O Museu Nacional Machado de Castro encontra-se dentro do antigo palácio episcopal de Coímbra. Conta com uma assembleia do século XVI que dá à Sé Velha e ao bairro antigo.
Este museu de arte conserva uma das colecções de esculturas dos séculos XIV ao XVI, mais importantes de Portugal. O seu nome foi dado para homenagear Joaquim Machado de Castro (1731-1822), um dos maiores representantes da escultura portuguesa.
No andar de baixo, é exibido o criptopórtico, uma extensa galeria subterrânea da época romana, localizada debaixo do centro da cidade romana de Aeminium, que é datada do século I D.C, e representa a construcção romana mais importante em Portugal.
O conjunto dos seus edifícios foi classificado como Monumento Nacional em 1910. Os seus edifícios forma erguidos entre os séculos XII e XVIII para servir de residencia episcopal.
Entre as suas diversas remodelações, destacam-se os vestigios de uma parte da galeria de estilo romântico do período do período nobre (entre 110-1140), a sua clássica assembleia dos finais do século XVI e o templo de estilo barroco de San Juan de Almedina, construído entre os finais do século XVII e início do XVIII.
Mais informação:
Localização:
Largo Doutor José Rodrigues, Coímbra.
Preço da entrada:
Entrada geral: 6€.
Visita ao criptopórtico: 3€.
Horário:
De terça a domingo e feriados das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Telefone:
(+351) 239 853 070
Cómo llegar:
Autobús: 28, 34, 103.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal