O Palácio de Mateus, conhecido pelas garrafas de Mateus Rosé, é uma mansão barroca do século XVIII, considerada como uma das mansões mais elegantes da Europa e atribui-se ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
A fachada do palácio é um conjunto harmonioso no qual se destaca a dupla escadaria com balaustrada que conduz à porta principal, sobre a qual aparece os escudo familiar flanqueado por duas estátuas alegóricas. Como contraponto a esta elevação, todas as esquinas do edifício encontram-se adornadas por altos pináculos apoiados sobre as cornijas.
No interior pode visitar-se a tranquila biblioteca, que guarda livros editados no século XVI; a estância das Quatro Estações, que contém mobiliário do século XVIII, valiosos móveis de madeira, porcelanas chinesas e quadros alegóricos que simbolizam as estações do ano; e um pequeno museu onde se encontra exposta uma valiosa edição de “Os Lusíadas”, obra-prima de Luís de Camões, da qual só se realizaram 200 exemplares e se ofereceram a distintas personalidades europeias da época.
O palácio encontra-se rodeado por um jardim fantasista, com algumas formações e linha de sebes, cuidadas estátuas e um harmonioso passeio de ciprestes.
Fundação da Casa de Mateus, Vila Real.
A entrada para os jardins: 4,50€.
Jardins + Palácio: 7,5€.
De Maio a Outubro, das 9h00 às 19h30.
De novembro a abril 9h00 às 18h00.
(+351) 259 323 121
casademateus@casademateus.pt
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal