Trancoso é uma aldeia amuralhada do distrito da Guarda, região Centro de Portugal.
Acede-se pelas portas do Rei e do Prado, ambas escoltadas por torres com ameias.
O seu núcleo desenvolve.-se em torno de três praças ligadas, uma delas dominada por um pelourinho manuelino, a Igreja da Misericórdia (barroca) e a Igreja de São Pedro (1728), onde está enterrado o poeta e profeta conhecido como O Bandarra, propagador do mito do retorno de D. Sebastião durante o domínio espanhol; e outra pelo templo de Nossa Senhora da Fresta (século XVI-XVIII) e o palácio dos viscondes de Trancoso.
Aqui encontra-se também a Capela de São Bartolomeu, onde contraíram matrimónio D. Dinis e Dª Isabel de Aragón em 1282.
No alto da aldeia surge o Castelo, com a torre de menagem e cinco torreões com as suas muralhas e torres.
Nos arredores de Trancoso vale a pena visitar Sernancelhe, situada a 25 quilómetros, na direção para Lamego, que conserva uma Igreja românica do século XII, com uma atractiva portada.
A partir do cruzamento de Sernancelhe é muito simples subir até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, situado a 1.000 metros de altura.
A 25 quilómetros a Norte de Trancoso podes aceder a Penedono, uma aldeia que tem um pequeno mas coquete Castelo, de planta triangular.
Outra excursão interessante leva-te a Marialva (a 23 quilómetros pela N. 102), uma vila medieval abandonada, que mantém as suas ruas empedradas, o Castelo, a muralha e a Igreja de Santiago. A rota pode ser prolongada 9 quilómetros para norte, para visitar o Castelo templário de Longroiva, reedificado em 1176 por Gualdim de Pais.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal