Acredita-se que o Castelo de Penha Garcia tenha sido construído pelos Templários sobre uma fortificação romana que foi precedida uns restos pré-históricos. Actualmente este castelo encontra-se na localidade de Penha Garcia, em Idanha-a-Nova, dentro do distrito de Castelo Branco, Portugal.
Apesar de existirem opiniões que dizem que a sua construção foi iniciada com D. Sancho I, e que foi doado por D. Afonso II à Ordem de Santiago no ano de 1220. Nesta ideia, o castelo veio sair das mãos da Ordem dos Templários para as mãos de D.Dinis no ano de 1300, mas volveu a ser propriedade da Coroa com a extinção das ordens a partir do século XVI.
A partir do século XIX, esta construção militar foi-se degradando, e actualmente restam apenas alguns fragmentos das suas muralhas que estão bem conservadas.
Este castelo está associado a uma lenda que relata o rapto da filha do governador de Monsanto, D. Branca. O sequestrador foi perseguido pelo padre da jovem, que acabou por finalmente capturá-lo, e foi condenado à pena de morte; mas a D. Branca votou a favor do perdão do sequestrador, e a pena de morte foi reduzida a uma condenação de se amputar o braço. Segundo reza a lenda, o homem mutilado continua a vaguear pelas torres do castelo.
Mais informação:
Localização:
Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Castelo Branco.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal