A Sé Velha ou Catedral Velha de Coímbra data da metade do século XII e foi aberta ao culto no ano de 1184. Trata-se de um dos monumentos mais belos e românticos de Portugal, cujo exterior apresenta uma aparência de igreja-fortaleza graças ao projecto do mestre francês Roberto.
A fachada principal apresenta uma decoração com influências islámicas, enquanto que a pedra lateral conhecida como Porta Especiosa, é mérito do escultor Jean de Rouen, e conta com uma elegante decoração de estilo renascentista.
No seu interior, ao longo das paredes laterais, distribui-se a galeria do interior da igreja. Há que destacar a decoração de estilo gótico-flamengo do maior altar, que data de 1498 e foi realizado pelos escultores de estilo flamengo Olivier de Gand e Jean d'Ypres.
A decoração da capela do Santíssimo Sacramento (1566) é completado com uma cúpula elegante de adornos de estilo manierista. Essa é a obra de Jean de Rouen, enquanto que a galeria é de estilo romántico-gótico e iniciou-se em 1218. Deste último destacam-se os capitães naturalistas.
Esta construção fundiu-se como Sé episcopal até 1772 e, posteriormente, esteve em posse da Misericórdia até 1778. De 1785 até 1816 foi ocupada pela Ordem Terceira de São Francisco e, depois dessa data, passou a servir como sede da paróquia de São Cristovão.
Mais informação:
Localização:
Largo da Sé Velha, Rua do Norte, 4, Coimbra.
Preço da entrada:
Visita a igreja, a galeria de estilo gótico e o jardim bíblico: 2€.
Horário:
Todos os dias das 10h00 às 18h00 excepto quinta feira (das 10h00 às 16h00).
Telefone:
(+351) 239 825 273.
Como chegar:
Autocarro: Linha azul.
Mapa Interactivo:
O Ferias En Portugal é uma organização de agências de turismo portuguesas cujos objetivos são:
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Turismo de Portugal