Sortelha é uma aldeia histórica, excelentemente recuperada, que mantém todo o encanto das fortalezas medievais portuguesas.
Esta encantadora aldeia é a mais antiga da linha de fortalezas que protegiam a fronteira Este da Guarda e Covilhã.
Apesar da sua estratégica localização, no alto de um promontório rochoso, a partir de onde se domina uma ampla extensão, foi sucessivamente ocupada por um castro lusitano, uma povoação muçulmana, seguido pela reconquista por Afonso Henrique e a repovoação de Sancho I, por uma comunidade cristã.
D. Sancho II, em 1228, lhe concedeu foiro e levantou a sua espetacular fortaleza e a dotou de imensas muralhas que ainda se conservam intatas.
Desde o caminho de ronda das muralhas é possível descobrir o casario apinhado em torno de duas praças, a do Corro e a do Pelourinho, e duas artérias (rua Direita e rua da Fonte), que ligam a Porta da Vila com a Porta Nova.
O Pelourinho é manuelino, e a Igreja (de 1573) conserva um tecto de painéis.
A partir deste núcleo surgiu, a partir do século XVII, um bairro, pelo que existem algumas casas reutilizadas para turismo rural.
Nos arredores de Sortelha vale a pena visitar Sabugal (a 11 km a Este), capital do município. Esta foi la praça da antiga fronteira do Côa durante o reinado de D. Dinis (ano 1296). Tem um Castelo do século XIII que se encontra em perfeito estado de conservação. Das muralhas que protegiam a vila apenas sobra a torre do relógio, de estilo manuelino, e uma porta.
A Igreja matriz de Sabugal (Igreja de São João) é diocesana; enquanto que a Igreja da Misericórdia de São Miguel é dos séculos XIII-XIV.
A 17 quilómetros a Oeste de Sortelha aparece a vila de Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500. No alto existe um Castelo que foi mandado construir por D. Dinis e reformado ao gosto manuelino. Em Belmonte também se pode ver a Igreja de São Tiago, de origem românica, que acolhe os túmulos dos Cabral na sua Capela gótica da Piedade; e o EcoMuseu do Zêzere, que permite conhecer a vida de este rio, a sua geologia, a sua flora e a sua fauna..
A 3 quilómetros a Norte de Belmonte surge a Torre de Centum Cellas, um edifício romano do século I, que fazia parte de uma vila, em ruínas, escavada a seus pés.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal