A Sé ou Catedral de Faro ergue-se sobre uma praça plantada de laranjas conhecida como Largo da Sé, na cidade de Faro, a capital do Algarve. Foi mandada construir por Afonso IV após a tomada da cidade sobre os restos de uma mesquita muçulmana que datava do ano de 1251, na qual esteve erguida uma outra igreja hispano-goda.
Na atualidade é um compêndio de estilos arquitetónicos, se bem que pode ser associada ao período de transição romântico-gótico e ao renascimento. Da sua igreja primitiva apenas está de pé a imponente torre com pórtico na entrada, cuja terceira planta, aparentemente em ruínas nunca foi acabada.
No interior é do século XVI e tem o Museu Catedralesco, onde poderás contemplar vários objetos litúrgicos, imagens, pinturas e vestuário religioso de grande beleza.
A sua capela de estilo gótico encontra-se debaixo de um teto revestido de azulejos do século XVII e no seu presbitério exibe um valioso retalho renascentista. Também vale a pena ver o órgão vermelho de madeira pintada, adornado de motivos chineses.
Desde o cimo da sua torre medieval desfrutarás de umas vistas maravilhosas sobre a cidade amuralhada e esta da costa algravia.
Largo da Sé, Faro.
3€.
O horário do museu é de segundas a sextas das 10h15 às 17h00 (até às 18h30 nos verões).
(+351) 289 806 632.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal