A Praça de Santa Maria é uma sublime praça localizada ligeiramente abaixo da Rua Direita, a principal rua da vila. Esta praça é rodeada por um mercado coberto e algumas casas antigas.
Contém alguns dos monumentos mais emblemáticos da bela vila de Óbidos, como o Pelourinho (século XV), que coroa uma fonte e suporta as armas da Rainha Leonor; entre as quais uma rede que evoca a morte do seu filho, afogado no rio Tejo, perto de Santarém em 1491. Pois o corpo do bebé, já morto, foi levado a Leonor envolto numa rede de pescadores.
Nesta praça também se encontra a Igreja de Santa Maria, famosa por ter sido onde o rei Afonso V se casou com a sua prima Isabel de 8 anos. O interior da igreja é muito interessante, especialmente devido ao túmulo renascentista que alberga e porque as paredes são completamente cobertas por azulejos azuis do século XVII .
Na praça também tem lugar o Museu Municipal de Óbidos, localizado no albergue numa antiga casa senhorial do século XVII, que foi residência do pintor Eduardo Malta, e cujo interior tem uma valiosa coleção de Arte Sacra.
Outros locais interessantes desta praça são por exemplo o Telheiro, que serviu como mercado da cidade até o início do século XX; e a Casa do Pelourinho, que atualmente alberga uma galeria municipal e um espaço de acesso à Internet.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal