Este templo de estilo romano foi construído em Coímbra no ano 1131, durante o reinado de D. Afonso Henriques, tendo depois sido entregue à Ordem dos Canônicos da Regra de São Agustín. Por ele passaram pessoas notáveis como São António, que em Coímbra vestiu o hábito e tomou controle das Ordens de São Francisco.
A igreja foi construída pelo arquitecto francês Roberto, e posteriormente recebeu várias obras de restauro, algumas promovidas pelo rei D.Manuel I, entre elas destaca-se a criação das abobada, acrescentadas pelo mestre Diogo de Boitaca, de silhueta de estilo manuelina, que data o ano 1513. Também se destacam outras obras encomendadas pelo rei Nicolás Chanterène, com a instalação de esculturas com herança das sepulturas reais, de estilo renacentista.
D.Afonso Henriques e D.Sancho I, os primeiros reis de Portugal, repousam em túmulos elegantes na maior capela desta igreja de estilo romano. Hoje em dia transformada em Panteão Nacional.
A fachada do monastério data o século XVI e mostra elementos estruturais de estilo romano, conjugados com a decoração da entrada: enquanto o arco triunfal data o século XIX.
Atrás da Igreja está o Jardim da Manga, que faz parte da galeria que tem o mesmo nome, e a sua chamativa fonte de cor amarela conhecida como Fonte da Manga.
Mais informação:
Localização:
Praça 8 de Maio, Coímbra.
Preço da entrada:
Gratuita.
Para visitar a sacristia, a sala capitular, o claustro e a exposição, o preço é:
Adultos: 3€.
Grupo (a partir de 10 pessoas): 2€ por pessoa
Horário:
De segunda a sábado das 9h30 às 17h30.
Domingos das 9h30 às 17h30.
Telefone:
(+351) 239 822 941
E-Mail:
igrejasantacruz@mail.telepac.pt
Como chegar:
Autocarro: 1A, 5, 6, 7, 11, 24, 29, Linha Azul.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal