O Parque Natural de Montesinho ocupa uma extensão de 75.000 hectáres entre Bragança e a fronteira com Espanha e constitui uma das paisagens naturais e culturais mais atrativas de Trás-os-Montes.
Este grandioso parque é composto por mosaico de prados, com carvalhos, vastas áreas castanhas, desfiladeiros profundos, adereçados com antigas aldeias de pedra, cujos habitantes mantêm vivas as tradiciões rurais.
Este parque foi criado para preservar os 88 povos da zona, assim como o seu entorno natural.
A fauna é muito variada (javalis, burros, lobos ibéricos, aves de rapina, etc.) e está protegida. A vegetação dominante é composta por carvalhos e castanheiros. Nas terras altas cresce urze e esteva
No Rio de Onor, povoação espanhola e portuguesa, consoante a distribuição geográfica em vigor, os costumes comunitário mantêm-se bastante vivos, assim como em Guadramil, outra aldeia fronteriça.
Outros povos recomendados são Pinheiro Novo, Sernande, Moinmenta, Dine, Montesinho e Varge.
O melhor ponto de partida para explorar este parque é Bragança. Existem vários locais com alojamentos no seu interior, mas o transporte público e muito irregular.
No Parque Natural de Montesinho encontrarás excelentes lugares para praticar ciclismo e excursionismo. Nos postos de turismo do parque são distribuídos folhetos gratuitos, onde estão descritos os 11 percursos sinalizados.
Os numerosos rios e riachos formam várias praias fluviais, onde é possível tomar banho durante o verão. Uma das praias fluviais mais bonitas está situada a noroeste da aldeia de Fresulfe, no coração do parque.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal