O Castelo da Sertã encontra-se localizado na vila e concelho pelo qual é apelidado, no distrito de Castelo Branco, Portugal.
A tradição conta que este castelo de cinco quinas (algo raro em Portugal) foi construído pelo capitão romano Sertório, no ano de 74 a.C., e que seria uma parte da rede de fortificações ao redor da Serra da Estrela.
Foi dentro das suas muralhas onde se desenvolveu o episódio da famosa lenda de Celinda, que expulsou os romanos cetim com azeite a ferver. No entanto, as escavações arqueológicas realizadas neste lugar remontam o castelo e a sua ocupação inicial durante o período islâmico (séculosX-XI). Dentro do seu recinto encontra-se a Capela de São João Baptista, datada do século XVII e construída sobre uma igreja medieval primitiva.
O castelo sofreu uma grande detreorização ao longo do tempo, e no século XVIII encontrava-se practicamente destruído. Durante muito tempo os habitantes da Sertã solicitaram a sua reabilitação mas não tiveram êxito, até 1936 quando se decidiu reconstruir uma das torres do castelo e a Capela de São João Baptista.
Em 1999, a Câmara Municipal levou a cabo um projecto de reabilitação de todo este espaço, e, entre 1996 e 1998, foram levadas a cabo escavações arqueológicas que revelaram a existência de um antigo celeiro, uma capela (anterior à actual) e uma calçada que se utilizou entre os século XV y XVI, assim como vários fragmentos de cerâmica árabe.
Mais informação:
Localização:
Sertã, Castelo Branco.
Horários:
Verão:
Fins de semana e feriados das 10h00 às 20h00.
De segunda a sexta das 9h00 às 17h00.
Inverno:
Fins de semana e feriados das 10h00 às 17h00.
De segunda a sexta das 9h00 às 17h00.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal