueológico, enquanto no verão pode desfrutar do clima e dos planos aquáticos.
Em março, nos dias 21 e 22, o Festival da Túbera celebra-se na vila onde a Junta de Freguesia e os restaurantes promovem a semana gastronómica em Mértola. Aqui são partilhadas informações sobre os produtos tradicionais da região, como a adorada trufa branca. Neste festival irá percorrer as ruas da vila visitando cada restaurante e bar, onde poderá saborear os pratos e refeições tradicionais da região confecionados com os produtos da melhor qualidade da zona. Os restaurantes tendem a apostar em pratos tradicionais cujos principais ingredientes são tubérculos, como trufas com ovos, feijão ou cordeiro.
Nos dias 10 e 11 de maio acontece uma das festas mais importantes da localidade, o Festival Islâmico. Este festival é realizado para promover a cultura islâmica, uma vez que teve um forte impacto na povoação por muito tempo no passado. A festa realiza-se de 2 em 2 anos, sempre em anos ímpares, e é organizada pela Câmara Municipal, sendo também uma das celebrações com maior impacto económico no município. A principal atração é o mercado de rua, também chamado de souk, em que as ruas se tingem de cores e enfeites que lembram a "cidade velha". No mercado encontrará couro, incenso, chá, especiarias, djellabas, sândalo e uma mistura de melodias que lhe transportarão para outro lugar.
Enquanto desfruta de um passeio pelo mercado, encontrará diversas bancas de artesanato, produtos regionais alentejanos, tecidos, pastelaria, música e arte vindos de outros destinos, como Marrocos, Tunísia e Egipto. Também irá desfrutar de espetáculos improvisados nas ruas, seja com um cantor, dançarino ou poeta. Além disso, a música é outro dos protagonistas do festival, poderá encontrar em qualquer canto da vila, seja por cantores espontâneos nas ruas ou pequenos espetáculos organizados. O tipo de música que vai ouvir é variado, pode encontrar música árabe-andaluza, chaabi, berbere e flamenco, já que a finalidade da música é que haja um reencontro de culturas.
Já em Agosto realiza-se também um festival que gira em torno da prática desportiva. Denomina-se Mértola Radical e incentiva a população e adeptos da prática de desportos a realizar atividades de aventura pelas zonas da vila. Aqui terá a oportunidade de realizar todo o tipo de aventuras, podendo ser na água, no ar ou em terra. O programa do festival inclui paintball noturno, parapente, voos tandem, blob jump na praia, bungee jumping na ponte sobre o rio Guadiana, caminhadas noturnas e muito mais que não vai querer perder.
Mértola oferece excursões ilimitadas dentro e fora da área, sendo um ponto de partida ideal para conhecer a região do Alentejo, onde existem inúmeras cidades e aldeias maravilhosas com diversos interesses culturais a visitar. O mais comum é alugar um carro para assim se poder deslocar para locais próximos.
Na confluência com o rio Guadiana e a cerca de 40 km da foz fica a pequena vila de Pomarão, terra de pescadores que serviu de porto para extração das minas de São Domingos. Aqui foi construída uma pequena aldeia com 2 cais, atualmente elemento único da arqueologia industrial devido aos cais e aos vestígios de instalações mineiras. Nesta localidade, verá instalações de mineiras únicas, além das docas e o porto. Também passará pelas ruelas para admirar as raras e pequenas casas de barro, que foram construídas sobre o nível do rio. A proximidade com a barragem de Chança, os vestígios ancestrais das instalações e do porto, bem como a idílica beleza do local, tornam-na numa vila perfeita para visitar.
Fora do território de Mértola pode fazer uma excursão a Beja, que fica a 45 minutos, é uma cidade amuralhada rodeada de campos de trigo. Beja é o local perfeito para visitar, com os campos de trigo e o centro histórico onde se escondem incríveis edifícios e monumentos antigos de grande valor histórico e arquitetónico. Pode visitar o centro histórico de Beja a pé, enquanto passeia pelas ruas estreitas e vai adorar os recantos que guardam muita história.
Aqui encontra a Sé Catedral de Beja, construída no final do século XVI. No interior há um retábulo feito pelo mestre João Fonseca. Seguindo o percurso dos pontos mais emblemáticos desta cidade, encontrará a Ermida de Santo André classificada Monumento Nacional. A poucos metros fica a Ermida de São Sebastião e também a Praça de Touros José Varela Crujo. Voltando ao centro histórico encontra-se a Igreja de Santo Amaro que foi nomeada Monumento Nacional, que se trata de um edifício de estilo paleo-cristão. Depois de percorrer o centro histórico, é comum subir e ver o Castelo de Beja, que será uma experiência surpreendente, onde se destaca a Torre de Menagem, que ultrapassa os 40 metros de altura. Subindo terá a melhor vista panorâmica da localidade, além de desfrutar de vistas impressionantes.
Perto de Mértola, nas margens do rio Guadiana, encontra-se a vila de Alcoutim, a cerca de 30 minutos. Esta pequena povoação é formada por ruas estreitas calcetadas e casas brancas com janelas azuis, sendo que a melhor forma de conhecê-la é perdendo-se nelas. O monumento mais emblemático da vila é o Castelo de Alcoutim que se situa no cume mais alto da localidade, este castelo em pedra é de origem árabe do século VII e a partir dele irá desfrutar das melhores vistas de toda a vila, do rio Guadiana e o cais. No interior do castelo encontra-se o Núcleo Museológico de Arqueologia, onde estão expostas as ruínas das muralhas medievais do castelo, onde também encontra a exposição de jogos de tabuleiro islâmicos. Por outro lado, na parte baixa da vila encontra-se a Capela de Santo António que se localiza junto ao rio Guadiana. Não se sabe a data da construção mas sabemos que foi uma igreja entre os séculos XVII e XIX, no interior desta capela poderá admirar a exposição de arte sacra que alberga. Chegará então ao cais que fica no rio, onde estão as vistas do rio e dos veleiros encalhados, Esta zona é caracterizada por cafés e bares para comer enquanto descansa do passeio, pois é o lugar perfeito para desfrutar de momentos de lazer.
Um local que vai adorar conhecer é Serpa, uma cidade muito caracterizada pelas casas brancas, que fica a 50 minutos de Mértola e está rodeada de colinas e vinhas. Este concelho é famoso porque alberga uma das mais famosas produções de queijos e queijadas em Portugal. O centro histórico é cercado por uma antiga muralha e no centro há uma bela praça de estilo medieval, além das ruas serem reconhecidas pelas belas calçadas. O monumento mais importante é o Castelo de Serpa, que foi duramente castigado durante as guerras, pelo que só resta a Torre de Menagem, de onde poderá apreciar as melhores vistas da zona.
A pouca distância do castelo encontra-se a Igreja de Santa Maria, um edifício de estilo gótico com azulejos do século XVII. Também vai encontrar a Torre do Relógio, outro edifício com maravilhosas vistas da cidade e arredores. Nesta cidade poderá ainda visitar 2 museus importantes, o Museu Etnográfico de Serpa, onde terá um passeio pelo artesanato tradicional do município, e o Museu do Relógio, onde poderá observar a coleção privada de relógios de diferentes épocas, este museu situa-se no Convento do Mosteirinho. Depois de visitar os locais mais importantes pode caminhar até à Praça da República, onde se encontra a Igreja da Misericórdia, que é o centro da cidade, aqui encontrará uma grande variedade de bares e restaurantes para saborear a comida típica enquanto descansa.
Para chegar a Mértola desde Espanha existem várias possibilidades à escolha, dependendo de onde vem. Em primeiro lugar, ir por estrada significa usar a autoestrada A2, quer seja do sul, quer do norte. Se for esta a opção que vai escolher, deverá saber que a saída é em Castro Verde e aí deverá seguir pela EN 123, chegando ao cruzamento com a EN 122 onde vai virar à direita em direção a Mértola a apenas 38 km.
A forma mais frequente é o transporte público. Os preços são acessíveis e chega facilmente ao destino. Saindo de Madrid, pode ir de comboio para Huelva e, ao chegar lá, ir no autocarro com destino a Cartaya. Esta localidade fica a apenas uma hora de carro de Mértola, sendo mais habitual alugar um carro ou utilizar o serviço de táxi. Se preferir que o trajeto seja inteiramente de autocarro, pode apanhar um em direção a Évora. Daí saem autocarros da companhia portuguesa RedeExpressos com frequência a cada duas horas para Beja, onde terá de utilizar um terceiro autocarro com uma viagem de 50 minutos até Mértola.
A opção de chegar a Mértola de avião é complementada com o autocarro, uma vez que a localidade é pequena e os visitantes vêm maioritariamente dos aeroportos de Faro, Lisboa ou Sevilha. Outra alternativa que é muito atrativa para os turistas que chegam de Ayamonte, é o uso do ferry num curto trajeto de apenas 15 minutos que é muito procurado, pois estão disponíveis a cada hora. Neste serviço chegará a Vila Real de Santo António, de onde deverá ir o autocarro até Mértola, tendo em conta que este autocarro está disponível 2 vezes por semana.
Como Mértola é uma povoação pequena, normalmente aluga-se um carro à chegada no caso de não ter ido com o seu. Desta forma, a excelente experiência irá se tornar a viagem mais completa, já que as localidades vizinhas podem ser visitadas em excursões de um dia. Encontrará este tipo de serviço tanto em aeroportos como em estações rodoviárias e ferroviárias.
Nas suas férias na histórica vila de Mértola encontrará uma diversidade de alojamentos que vão tornar as férias em Portugal num puro conforto, mas também ajustadas ao seu orçamento.
Se procura relaxar e desligar-se da rotina agitada, O Monte do Alhinho, localizado a apenas 8 km de Mértola é perfeito para si. Trata-se de uma acolhedora casa de campo onde verá as belas paisagens e o pôr-do-sol que o Baixo Alentejo oferece. Esta casa rural, que antes era uma quinta alentejana dedicada à agricultura, foi posteriormente convertida em estabelecimento de turismo rural, preservando a verdadeira essência inicial como se pode verificar na arquitetura e decoração típica da região, para além de ter um tratamento amigável por parte dos proprietários que farão se sentir em casa.
Esta casa rural acolhedora possui 8 quartos amplos totalmente equipados com ar condicionado, televisão e Wi-Fi gratuito, para além de ter à disposição uma grande piscina onde pode dar um mergulho refrescante e parque de estacionamento.
O Monte do Alhinho é perfeito para quem viaja em família, pois os mais pequenos vão adorar observar os animais domésticos que aqui se encontram, para além de realizarem uma variedade de atividades que se ajustam a todos os gostos como tiro ao alvo, caça nos arredores da quinta, pesca desportiva ou percursos pedestres para descobrir os mais belos enclaves naturais da zona.
O Hotel Museu 3 estrelas é uma boa opção para se hospedar, visto ter uma localização imbatível no centro histórico da vila de Mértola. Este belíssimo hotel que alberga um interessante museu sobre as civilizações que habitaram Mértola, dispõe de 24 quartos totalmente equipados com todo o tipo de pormenor, oferecendo aos clientes serviço de quartos, televisão e ar condicionado, entre outros. No que diz respeito às instalações, destaca-se a piscina exterior assim como o magnífico bar onde poderá degustar um delicioso coquetel enquanto desfruta das vistas imbatíveis que o rio Guadiana dá e o elegante restaurante onde poderá sentar e deliciar o paladar com a comida típica da região do Alentejo.
Se pretende usufruir da melhor vista panorâmica de Mértola, a Quinta do Vau é ideal para si, tornando a estada numa experiência inesquecível. Uma casa de campo situada nas margens do rio Guadiana, apenas a 6 minutos de carro do centro da vila, que lhe oferece uma tranquilidade incomparável. Os quartos estão totalmente equipados e dispõem de casa de banho privativa, ar condicionado, serviço de quartos e todos com vistas diferenciadas para o castelo de Mértola, rio e piscina exterior.
O Alentejo Star Hotel-São Domingos 4 estrelas num fantástico hotel que lhe vai permitir contagiar-se com a essência que exala a paisagem alentejana ao estar inserido num enquadramento natural único em Mértola. Este luxuoso hotel tem todo o tipo de detalhes nas instalações como poderá apreciar, desde um requintado restaurante onde a comida alentejana é servida de forma original aos quartos de diferentes categorias decorados ao pormenor.
Além disso, a localização privilegiada deste hotel oferece um vasto leque de atividades para realizar para complementar a sua viagem a Mértola, tais como ciclismo, caminhada ou desportos náuticos como kayak ou canoagem visto que se encontra junto à praia fluvial e ao rio Guadiana. Ao cair da noite, irá deitar-se para contemplar o melhor céu estrelado do miradouro do hotel, uma bela lembrança que, sem dúvida, irá perdurar na mente.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal