O arquipélago das Ilhas Berlengas é formado por três peculiares ilhas designadas de Berlenga, Estelas e Farilhões, sendo a maior e mais emblemática a Ilha da Berlenga.
Nestas ilhas poderá encontrar únicas manifestações de espécies animais e vegetais, assim como uma beleza e paisagem únicas.
A única forma de chegar até estas ilhas é através de barco a partir do Porto de Peniche, havendo ao longo de todo o ano, circuitos regulares.
Desde o período de domínio Romano que a ilha da Berlenga tem vindo a ser habitada, embora de forma precária. Nesta ilha poderá encontrar algum importante património como o Farol Duque de Bragança, iluminado a energia solar, e a Fortaleza de S. João Batista, onde poderá ficar alojado de forma muito interessante.
As principais formas que permitiram a classificação desta zona como Reserva Natural foram a lagartixa-de-bocage e o sardão, espécies peculiares e ameaçadas, assim como o airo, a cagarra, o corvo-marinho e as famosas gaivotas que preenchem e ameaçam toda a ilha. Em termos da sua riqueza vegetal, saiba que aqui poderá encontrar lobularia marítima, papoilas, malmequeres e muitos outros.
A ilha da Berlenga está ainda dotada de um pequeno parque de campismo, dois restaurantes e um mini-mercado. Existe eletricidade produzida na ilha através de um gerador ativo durante apenas certos períodos durante o dia.
Ilha da Berlenga, Peniche
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal