São poucos os “restos” do primitivo castelo construído pelos templários no início do século XIII, apesar disso, o Mirador de São Gens, que substitui as muralhas, oferece uma vista maravilhosa da cidade e é um lugar de visita obrigatória. Devido à sua localização fronteiriça, o castelo foi alvo de várias batalhas que acabaram for enfraquecer a sua estrutura.
Dentro desta fortaleza encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo. Aqui reunia-se a Assembleia dos Homens-Bons e as autoridades militares até ao século XIX.
A fortaleza ficou practicamente destruída com a invasão castelhana após a revolução de 1640. Em 1740 foi incendiada novamente pelos castelhanos. Durante a primeira invasão francesa a igreja também foi parcialmente destruída.
No seu pavimento podem-se contemplar vários túmulos. Entre eles destaca-se o de João Roiz de Castelo Branco, poeta célebre do século XVI.
A entrada na cidadela é feita por um arco, com a curvatura pontiaguda no meio, situado atrás da Igreja de Santa Maria do Castelo. Á esquerda poderá ver um autoclismo primitivo, e à frente encontra-se a Torre dos Templários com os rebordo das janelas ornamentados com elementos do estilo manuelino.
Mais informação:
Localização:
Castelo Branco.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal