No interior deste convento encontra-se instalada a Capela dos Ossos, envolto num ambiente de melancolia e tragédia, típico de uma cripta, sendo um dos monumentos mais extraordinários e marcantes de Évora.
Esta capela foi construída em finais do século XVI, a partir de uma ideia de frades franciscanos, que viviam neste mosteiro: reflexionar sobre a condição, a frágil existência humana e meditar sobre a vida eterna e definitiva.
As paredes e pilares encontram-se revestidas por 5 mil caveiras e milhares de ossos que estavam sepultados nos cemitérios da cidade. Ao fundo, numa das suas paredes, aparecem esqueletos pendurados.
Diz a lenda que ambos, pai e filho, espancavam a mãe. Ao morrer, a mãe pregou sobre eles a seguinte maldição: “Que a terra das vossas sepulturas não vos destrua!”. Quando morreram tiveram os seus corpos expostos na capela como forma de punição pelos atos.
Sobre a porta da capela encontra-se a seguinte mensagem: Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos.
O Convento de São Francisco foi o primeiro convento desta ordem construído em Portugal. O atual edifício foi concluído durante o reinado de D. Manuel e é um dos melhores exemplos do estilo gótico tardio, no Alentejo. O mosteiro tem também uma das maiores igrejas do país, ricamente decoradas pelos maiores artistas da época.
Praça 1º de Maio, Évora.
Bilhete geral: 5€.
Das 9h00 às 12h45 e das 14h30 às 17h40. Aos Domingos abre às 10h00.
(+351) 266 704 521.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal