O Castelo de Penamacor encontra-se no cimo de uma colina rochosa sobre a vila de Penamacor, a norte de Monsanto, no distrito de Castelo Branco, integrando-se na paisagem rural e urbana através da sua torre quadrada de homenagem.
A sua abertura remonta à construção da fortaleza grandiosa de Penamacor durante o reinado de D. Sancho.
Durante o reinado de D. Dinis construiram-se as torres e as suas extensivas muralhas que protegiam a povoação. No reinado de D. Fernando e, depois de D. João I, foram realizadas obras às muralhas de maneira a adaptá-las às inovações de artilharia.
Já no século XVI, D. Manuel acrescentou a torre de vigia e, mais tarde durante a Guerra da Restauração, reconstruiram-se novas muralhas, seis fortalezas e três fortalezas mais pequenas. Durante o dito século também foi construída a Casa da Câmara, integrada na porta de acesso à vila. Esta porta, juntamente com a imponente Torre de Homenagem e algumas partes das antigas muralhas do século XVII é tudo o que resta do que foi em tempos um dos castelos mais poderosos da região.
Hoje em dia, a Torre de Homenagem funciona como museu e expõe uma colecção arquelógica proveniente das escavações realizadas em Alcáçova e Pelourinho, através das quais foi possível determinar um grande período de ocupação deste lugar pelo Homem, que se estende desde os tempos neolíticos até aos dias de hoje.
Nela também é mostrada uma maqueta em escala, que representa o que seria uma antiga vila amuralhada do início do século siglo XVI.
Mais informação:
Localização:
Penamacor, Castelo Branco.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal