A elegante Igreja de Santa Maria localiza-se perto da extremidade norte da Rua Direita, na bela cidade murada de Óbidos, Portugal.
Esta é a igreja principal da cidade, e ergue-se sobre as fundações de um templo visigótico que posteriormente foi convertido numa mesquita. A construção desta igreja começou no século XII, mas foi restaurada várias vezes ao longo do tempo, e actualmente a maior parte do edifício é de estilo Renascentista.
Este templo tornou-se famoso em 1444, quando o rei Afonso V, com apenas 10 anos casou-se com a sua prima Isabel, de 8 anos.
No interior, separado em três naves por duas fileiras de colunas dóricas, vale a pena observar o seu maravilhoso tecto pintado e as paredes decoradas com belos azulejos azuis século XVII, pintados à mão com motivos florais. Além disso, as paredes estão decoradas com mais de 20 pinturas a óleo de vários autores, entre os quais os de Baltasar Gómez Figueira, e obras de Josefa de Óbidos.
À direita do altar exibem-se as obras do famoso pintor do século XVII Josefa de Óbidos; enquanto à esquerda encontrará um sepulcrário, cujo túmulo (século XVI) é de estilo renascentista, e encontra-se coroado por uma Piedade acompanhado pelas Santas Mulheres e Nicodemo resolvidos a enterrar o corpo de Cristo, uma obra extraordinária que é atribuída ao escultor francês Nicolas Chanterene.
O altar-mor é decorado com oito telas do século XVII, atribuídos a João da Costa, representando cenas da vida de Maria.
Por trás da igreja, onde eram os escritórios da antiga Câmara Municipal, encontra-se o actual Museu Municipal de Óbidos.
Praça Santa Maria, Óbidos, Portugal.
9h30 -12h30 e 14:30 - 19:00h.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal