O Castelo de Bragança está localizado dentro das muralhas da cidadela de Bragança. Foi construído em 1187 sob o reinado de D. Sancho I, melhorado por D. João I no século XIV e restaurado na década de 1930.
Este castelo ocupa uma posição vantajosa que já aproveitavam os habitantes da Brigancia celta, os romanos que os submeteram e rebatizaram a cidade como Juliobriga, os visigodos, os muçulmanos que a conquistaram e os cristãos que outra ver a tomaram.
A Torre da Homenagem, além de oferecer uma maravilhosa vista panorâmica sobre a cidade com os seus 33 metros de altura, abriga o interessante Museu Militar de Bragança.
Ao lado da Torre da Homenagem se ergue a Torre da Princesa, cenário de muitas lendas amorosas, todas elas trágicas. Uma delas conta que Dona Sancha, irmã do primeiro rei de Portugal, sofreu no castelo os despeitos do seu esposo Fernão Mendes. Outra lenda é sobre uma princesa moura que foi encerrada nesta mesma torre por transgredir as regras da sua religião e apaixonar-se por um jovem cavaleiro cristão. Existe uma terceira lenda protagonizada pela espanhola Dona Leonor, filha do terceiro duque de Medina-Sidonia e casada com Jaime, quarto duque de Bragança, que esteve presa nesta mesma torre por capricho do esposo.
Bragança, Portugal.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal