O Convento das Maltezas, também conhecido como Convento de São João da Penitência, é um dos edifícios que deves visitar antes de subir para a zona alta de Estremoz. É um convento fundado no século XVI por freiras da Ordem de Malta, em cujo claustro exibe frescos dos séculos XVI e XVII e uma singular fonte.
Presume-se que o claustro é o mais amplo de todos os conventos da cidade e tem uma arquitetura manuelina. Cada uma das suas alas tem dez arcos, subdivididos em quatro arcadas geminadas e dois simples. Os fustes (parte central das colunas) estão apoiados em bases quadradas, cujos capitéis se mostram simples e lisos ou com motivos naturais; enquanto que a cúpula apresenta motivos tipicamente manuelinos antropomórficos e zoomórficos.
O renascimento também passou por aqui, e é visível no tanque central do jardim.
Em 1973, após umas obras de pinturas no exterior, ficou a descoberto o portal primitivo da Sala do Capítulo, do período manuelino, que tinha sido tapado no século XVIII .
Este antigo solar foi utilizado, também, como hospital da Misericórdia, e na atualidade funciona como igreja e como uma das sedes da Universidade de Évora. Ademais, na ala sul também alberga o Centro de Ciência Viva de Estremoz, um museu interativo e pedagógico dedicado à Geologia.
Rossio Marquês de Pombal, Estremoz.
Segunda das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 20h00 | De terça a sexta: das 9h00 às 20h00 | Sábados e Domingos: das 10h00 às 20h00.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal