A Igreja da Misericórdia de Óbidos localiza-se junto aos antigos Paços do Concelho, num plano inferior à Praça de Santa Maria. Este templo foi fundado pela Rainha D. Leonor, no século XVI sobre a capela do Espírito Santo.
Este templo é um marco importante na história e arte. Com o seu portão de 1596, é a primeira obra de arte barroca em Portugal, no período Renascentista e Maneirista, pois apesar do estilo Barroco ter nascido em Itália no século XVI, considera-se que não alcançou Portugal até 100 anos mais tarde.
O Arco do Triunfo e o retábulo da Misericórdia foram pintados em 1628 por André Reinoso, um dos pintores portugueses mais importantes durante o início do Naturalismo Protobarroco, geralmente identificado como Maneirismo. A sua obra apresenta uma série de valores cromáticos e uma leitura anatómica clássica, supondo a vanguarda do que se conheceu cerca de 70 anos mais tarde.
O interior, coberto com azulejos policromos de estilo "Padrão" do século XVII e com marcas nos quadros, realizadas em fábricas de Lisboa.
Dentro da igreja poderá observar o túmulo de D. Maria Luísa, condessa de guerra e aia da Rainha D. Maria Ana da Áustria, assim como uma importante colecção de obras de arte.
Neste tempo encontra-se o culto a uma imagem de Nossa Senhora da Paz, uma imagem muito antiga e histórica, a que os fiéis de Óbidos de todas as gerações têm dedicado uma imensa devoção; supostamente foi um presente da Rainha Isabel à capela do Espírito Santo.
Largo da Misericórdia, Óbidos.
Gratuita.
(+351) 262 955 340
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal