A sinagoga medieval melhor preservada de todo o Portugal está localizada numa viela de paralelepípedos na velha cidade de Tomar.
Esta sinagoga foi construída entre 1430 e 1460 e só foi utilizada como tal por alguns anos, desde um mandato promulgado por Manuel I, que em 1496 forçou os judeus a converterem-se ou deixarem a cidade. A maioria optou pela segunda opção.
Posteriormente, o edifício foi usado como prisão, capela, e armazém, até que, em 1921, foi classificado como monumento nacional, em parte graças aos esforços de Luís Vasco, que provem de uma das duas famílias judias que ainda viviam em Tomar.
Este simples e pequeno edifício, de forma quadrangular e com abóbadas suportadas por quatro colunas, foi restaurado para recuperar a sua aparência no século XV. O seu nome deve-se ao matemático e astrólogo judaico que ajudou Vasco da Gama a planear as suas viagens.
No seu interior, no Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto encontrarás várias pedras gravadas com inscrições em Hebraico que datam dos séculos XIII e XIX, bem como um bloco de calcário rosa da grande sinagoga em Lisboa de 1307. As suas paredes são adornadas com doações e contribuições de visitantes judeus internacionais.
Os recipientes invertidos que verás na parte superior da parede foram utilizados como um recurso para melhorar a acústica da sinagoga.
Rua Joaquim Jacinto, 73, Tomar, Portugal.
Gratuito.
De outubro a abril, de terça a domingo, das 10:00 às 13:00, e das 14:00 às 17:00.
De maio a setembro, de terça a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00.
Encerra aos feriados, domingo de Páscoa, 25 de dezembro e 1 de janeiro.
(+351) 249 329 823.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal