O Convento de Santa Iria foi erguido no século XVI, sobre o antigo mosteiro beneditino, nas margens do rio Nabão, no mesmo lugar onde ocorreu o martírio de Santa Iria, degolada por ordem de Britaldo. O seu corpo foi jogado no rio e chegou a Santarém, onde segundo a lenda, as águas do rio Tejo “abriram-se” para exibir o seu caixão. No meio do rio, há um monumento que designa o lugar onde ocorreu o milagre.
Este templo exibe um portal em estilo renascentista na sua fachada norte.
A igreja é uma obra-prima de estilo renascentista, consequência da denominada escola "Renascença Coimbra". São obras de João de Castilho o portal da igreja e a sua janela.
Do interior da pequena igreja destaca-se a Capela dos Vales, com um valioso retábulo em calcário, obra de João Ruão. No exterior, sob o nicho com a imagem de Santa Iria, padroeira de Tomar, vais encontrar uma pedra com um touro em relevo, que alguns esotéricos dão-lhe um significado simbólico, uma vez que o touro está a olhar para norte, em direção ao Castelo dos Templários e à constelação de Arcturus, que está relacionada com a personagem do Rei Artur e às narrativas da Távola Redonda e de Grial.
Rua Marquês de Pombal, Tomar.
(+351) 249 322 601.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal